quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Desafio literário 2014


Não é segredo para ninguém a minha paixão por livros.
Analisando os meus livros lidos neste ano e a minha lista de livros que pretendo ler, percebi que não tenho dado a devida atenção aos autores nacionais, os autores clássicos. Descobri que nunca li um livro de Cora Coralina, nem de Cecília Meireles. Que os livros de Machado de Assis foram lidos para o vestibular e que faz anos que não leio Monteiro Lobato. 

Visando mudar o meu hábito e buscando a valorização do que é nosso, dos nossos autores, resolvi me propor um desafio literário: ler durante o ano de 2014 obras de Cora Coralina e Machado de Assis. A doçura de Cora e a audácia de Machado.

Inicialmente o desafio era pessoal, mas conversando com a Rafa, outra apaixonada por livros, recebi grande apoio e novas ideias e resolvemos compartilhar com vocês o nosso Desafio Literário 2014:


A ideia é: dois livros por mês - um da Cora, outro do Machado.
Estou comprando meus exemplares no Estante Virtual, já comprei livro do Machado de Assis por R$ 1,00 em ótimo estado. Os livros de janeiro e fevereiro já estão garantidos.

Duas maneiras que encontrei para encaixar a leitura na minha rotina são:
-levar um livro na bolsa;
-ler antes de dormir.

É incrível o tempo que perdemos em filas de esperas. Sexta, por exemplo, tive uma consulta e o médico atrasou duas horas e meia para me atender. Dá para imaginar o quanto eu li! Antes de ter esse hábito, ficaria esse período a toa, foleando todas as revistas do consultório e, ainda, passando raiva. Até digo que tenho adorado esses atrasos: dá para ler bastante.

Ler antes de dormir é também relaxante, nem que seja um parágrafo por noite. É um momento que você dedica para você, é um momento que você descansa a mente e se prepara para ter um sono melhor, mais tranquilo. Sem contar que, quando você menos esperar, terá lido um livro.

Criar o hábito de leitura não é difícil, basta querer tê-lo.

  Adoraria ter você no facebook também!

16 comentários:

  1. ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    Meu agradecimento pelos carinhos todos nesse ano e desejos de FELIZ NATAL e lindo, iluminado e com muita garra 2014 ! beijos,chica

    ¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•*´¨`*•

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu desafio e percebi que os faz um tempão que não leio nada de autores nacionais.

    Eu tenho o hábito de ler no café da manhã, no banheiro (rs) e tb antes de dormir. Se tenho um compromisso (tipo médico) e sei que vou ficar esperando, eu tb sempre carrego o livro.


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  3. Uma sugestão para o mês de dezembro é o livro "O Prato azul-pombinho" é infantil, mas eu amei. É bastante cantivante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, eu fiz uma lista no começo do ano de ler ao menos 12 livros, mas acho que não li nem 6 rsrsrs, estou lendo um neste momento, mas ta chato, por isso ele esta se arrastando, mas não gosto de deixar nada pela metade então vamos que vamos, eu ja li memória postumas de brás Cubas, tenho que confessar que achei massante, da Da Cora nunca li nada acredita!!
    adorei seu desafio



    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol.
    Obrigada pelo seu doce elogio e pela visita no bloguinho.
    Enquanto você estava ausente, eu também estive. A inspiração adormeceu e voltou um pouco antes de você.
    Eu comecei a me apaixonar por livros também me preparando pro vestibular.
    Como sou de SP, lia muito no ônibus ou no metrô, fila do banco, um tempo perdido! Agora, que moro em cidade pequena e tenho meu carro, sinto falta e procuro ler à noite quando os filhos já estão dormindo e dispenso a TV.
    Como é bom fazer isso e apreciar o silêncio.
    Estou nos clássicos estrangeiros, agora com o Les Miserables, antes de ver o filme mais recente feito da obra, o musical.
    Adorei seu desafio. Nos inspira a ler e dá sugestões de leitura.
    Tenho alguns aí na minha lista de desejos.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde,amiga que ótima
    dica amei sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Adorei o desafio Carol!!!
    Super ideia. Assim como vc, faz anos que não leio nada nacional... Preciso mudar isso... Vamos ver se conseguirei pelo menos começar... Leio bastante, ao invés de ver tv leio, prefiro. Antes via novelas, não perdia por nada... até que alguns anos atrás parei de ver tv para ler #amotanto

    Grande beijo

    Nanda

    ResponderExcluir
  8. Nossa Carol,boa lembranças de autores como Cora e Machado,sempre estamos procurando algo novo,e esse novo e eles..rzrzr,realmente eu sempre carrego livro na minha bolsa,se aguardando,medico ou pagar alguma coisa,começo ler nem vejo a minha chegar...parabens pela dica,vou colocar a cora na lista de livros para ano que vem...bjus-cris

    ResponderExcluir
  9. Já li alguns livros dessa lista, vai ser um desafio muito legal! =D

    ResponderExcluir
  10. Que legal esse desafio Carol! Amei! Estou lendo 'O retrato de Dorian Gray' de Oscar Wilde, está sendo maravilhoso, interessantíssimo, super recomendo! Obrigada pela visitinha lá no Blog!

    Tenha um ótimo finalzinho de semana.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  11. Que legal Carol esse desafio. Eu já li alguns livros de Machado de Assis, mas nenhum da Cora Coralina preciso rever isso :)

    Boa sorte com o desafio!

    Um beijo.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol.

    Hoje estou me organizando para o desafio.

    Os livros de Machado, comprei quase todos desta lista por menos de 60,00 no Estante Virtual.

    Que eu seja uma boa leitora. Amém!

    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Gostei do desafio vou providenciar os livros também e participar do desafio. Valeu meninas! bjo

    ResponderExcluir
  14. Ótima ideia Carol, que este ano seja um ano cheio de desafios!!

    Bjãooooooooooooo

    ResponderExcluir
  15. Pena que não gosto de livros de poesias...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...