segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Diário de uma viagem - Natal

Quando decidimos que iríamos para o litoral nordestino queríamos um estado que ainda não conhecíamos. 

Em 1996/1997 fizemos uma aventura em família. Saímos de carro de Goiânia. Passamos em Salvador/BA, fomos para Recife/PE (onde passamos a virada do ano). De Recife seguimos para Natal/RN e depois fomos para Fortaleza/CE. De lá fomos para Piçarra/PA, Guaraí/TO e, 20 dias depois, retornamos para Goiânia.

Estávamos em dúvida entre 3 estados: Sergipe, Alagoas e Paraíba quando sugeri irmos, de novo, para Natal. O principal motivo era poder levar a minha avó de volta a sua terra.

Minha avó nasceu em Martins, uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Havia 55 anos que ela não voltava ao seu estado. Imaginem a emoção e alegria dela!

A postagem de hoje será extensa e detalhada. Algumas blogueiras estão planejando conhecer Natal, então pediram algumas dicas.

Natal é conhecida como a cidade do sol e é uma cidade linda!
As opções de passeio são enormes. Fiquei 09 dias e não consegui fazer todo o roteiro que um turista deve seguir.

Ficamos hospedados no Ponta do Sol Praia Hotel, localizado apenas 50 metros da praia de Ponta Negra (conhecida pelo Morro do Careca). Gostei bastante das instalações e atendimento do hotel. 


Ficar hospedado em Ponta Negra é bem interessante. Além de ser uma bela praia a opção de restaurante e lojinhas é extensa.
Preferimos não alugar carro. Os passeios que fizemos ou foram a pé ou de táxi. Passeios para outras cidades e praias há a opção dos guias. Eles buscam no hotel, os passeios são bem aproveitados e não há risco de você se perder.

Como sou neta de nordestina, a alimentação é algo que sou apaixonada. Cresci comendo cuzcuz e tapioca. Nessa viagem abusei. No café da manhã, era sagrado: uma tapioca de muçarela e outra de leite condensado com coco. Na praia, mais e mais delícias: cocadas, camarão, queijo coalho... Até ostra com azeite sal e limão eu experimentei. Como diria Timão, do Rei Leão, "Viscoso, mas gostoso!".

Quem passar Natal deve ir ao Camarões Restaurante. Se eu não me engano, são 04 restaurantes. Fui no 'Camarões - Potiguar' e recomendo com tranquilidade. Tudo bem que precisa de paciência na fila (uma média de uma hora e meia) mas vale muito a pena. O lugar é lindo, o atendimento é excelente e a comida é de comer rezando. Deliciosa!!! Indico o 'Peixe Tropical' (Salmão ao molho de maracujá com manga). E de sobremesa 'Aroma do bosque' e 'Brownie com sorvete'.

O Peixe é um outro restaurante delicioso. Não é tão badalado como o Camarões mas a comida e o atendimento também são ótimos. Em especial o 'Camarão à grega'. Ameeei!

O restaurante Mangai é um local que também deve ser visitado. Ele é tipicamente nordestino. É lindo. A variedade de comida é imensa e é do tipo self-service. Então, dá para experimentar um pouquinho de tudo.  Comi a tão famosa 'buchada de bode'. Particularmente não gostei muito não, achei um pouco forte. Mas amei o arroz de leite com paçoca de carne. 

A variedade de castanha de caju também é algo que me impressionou. Além da tradicional comi com chocolate, leite condensado, café, canela, rapadura, gergelim. A única que não desceu foi a de pimenta: arde muito!!! A minha preferida foi a de leite condensado. 

Cocada, tapioca de muçarela, tapioca de leite condensado com coco, queijo coalho na brasa, buchada de bode, camarão, brownie com sorvete, salmão com molho de maracujá e manga e ostra com sal, azeite e limão.
Quando viajo sou aberta as culturas e tradições. Não tenho medo de experimentar o novo. Pelo contrário, minha opção na maioria das vezes é o desconhecido.

Passamos um final de semana na casa de praia da prima da minha mãe que fica em Jacumã (40 km de Natal). 

Foi um passeio muito agradável. O lugar é lindo, apesar de ventar muito, muito mesmo. Tivemos a oportunidade de conhecer alguns primos do Rio Grande do Norte. Em Jacumã presenciei um por do sol lindo!


No domingo, ainda em Jacumã, assim que acordamos fomos passear pelas dunas. A paisagem é incrivelmente bela.


Como fomos de manhãzinha, a areia ainda não estava quente. Na volta sofremos com o sol e a areia. 
A vento foi algo me impressionou nesse lugar. É constante, não para um segundo, é dia e noite ventando. Com isso a areia move constantemente. Olha só o que aconteceu com um cajueiro:

Sim, isso é uma árvore!
Depois de alguns minutos andando e tendo só uma paisagem: areia, encontramos, quase que no meio do nada a Lagoa de Jacumã. As pessoas que fazem passeios de buggy (bem comum nessa região) vão para essa lagoa praticar o 'aerobunda' e o 'tobogã'. E eu, claro, não perdi a oportunidade!!


Conhecemos também a região das praias de Pipa. Esse passeio fizemos com um agente de viagem. Pagamos R$ 55,00 por pessoa e conhecemos lugares lindos. É um passeio que indico bastante.

A primeira parada é em Tibau do Sul. A região é famosa pelos golfinhos (vi alguns). O azul dessas praias é o azul mais lindo que já vi.


Descemos a praia e tem a opção de um passeio de lancha para ver os golfinhos e também manguezal. É um passeio lindo pela beleza do lugar.

A próxima parada é a Praia do Madeiro, o azul do mar é espetacular!


Em seguida vamos a famosa cidade de Pipa. A cidade e as praias são lindas, porém o preço de tudo chega a ser absurdo. Por exemplo, um picolé de fruta é R$ 5,50. Então, é bom ir financeiramente preparado.


Da praia de Pipa seguimos para o Chapadão. São falésias belíssimas, belíssimas! Segundo o guia, foi abertura do Fantástico.


No outro dia, também usamos os serviços de uma agência e seguimos para Maracajaú (80 km de Natal). Nesse lugar tive uma das melhores experiências da minha vida: pratiquei mergulho!

O fundo do mar é algo fascinante, é deslumbrante! É um passeio impagável que recomendo para todos! Ainda mais porque tive a sorte de ver um cardume de peixe pretos. Um momento que dificilmente esquecerei.


Uma dica importante para esse passeio é observar a maré. Abaixo de 5 é ideal. No dia que eu fui, por exemplo, a maré estava alta e o mar bem agitado. Até eu me acostumar e aprender a respirar embaixo d'água tomei muita água.
Mas recomendo demais, demais mesmo!

Além de Maracajaú, se eu não me engano há opção de mergulho também em Pirangi do Sul.

Apesar de fazer tantos passeios, deixei de passar no maior Cajueiro do Mundo (Pirangi do Norte) e também de fazer andar de buggy em Genipabu. Mas, acredito que farei outras viagens para Natal.

E você, já esteve em Natal?

27 comentários:

  1. Estive quando tinha uns 15 anos, fui om os meus pais e amei, mas agora em março quero fazer essa viagem maravilhosa com o meu marido, que só foi para Natal a trabalho. Por isso que eu fui uma das pessoas a te pedir dicas de lá. E foi ótimo essa postagem. Vou pesquisar o hotel com certeza. Estou numa ansiedade para março! Obrigada, adorei....vendo suas imagens fiquei com mais vontade.a cidade é deslumbrante.
    Um beijo e obrigada.
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Adorei o post, as imagens são incríveis!

    Pretendo fazer uma viagem com a minha mãe, em comemoração ao aniversário dela; ela gostaria de ir para o nordeste, e eu vou sugerir Natal pra gente visitar! Espero que ela concorde, hehehe!


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  3. Natal é linda e adoro o CAMARÕES... Lindas fotos! beijos praianos, chica

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que espetáculo de imagens e narrativa também. Que delícia deve ser ficar por aí! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! E já salvei no meu email para me ajudar qdo eu for conhecer essa linda praia!
    Bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!!!
    Que post maravilhoso, vou guardar!!!
    Estou pretendendo ir à Natal em outubro para participar de um Congresso, mas quero estender a viagem para curtir uma folguinha com o marido e suas dicas foram preciosas!

    Lindas imagens!!!

    Um beijão querida!!!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não fui a Natal.
    Muitas fotos lindas, dicas, alegria...
    Vc é nota DEZ!
    Vi a Campanha da Ler é bom. Vou divulgar :)

    ResponderExcluir
  8. Ai que coisa interessante ver seu relato! Acompanho seu blog e moro em Natal :)

    Vejo que aproveitou seus dias por aqui! Um bom 2013!!!

    Bjs, Eveline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eveline,
      sua cidade é linda! Espero poder voltar outras vezes.
      Aproveito para agradecer a sua companhia aqui no blog! :)

      Carol

      Excluir
  9. Carol,
    nessa volta ao Brasil, queremos conhecer mais o país. E Natal está na lista. Adorei as dicas!
    beijo,

    ResponderExcluir
  10. Menina quanta coisa legal! Você se divertiu muito não foi?! rs
    Nunca fui à Natal, apesar de morar relativamente próximo. Já fui a um restaurante Mangai daqui de João Pessoa, realmente é ótimo!! Amei as comidas típicas de lá... Apesar de não gostar de buchada, miúdo de boi, esse tipo de coisa, mas tem bastante variedade por lá! Nem sabia que em Natal também tinha um Mangai.

    O mergulho deve ter sido maravilhoso! Também tenho vontade de mergulhar. As fotos ficaram lindas, também com paisagens maravilhosas como essas. rs


    Eita menina aventureira essa Carol!.

    Amei tudo. Começou 2013 com o pé direito!!

    Beijos Carol e uma linda semana ;)

    ResponderExcluir
  11. Amei as fotos, Carolina... E que passeio lindo! Adoro Natal;)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Legal demais Carol.
    Amei suas fotos e a descrição do passeio.

    bjo.

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oiiiiiiiii carol... tava com saudadesss,fiquei muito feliz pela tia francisca ter ido na sua terra,que por sinal e linda d++++++++tambem adorei as dicas,bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol
    Que viagem espetacular, pelo visto você se esbaldou.
    Já estive em Natal duas vezes, e também aproveitei muito, minha irmã tem um amigo de lá que nos levou pra tudo quanto é lugar legal e interessante, sem contar que ele tem um buggy, ele fez as honras da casa direitinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Caa, que lugar lindo! *-*

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol,

    ainda não estive em Natal, no RN só conheço Mossoró. As fotos estão lindas, também gosto de novidades e experimento tudo, (viscoso mas gostoso) adoro ostras e como uma porção. Dicas anotadas, menos o mergulho, tenho medinho.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. Carolina querida! Tenho verdadeira paixão pelo nordeste, litoral ou interior. É um Brasil tão especial, bem diferente aqui do sudeste, principalmente da região específica onde vivo. Todo brasileiro deveria ter a oportunidade de conhecer o nosso tão vasto e diferenciado território. Faço a maior campanha com minha filhas, para que coloquem o pé na estrada conhecendo todas essas nossas maravilhas. Sempre viajei muito e na maioria das vezes a opção é Brasil... ô terra boa!
    Quantas vezes tiver oportunidade de voltar ao nordeste, tantas serão aproveitadas.
    Adorei sua postagem.
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. OI, carol

    Natal é belíssima e uma cidade maravilhosa e hospitaleira. Adoro a paraíba e jacumã, acho que o NE inteiro é assim: maravilhos, tb não posso falar, sou daqui!! Adoro ostras com azeite e limão, e um peixinho frito a beira mar. Andei muito de bugre por genipabu e visitei o cajueiro. Boa escolha de lugar , as suas férias. Na próxima, vem pra PE de novo e não deixe de conhecer Fortaleza tb, que é incrível , por lá.

    Mil bjokasss e bom início de semana.

    ResponderExcluir
  19. As fotos, me deixou cheia de vontade de conhecer Natal...

    Ameiii, amiga ♥

    http://tilidi.blogspot.com.br
    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  20. Estive em Natal umas 4 vezes, é uma cidade perfeita, amo muito! Tinha parentes que moravam por lá.., foram férias inesquecíveis. Adorei suas fotos, próximo destino você poderia ir a Lençóis Maranhense... perfeição de Deus também.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. O nordeste é muito lindo, moro em Salvador e tenho um sonho de visitar todas as prais do litora nordestino!

    rockcomluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Carol, você nos disse que o post era extenso, mas aposto que você não escreveu nem a metade do que você vivenciou nesta viagem, ela parece ter sido incrível :)
    A gastronomia é bonita de ver, imagine experimentar, rsrs
    E as paisagens paradisíacas, eu teria me "acabado" de tato tirar fotos, haha
    Agora lindo mesmo deve ter sido mergulhar, tenho certeza que foi uma experiência linda!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Que lugar lindo Carol. Fiquei com muita vontade de conhecer, quem sabe um dia né? Só de olhar as fotos dá uma paz, imaginando o vento o sol coisas que só férias proporciona.
    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá amiga blogueira,acompanho seu blog a algum tempo e adoro,nunca comento,mas hoje tive que parar e deixar um recadinho.
    Sou do Rio,mas adotei Natal ha 18 anos,amo esta cidade de paixão e adorei seu post,parabéns!
    Quando vier outra vez conheça também Punaú,Pitanguí e as lagoas do Bonfim,do Carcará e tantas outras...
    E tente vir também nos meses de setembro,outubro,que é menos quente e menos caro também,rs...Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Adoro viajar!
    ainda não estive em Natal, mas vou guardar suas dicas, caso eu resolva passear por lá.
    Bjs

    http://garotasbacanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá,

    Você indicaria alguma agência para fazer os passeios a Pipa e Maracajaú?

    Obrigada
    Juliana

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...