quarta-feira, 31 de julho de 2013

11ª Flip


A Flip - Festa Literária Internacional de Paraty é um evento muito bem organizado e extenso. Com tanta programação é impossível você participar de tudo.

Alguns dias antes do evento iniciar é liberada a venda das mesas. São dois tipos de mesas: a tenda dos autores e a tenda do telão. A primeira é mais cara e tem capacidade 850 pessoas e a segunda para 900.
Mesmo estando 'online' assim que a venda foi liberada, devido a quantidade de acesso não consegui comprar aquelas que realmente queria participar.

Todas as mesas que participei foram na tenda do telão e a qualidade, tanto do audio como da imagem, me surpreendeu. Sem contar que a paisagem em volta é impagável!


Graciliano Ramos foi o autor homenageado da 11ª Flip. Na tenda do telão havia belíssimas imagens do cotidiano nordestinho e também um trecho escrito por ele acompanhado de uma ilustração da Baleia, a famosa cachorra de Vidas Secas.



Na praça principal da cidade, onde estava acontecendo a Flipinha, tinha várias esculturas feitas de papel machê retratando cenas do sertão nordestino.


E na Casa da Cultura o assunto era único: Graciliano Ramos. Além da exposição, duas televisões em salas separadas uma passando o filme 'Vidas Secas' e a outra documentários.



A Flipinha foi o espaço que eu mais gostei e aproveitei. É a Flip destinada para o público infantil e vocês não tem noção da quantidade de crianças. É criança levada pelos pais, é criança com excursão da escola...

Ela acontecia em duas tendas de circo. Em uma tenda havia milhares de livros disponíveis para o público. Lá me encantei por diversas ideias, muitas feitas de material reaproveitável, que pretendo colocar em prática na Biblioteca Ler é bom!. (Não colocarei detalhada aqui para a postagem não ficar longa, mas farei uma postagem no outro blog)

Na outra tenda era onde acontecia as mesas (só que gratuitas) e também shows e outros eventos para o público infantil.



Na praça principal, além das esculturas de papel machê, debaixo de cada árvore havia um tapete, almofadas e muitos livros infantis. ♥ ♥ ♥ 


Achei muito legal ver que o Banco Itaú, além dos livrinhos infantis de ótima qualidade que eles dão todo ano, estava lá mostrando que apoia a leitura. É claro que existe toda uma jogada de marketing por trás desses projetos, mas só o fato deles estarem investindo nisso é muito bacana.

Eles disponibilizaram bancos de papelão fácil de serem transportados, bicicletas e o melhor: pela cidade havia vários pontos de leituras: redes + livros.

Eu e o meu banco de papelão



Projetos assim deveriam existir o ano inteiro não só em eventos literários.
Outra coisa que eu amei na Flip foram os artistas de rua. Em cada canto lá estavam eles, com um sorriso no rosto e fazendo o seu trabalho:


Tina, impossível não lembrar de você!




Durante o evento, comentei com as meninas, que infelizmente o acesso aos livros da Flip é para quem tem dinheiro. Os livros eram caríssimos. Muitos livros estavam mais caros do que costumo ver em livrarias e em sites. 

Havia muitos autores independentes nas ruas de Paraty e me arrependo bastante de não ter comprado livros deles. Se um dia eu voltar na FLIP, o meu foco serão esses autores. 



 Adoraria ter você no facebook também!

12 comentários:

  1. Oi Carol, nossa que delícia!
    Acho q tivesse ido n ia qrer voltar!
    Vc quis voltar pra casa?
    hahahahaahaha

    Com suas fotos dá mais vontade de conhecer a Flip!
    Ah! Adorei sua foto no banquinho!


    Bjoooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por dividir tudo comigo amiga. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol!
    Eu queria muito ter ido, mas não pude. Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa Como a flip é super legal, deu vontade de estar ai.
    Curti todas as fotos...
    Era para ter esses eventos em todos os estados, bem disponíveis.
    amei tudo!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Gostaria de ir com minha mãe, que foi a responsável por eu gostar tanto de ler!
    beijoss

    ResponderExcluir
  6. Carol tudo lindo.

    Deu + agua na boca.


    Beijos
    Fe Fritoli
    http://firulissesetc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Carol que evento mais produtivo, super cultural e a aprendizagem é intensa... queria que essa aprendiz que tem em mim estivesse aí, curtindo tudo!!! Ameeeiii...
    Também acompanhava notícias pela televisão e sempre vinha vocês na cabeça, devorando informações.

    Beijooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Amo Paraty e adooooooooro a Flip :0)
    Excelente post e fotos.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ow que lindo Carol. Amei a ideia das redinhas com livros! Deve ter sido ótimo mesmo... fiquei com um sorrisão aqui só de ler oque você escreveu! :D
    Também gostei de ver esses artistas de rua demonstrando suas habilidades!
    Beijos, até a próxima! ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol, um gostei ainda mais deste post, que legal, tudo isso o projeto do Itau, como vc disse deveria ter projetos assim o ano todo, agente sabe que tem algumas pessoas que fazem este trabalho, são só um formiguinha em meio a multidão.

    Vc ta lindona

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  11. Ei Carol
    Muito bacana este evento, deu pra curtirmos um pouquinho através do seu post, das fotos, pena o preço abusivo dos livros.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Que delícia, Carol, curtir a feira através da sua viagem! Já quis muito ir, hoje não mais, mas acho que se fosse iria gostar mais da FLip voltada para as crianças e iria dorar "prosear" com os autores independentes ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...