Acho que já estou tão habituada e acostumada a abrir o jornal e ver notícias com tanta crueldade, com tanta frieza... a ver tantas notícias ruins que quando vejo algo fora do 'padrão' tenho a vontade de mostrar para todos. É lamentável...
É lamentável saber que a crueldade ganha espaço na primeira página enquanto aquela ação que nos enchem de alegria aparece em preto e branco em 1/4 de uma página qualquer.
Mas é confortante saber que existe tantos anônimos que fazem a diferença.
1-
A primeira boa notícia é parte de uma série que o G1 está publicando: 'Transformadores - pessoas que mudam o mundo'. E dentre tantas histórias dignas de serem repassadas a que me chamou atenção foi a do americano Sasha Alyson.
Em uma viagem a Laos, um pequeno país asiático, o americano observou um detalhe que passaria despercebido à maioria do turista: no Laos quase não existe livros infantis. Principalmente na língua oficial, o lao.
Encantado com o povo e o lugar, Sasha decidiu usar sua experiência e mudar esta realidade: montou a Big Brother Mouse, uma editora que publica livros para os pequenos laocianos.
Hoje, 08 anos depois, a editora tem 170 títulos publicados, ilustrados e distribuídos em escolas, sala de espera de hospitais e em 'festas de livros' promovidas pela própria editora.
Os livros chegam nas áreas mais remotas do país, nem que tenham que ser entregues em elefantes.
A maioria dos funcionários da editora são os próprios jovens laocianos que traduzem, ilustra e até escrevem as obras. Inicialmente o projeto foi bancado pelo próprio idealizador. Atualmente ele é financiado com doações e parcerias, além de serem vendidos por baixo preço (custam menos de US$ 1).
2-
Quem tem facebook deve já ter visto essa notícia que está sendo compartilhada na rede social.
Há menos de um mês, Jaito Mazutti Michel, de 24 anos, descobriu um tumor maligno no joelho. As aulas na faculdade já haviam terminado e só quando os colegas se reuniram para o ensaio da formatura confirmaram a doença.
A ideia de se solidarizar com a 'careca' de Jaito veio de supetão. Assim que ele virou as costas os 23 homens da turma resolveram fazer a homenagem: depois do ensaio seguiram para o Salão do Gaúcho, perto da universidade, e um a um do grupo foi raspando o cabelo.
Tudo foi gravado e transformado em um clipe. Na noite da colação veio a surpresa: Jaito entrou por uma porta lateral (devido a difuculdade de locomoção) e só soube do acontecido quando o mestre de cerimônias anunciou o clipe.
A reportagem está aqui:
Eu sou a favor de reportagens como essas ganharem destaques todos os dias em todos os jornais e noticiários.
Que emocionante esse clipe final, hein?
ResponderExcluirÓtimo post!
Bjus e uma ótima sexta-feira!!!
O mundo precisa de gente assim e também espalhar boas notícias faz bem, em meio à tantas desgraças! beijos,lindo fds,chica
ResponderExcluirOi Carol,
ResponderExcluirconcordo plenamente com você, a mídia deve
mostrar que nós somos é assim, solidários,
transformadores e amorosos.
Bejim e ótimo final de semana.
Carol como é bom ver gesto de amor sendo transmitindo! Linda atitude. Acredito que se fosse espalhando mais noticias envolvendo afeto, atitude, ia ser inspirador.
ResponderExcluirVi no facebook essa reportagem desse Formando, chorei litros, amigos fazem tudo mesmo para o outro sentir melhor.
Beijinhos carregado de afeto.
Lorena Viana
Carol, histórias dignas de primeira página!! Também penso que estas histórias deveriam aparecer sempre, e não ficar escondidas nas últimas páginas :(
ResponderExcluirCarol, não conheço o site não, mas vou conhecer! Ah já comecei a ler sua dica!!
Beijos, ótimo final de semana!!
nandapezzi.blogspot.com
Como já publiquei várias vezes lá no blog, inspirada na campanha da coca-cola, acredito que os bons são maioria.
ResponderExcluirBjos pessoinha que faz parte da boa maioria :)
Oi, Carol,
ResponderExcluirEssas histórias deveriam estar estampadas em todas as primeiras páginas de jornal, revistas e sites... Ai me pergunto o porque não está?!
Será que é a humanidade que só dá audiência para as tragédias?!
Beijos Charmosos :**
Ótimo final de semana!
diario-decidimudar.blogspot.com
Oieeeeeeeeeeee Carol, realmente lindo, precisamos mesmo ouvir e fazer acontecer muito mais notícias boas!!
ResponderExcluirótimo final de semana!!
Bjos'ss
Sem exagero nenhum..
ResponderExcluirEu chorei com essa segunda notícia (ainda não tinha visto, e esse clip? lindo!
Ameiii!!!!
Até divulguei no meu face..
E concordo com vc, notícias assim, deveriam ser destaques na mídia.!
Beijinhos :*
E já é Sexta-Feira \º/
Nossa, emocionou... arrepiou... sem palavras!
ResponderExcluirHá se o mundo fosse só de pessoas assim .......
ah, tem sorteio no meu:
www.fazergourmet.com
Oi Carol é verdade vemos tantas notícias ruins que as boas acabam ficando de lado. Muito bacana a iniciativa da primeira notícia e a segunda é de emocionar.
ResponderExcluirBjão
Bom Final de Semana!
Aline
comprasdemulheres.blogspot.com
Que ótimas notícias.
ResponderExcluirGostei demais da primeira notícia...
Mas a segunda me emocionou mais ainda!
Precisamos de mais atitudes assim em nosso mundo.
Um abraço querida!
Como precisamos destas boas notícias. E elas existem! Não são divulgadas nas primeiras páginas, nem abrem os noticiários, mas estão aqui e isso faz a diferença! Parabéns o brigada por trazê-las!
ResponderExcluirOs livros do Laos me tocou especialmente - ver aquela fila, aqueles olhinhos brilhando para pequenos que não tinham publicações em seu país...
E quanta gente foi estimulada a colocar a criatividade para fora e produzir coisas lindas para eles. Emocionante!
Beijo