sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Carrinho

Quando pequenos papai lutava com alguma dificuldade para manter a família, pois éramos cinco filhos, todos pequenos.

Como estávamos sempre a desejar um carrinho, como os filhos dos vizinhos tinham, ele, economizando um pouco, comprou-nos um, esclarecendo que pertenceria a todos.


Ficamos muito contentes mas, em breve, estávamos brigando, cada qual julgando ter primazia para usar o brinquedo.

Não podendo adquirir um carrinho para cada filho, certo dia, depois de uma das nossas muitas discussões, ele chamou-nos para conversar.

- Vocês estão se desentendendo por causa do carrinho e isso não é bom. Mas há um meio de resolver o problema. Durante uma semana o carrinho vai pertencer apenas a um de vocês. Os demais se ocuparão dos trabalhos da casa, auxiliando sua mãe. Aquele que estiver com o carrinho poderá empregar o tempo do modo que quiser...

O plano não nos pareceu mau e, quando fizemos o sorteio para saber quem ficaria com o brinquedo em primeiro lugar, fui o contemplado. Fiquei muito satisfeito, mas nos dias que se seguiram percebi que brincar sem os companheiros era terrivelmente monótono. Trabalhando juntos, os meus irmão pareciam mais contentes e felizes do que eu.

Confessei-lhes o que estava sentindo e decidimos conversar outra vez com papai.

- E vocês, sentem-se satisfeitos trabalhando sem o Juca?

Meus irmãos responderam que não. Além do trabalho ter-se tornado mais árduo, eles sentiam falta da minha companhia.

- Então, disse meu pai depois de pensar um pouco, por que vocês não resolvem o caso da seguinte maneira: antes vocês realizam, juntos, as tarefas da casa. Com o tempo que restar, pois o trabalho ficará reduzido, poderão brincar à vontade com o carrinho. Que tal a ideia?

Achamos que a solução era ótima. Começamos a trabalhar juntos, auxiliando-nos uns aos outros e, depois de tudo terminado, corríamos para o carrinho, usando-o para brincadeiras em grupo. Acabaram-se as brigas e até hoje eu e meus irmão mantemos vivo esse espírito de cooperação e camaradagem.

do livro 'E, para o resto da vida...' (Wallace Leal V. Rodrigues)

__



Quer concorrer a um mini álbum de scrapbook?
É só participar do sorteio em comemoração ao 1 ano do blog!


19 comentários:

  1. Oi Carol,

    que história linda, eles aprenderam a dividir e a respeitar os irmãos.
    Eu sou filha única, nunca tive nem irmão.
    Mas graças a Deus tenho muitos primos e brinquei muito com eles.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  2. Linda e verdadeira mensagem, Carol! A gente deve lembrar sempre dessas verdades.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Tento ensinar isso pro meu filho... aprender a dividir!!!
    adorei o post.. um bjaooo pra vc

    ResponderExcluir
  4. Cooperação é uma palavrinha mágica que abre portas, janelas, cria pontes.
    Que sejamos cooperantes, irmãos, unidos nas diferenças, necessidades, na fartura, no pouco e no muito.
    Beijos e carinho :)

    ResponderExcluir
  5. Q lindo... tenho 5 irmãos e sei bem o q é isso.... rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Que história linda...amei!
    :D
    Bom final de semana amiga!

    ResponderExcluir
  7. Linda história. Não conhecia!
    Passa uma mensagem tão especial, que não somos felizes sozinhos, sem amizades!
    A união, a solidariedade, o respeito, são sentimentos que devemos sempre manter vivos na nossa alma!
    Beijinhos.
    Um fim de semana bem feliz!
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Carol que linda história!!! Uma lição!! Adorei!! Eu sempre fui muito individualista, mas com o passar do tempo aprendi que trabalhar em conjunto e "brincar" em conjunto tem mais graça!!!

    Carol, fazia muito tempo que não participava de um sorteio, por alguns motivos, mas gosto tanto de vc e de seu blog que estou participando viu?!!!

    Ahhh tenho uma noticia para te dar... consegui comprar o livro que vc indicou!! As 5 pessoas que você encontra no céu, lembra? Ainda não estou lendo, pois estou lendo outro, mas depois te conto o que achei!!

    Beijinhos e um ótimo final de semana para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ainn q texto lindo..

    Adorei a dica de livro.. precisando ler..!


    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  10. Sozinho, não somos nada.
    Aqui nós somos camaradas, em nossa família somos chamados de verdadeiros amigos. E olha que são poucos!
    Verdadeira mensagem!

    beijos!
    de um simples blog para um blog simples!
    Te adoro demais!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto Carol, e me vi nele, pois além de sermos em 5 ainda acontecia coisas parecidas.

    bjkas e ótima sexta amada.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Carol =D

    Essa mensagem deveria chegar a todas as pessoas do mundo =))
    Amei!!!

    Beijos Charmosos :**

    Ótimo final de semana!!!

    diario-decidimudar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Que carrinho lindo este! Quanto ensinamento. Adorei o texto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Linda história essa!Adorei! beijos,chica,lindo fds!

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol,
    amei a estória! Que graça tem brincar sozinho?
    Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carol,

    Esqueci de comentar... a minha foto com os 104kg no post de ontem é lá no Vaca Brava, Goiania \o/

    Saudade da tua terra!!

    Beijos Charmosos :**

    ResponderExcluir
  17. Olá Carol,

    Um conto muito lindo e que traz uma boa reflexão.
    Nada na vida tem graça se não for compartilhado.

    Desejo-lhe um excelente final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol linda a história um belo ensinamento que deve ser repassado sempre.

    *Ah amanha tbm é dia de fazer a minha unha nem tenho idéia da cor ainda tbm.rsrsrsrs

    Beijos
    Aline

    ResponderExcluir
  19. Como sempre, teu POST matando a pau no meu coração rsrsrsrs.... Como eh bom ler coisas que balançam, sacodem a gente!!!! Beijos, lindona !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...