sexta-feira, 14 de março de 2014

A Lojista Ariana

Do livro: A menina que roubava livros

Parara, do lado de fora da loja de Frau Diller, encostados na parede caiada.

Havia um pedaço de bala na boca de Liesel.

O sol batia em seus olhos.

Apesar dessas dificuldades, ela ainda conseguiu falar e discutir.

• Outra conversa 
Entre Rudy e Liesel 
-Ande logo, Saumensch, já foram dez.
-Não foram, foram só oito, ainda tenho mais duas.
-Bom, então ande depressa. Eu disse que a gente devia
ter pegado uma faca e cortado ela ao meio...
Ande, já foram duas.
-Está bem. Tome. E não engula.
-Eu pareço idiota?
[Uma pequena pausa]
-É o máximo, não é?
-Com certeza, Saumensch.

No fim de agosto e do verão, eles acharam um fênigue no chão. Pura empolgação.

Estava caído na terra, meio estragado, no trajeto da roupa para lavar e passar. Uma moeda solitária e corroída.

-Olhe só pra isso!

Rudy a arrebatou. A animação chegou quase a espetar, enquanto os dois voltaram correndo para a loja de Frau Diller, sem sequer considerar que um único fênigue talvez não fosse o preço certo. Irromperam porta adentro e pararam diante da lojista ariana, que os olhou com desdém.

-Estou esperando - disse ela. usava cabelo preso para trás e um vestido preto que lhe sufocava o corpo. A foto emoldurada do Führer vigiava na parede.

-Heil Hitler - fez Rudy.

-Heil Hitler - ela respondeu, empertigando-se mais, atrás do balcão. - E você? - disse, lançando um olhar furioso para Liesel, que lhe ofereceu prontamente seu "heil Hitler".

Rudy não demorou a tirar a moeda do bolso e a colocá-la com firmeza no balcão. Olhou diretamente para os olhos da Frau Diller, cobertos pelos óculos, e disse:

-Balas mistas, por favor.

Frau Diller sorriu. Seus dentes se acotovelavam para arranjar espaço na boca, e sua gentileza inesperada fez com que Rudy e Liesel também sorrissem. Por pouco tempo.

Ela se inclinou, procurou alguma coisa e reergueu o corpo.

-Pronto - disse, jogando uma única bala no balcão. -Misture você.

Do lado de fora, eles a desembrulhavam e tentaram parti-la ao meio com os dentes, mas o açúcar estava duro feito vidro. Duro demais, até para as presas animalescas de Rudy. Em vez disso, tiveram que alternar chupadelas até a bala acabar. Dez chupadelas para Rudy. Dez para Liesel. Para lá e para cá.

-Isso é que é boa vida - anunciou Rudy, a horas tantas, com um sorriso de apreciador de doces, e Liesel não discordou.

Quando terminaram, os dois tinham um tom vermelho exagerado na boca, e ao caminharem para casa lembraram um ao outro de ficar de olho aberto, para o caso de acharem mais uma moeda.

Naturalmente, não acharam nada. Não se pode ter uma sorte dessas duas vezes num ano, que dirá numa única tarde.

Mesmo assim, de línguas e dentes vermelhas, os dois desceram a rua Himmel, vasculhando alegremente o chão na passagem.

Tinha sido um dia genial, e a Alemanha nazista era um lugar maravilhoso.

Markus Zusak


No início do ano reli o livro A menina que roubava livros para poder assistir ao filme com a história fresquinha na minha cabeça. Não sei se foi uma boa ideia, porque o filme acabou me irritando... mas o livro continua sendo um dos meus preferidos.

Na releitura, me deparei com esse capítulo e ele tinha que ser arquivado no blog. 

Pequenos prazeres que trazem a felicidade.
É clichê mas é verdade: precisamos de tão pouco para sermos felizes!

♥ Adoraria ter você no facebook também!

6 comentários:

  1. Chorei com o livro e chorei com o filme <3

    http://www.rayneon.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Valiosas pequenices para sua sexta e sua vida amiga Carol :)

    ResponderExcluir
  3. Carol
    Já me falaram que preciso ler o livro para assistir ao filme rsrs Adorei o trecho que vc publicou.

    Mil beijos e um lindo final de semana,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol, mas é sempre assim, vc lê o livro, vê o filme e fica irritada c o filme. A história pode ser boa mas comparada ao livro, NUNCA será a mesma coisa!! Comecei a ler A menina q roubava livros mas n terminei nem vi o filme ainda...

    Adorei o post!
    Mt bom msm!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li o livro, mas vou primeiro assistir o filme e só depois ler o livro pra não rolar a mesma decepção que rolou com você hahaha
    Quem lê o livro antes nunca consegue ficar satisfeito com os filmes que vem depois!

    http://suicide-queen.com

    ResponderExcluir
  6. De longe um dos meus preferidos!! Amo, amo, amo!!!
    Carol, vc acredita que não consegui ir assistir ao filme? Todos os dias que combinávamos (pq tb é um dos favoritos do meu marido) de ir assistir ao filme acontecia alguma coisa... Agora é esperar, mas confesso estar com um pouquinho de "medo", quase nenhum dos filmes de livros que li gostei...
    #adoreiopost

    Somos duas Carol, tb estou bem cansada... :(
    Cada dia aparece mais e mais coisas para fazer, difícil dar conta, mas a gente tem que dar né?
    Puxa... Torcendo e orando muito pelo seu avô, vai dar tudo certo, se Deus quiser!!
    Eu estou bem, a gente vai levando né? Como vc, cheia de coisas para fazer... Saudades das nossas conversar!!

    Um grande abraço Carol, lindo finde para vc!!
    Sua família está nas minhas orações!!

    Nanda

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...