Quando decidimos que iríamos para o litoral nordestino queríamos um estado que ainda não conhecíamos.
Em 1996/1997 fizemos uma aventura em família. Saímos de carro de Goiânia. Passamos em Salvador/BA, fomos para Recife/PE (onde passamos a virada do ano). De Recife seguimos para Natal/RN e depois fomos para Fortaleza/CE. De lá fomos para Piçarra/PA, Guaraí/TO e, 20 dias depois, retornamos para Goiânia.
Estávamos em dúvida entre 3 estados: Sergipe, Alagoas e Paraíba quando sugeri irmos, de novo, para Natal. O principal motivo era poder levar a minha avó de volta a sua terra.
Minha avó nasceu em Martins, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Havia 55 anos que ela não voltava ao seu estado. Imaginem a emoção e alegria dela!
A postagem de hoje será extensa e detalhada. Algumas blogueiras estão planejando conhecer Natal, então pediram algumas dicas.
Natal é conhecida como a cidade do sol e é uma cidade linda!
As opções de passeio são enormes. Fiquei 09 dias e não consegui fazer todo o roteiro que um turista deve seguir.
Ficamos hospedados no
Ponta do Sol Praia Hotel, localizado apenas 50 metros da praia de Ponta Negra (conhecida pelo Morro do Careca). Gostei bastante das instalações e atendimento do hotel.
Ficar hospedado em Ponta Negra é bem interessante. Além de ser uma bela praia a opção de restaurante e lojinhas é extensa.
Preferimos não alugar carro. Os passeios que fizemos ou foram a pé ou de táxi. Passeios para outras cidades e praias há a opção dos guias. Eles buscam no hotel, os passeios são bem aproveitados e não há risco de você se perder.
Como sou neta de nordestina, a alimentação é algo que sou apaixonada. Cresci comendo cuzcuz e tapioca. Nessa viagem abusei. No café da manhã, era sagrado: uma tapioca de muçarela e outra de leite condensado com coco. Na praia, mais e mais delícias: cocadas, camarão, queijo coalho... Até ostra com azeite sal e limão eu experimentei. Como diria Timão, do Rei Leão, "Viscoso, mas gostoso!".
Quem passar Natal
deve ir ao
Camarões Restaurante. Se eu não me engano, são 04 restaurantes. Fui no '
Camarões - Potiguar' e recomendo com tranquilidade. Tudo bem que precisa de paciência na fila (uma média de uma hora e meia) mas vale muito a pena. O lugar é lindo, o atendimento é excelente e a comida é de comer rezando. Deliciosa!!! Indico o 'Peixe Tropical' (Salmão ao molho de maracujá com manga). E de sobremesa 'Aroma do bosque' e 'Brownie com sorvete'.
O Peixe é um outro restaurante delicioso. Não é tão badalado como o Camarões mas a comida e o atendimento também são ótimos. Em especial o 'Camarão à grega'. Ameeei!
O restaurante
Mangai é um local que também deve ser visitado. Ele é tipicamente nordestino. É lindo. A variedade de comida é imensa e é do tipo self-service. Então, dá para experimentar um pouquinho de tudo. Comi a tão famosa 'buchada de bode'. Particularmente não gostei muito não, achei um pouco forte. Mas amei o arroz de leite com paçoca de carne.
A variedade de castanha de caju também é algo que me impressionou. Além da tradicional comi com chocolate, leite condensado, café, canela, rapadura, gergelim. A única que não desceu foi a de pimenta: arde muito!!! A minha preferida foi a de leite condensado.
 |
Cocada, tapioca de muçarela, tapioca de leite condensado com coco, queijo coalho na brasa, buchada de bode, camarão, brownie com sorvete, salmão com molho de maracujá e manga e ostra com sal, azeite e limão. |
Quando viajo sou aberta as culturas e tradições. Não tenho medo de experimentar o novo. Pelo contrário, minha opção na maioria das vezes é o desconhecido.
Passamos um final de semana na casa de praia da prima da minha mãe que fica em Jacumã (40 km de Natal).
Foi um passeio muito agradável. O lugar é lindo, apesar de ventar muito, muito mesmo. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns primos do Rio Grande do Norte. Em Jacumã presenciei um por do sol lindo!
No domingo, ainda em Jacumã, assim que acordamos fomos passear pelas dunas. A paisagem é incrivelmente bela.
Como fomos de manhãzinha, a areia ainda não estava quente. Na volta sofremos com o sol e a areia.
A vento foi algo me impressionou nesse lugar. É constante, não para um segundo, é dia e noite ventando. Com isso a areia move constantemente. Olha só o que aconteceu com um cajueiro:
 |
Sim, isso é uma árvore! |
Depois de alguns minutos andando e tendo só uma paisagem: areia, encontramos, quase que no meio do nada a Lagoa de Jacumã. As pessoas que fazem passeios de buggy (bem comum nessa região) vão para essa lagoa praticar o 'aerobunda' e o 'tobogã'. E eu, claro, não perdi a oportunidade!!
Conhecemos também a região das praias de Pipa. Esse passeio fizemos com um agente de viagem. Pagamos R$ 55,00 por pessoa e conhecemos lugares lindos. É um passeio que indico bastante.
A primeira parada é em Tibau do Sul. A região é famosa pelos golfinhos (vi alguns). O azul dessas praias é o azul mais lindo que já vi.
Descemos a praia e tem a opção de um passeio de lancha para ver os golfinhos e também manguezal. É um passeio lindo pela beleza do lugar.
A próxima parada é a Praia do Madeiro, o azul do mar é espetacular!
Em seguida vamos a famosa cidade de Pipa. A cidade e as praias são lindas, porém o preço de tudo chega a ser absurdo. Por exemplo, um picolé de fruta é R$ 5,50. Então, é bom ir financeiramente preparado.
Da praia de Pipa seguimos para o Chapadão. São falésias belíssimas, belíssimas! Segundo o guia, foi abertura do Fantástico.
No outro dia, também usamos os serviços de uma agência e seguimos para Maracajaú (80 km de Natal). Nesse lugar tive uma das melhores experiências da minha vida: pratiquei mergulho!
O fundo do mar é algo fascinante, é deslumbrante! É um passeio impagável que recomendo para todos! Ainda mais porque tive a sorte de ver um cardume de peixe pretos. Um momento que dificilmente esquecerei.
Uma dica importante para esse passeio é observar a maré. Abaixo de 5 é ideal. No dia que eu fui, por exemplo, a maré estava alta e o mar bem agitado. Até eu me acostumar e aprender a respirar embaixo d'água tomei muita água.
Mas recomendo demais, demais mesmo!
Além de Maracajaú, se eu não me engano há opção de mergulho também em Pirangi do Sul.
Apesar de fazer tantos passeios, deixei de passar no maior Cajueiro do Mundo (Pirangi do Norte) e também de fazer andar de buggy em Genipabu. Mas, acredito que farei outras viagens para Natal.
E você, já esteve em Natal?