segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A panela

A velha empregada de minha família era negra. Chico, o neta dela - como é costume acontecer quando não temos irmãos - era o meu companheiro constante de brincadeiras e folguedos.

Em tudo quanto fazíamos, a parte de Chico era sempre a mais pesada, secundária e passiva. Ele tinha que dar e, nunca, que receber.

Um dia corri para casa, à saída da escola porque Chico e eu tínhamos projetado construir uma vala que fosse do poço à lavanderia.

Sem darmos por isso, cada um de nós assumiu logo o seu papel - como de costume.

Chico era o "condenado" a trabalhos forçados, suando e repetindo esforços. E eu o implacável guarda, com uma vara na mão!

A maneira como eu estava maltratando aquele menino negro era quase digna de um adulto imbuído de preconceitos de cor.

Foi quando a nossa preta velha chamou-nos:

-Crianças, venham pôs a minha panela no fogão!

Corremos para a cozinha. A panela estava no chão e nós a agarramos com ambas as mãos. Mas com um grito a largamos, perplexos de que ela nos tivesse mandado pegar em uma coisa que - era evidente que sabia - estava extremamente quente.

Em seguida, em graves e brandas palavras, tão nítida e simples que até hoje as posso escutar, partindo do fundo do tempo, disse-nos assim:

-Ora! Vocês dois se queimaram. Que coisa mais engraçada! A cor da pele de vocês é tão diferente, mas a dor que estão sentindo é igual para ambos, não é verdade?

Concordamos que sim. E nunca mais pude me esquecer desse episódio que, sem dúvida alguma, fez de mim uma pessoa diferente.

                                                                                 do livro E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)



  Adoraria ter você no facebook também!

14 comentários:

  1. Maravilhoso isso! bela lição ,nunca mais esqucida! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, que lição hein?!
    Adoro qd vc nos mostra trechos dessas histórias tão significativas!
    Boa semana!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente uma licao que infelizmente serve para algumas pessoas que conheco.
    Beijos e uma otima semana!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo.
    A "pintura" da nossa cor, nos faz tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais, não é.
    beijos.
    Adoro-te!

    ResponderExcluir
  5. Lindo.
    Os trechos de livros são uns do meus favoritos de se encontrar aqui, Carol.
    Muito bem selecionado. Tantas gerações e a mentalidadezinha é a mesma. Adorei o texto.
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Lindo.
    Os trechos de livros são uns do meus favoritos de se encontrar aqui, Carol.
    Muito bem selecionado. Tantas gerações e a mentalidadezinha é a mesma. Adorei o texto.
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Lindo.
    Os trechos de livros são uns do meus favoritos de se encontrar aqui, Carol.
    Muito bem selecionado. Tantas gerações e a mentalidadezinha é a mesma. Adorei o texto.
    Beijos!
    Pri.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, é linda esta história, eu ja tinha lido ela, acho que através dos blogs ainda, infelizmente vivemos num país onde a maioria é negro, porém o racismo é evidente, as vezes mal camuflado, pensa que eu sou casada com um negro e minha filha caçula saiu bem neguinha, as pessoas se espantam até ai normal, o fogo é quando eu falo que ela é negra alguém vem e dia, mas ela é tão linda, como se ser negro é sinônimo de ser feio!!! cada coisa né!!

    bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Legal a história Carol.
    Ainda falta muita gente para perceber que todos são iguais. Infelizmente.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que lindo Carol, ótima lição! Bjinhosssss

    ResponderExcluir
  11. ameiiiiiiiiiiiiii............vivendo e aprendendooo.rzrzrz .bjus cris

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,

    que lindo texto, a preta velha ensinou-os a não repetir velhos comportamentos preconceituosos. Infelizmente até hoje muita
    gente se comporta assim.
    Eu estava querendo contribuir com os dez reais para as crianças
    mas fiquei com medo de enviar pelo correio porque eles estavam
    em greve por aqui. Se ainda for preciso enviarei agora que voltou
    ao normal.

    Bejim.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...