quinta-feira, 14 de junho de 2012

A ociosidade

Quando pequenos, meu irmão e eu éramos vadios e preguiçosos. Todo pretexto nos servia para faltarmos com nossos deveres, cabular as aulas e ficar vagabundeando pelos pomares, campos ou quarteirões da cidade onde vivíamos.

Evidentemente nossos pais se aborreciam com aquilo, mas, em lugar de nos castigar ou partir para uma agressão física, esperavam o momento certo para nos advertir mais seriamente, sem saírem do tratamento amorável e paciente que nos dispensavam.

Esse momento chegou quando, em certo dia, depois do almoço, nos preparávamos para mais uma vadiagem. Nossa mãe não se dirigiu a mim, mas a meu irmão. Desconfiado e expectante, fiquei a esperar pelo que se ia dar. Em seu tom de voz habitual e como que ocasionalmente, ela disse:

- Meu filho, será que você me poderia fazer um favor?

- Pois não, mamãe!

Eu percebia que meu irmão também não estava seguro do que se ia dar. Mamãe prosseguiu:

- Eu gostaria que você fosse até aquele terreno baldio e viesse me contar o que existe ali.

O terreno ficava quase enfrente à nossa casa e nós o conhecíamos muito bem, pois servia aos nossos constantes lazeres. Entretanto, mesmo assim ele atendeu e poucos minutos depois voltava.

- Mamãe, ali só existe lixo e porcaria. Metais enferrujados, papéis, vidros quebrados, arames, garrafas. Nada que se aproveite.

Como se não tivesse ouvido a última observação, mamãe perguntou:

- Mas não haverá uma serventia para aquelas coisas?

- Ah mamãe, está claro que não!

Voltando-se para mim ela pediu:

- Agora você, meu filho. Vá até o portão do jardim e venha me contar o que existe nos outros terrenos.

Aquilo também era claro, mas, como meu irmão, obedeci. E voltei logo, dizendo:

- Nos outros terrenos há casas, pomares e jardins. 

- Que coisa! disse mamãe pensativa. Por que será que se acumularam tantas coisas inúteis no terreno baldio?

Eu e meu irmão, triunfantes, respondemos quase que ao mesmo tempo:

- Ora, mamãe, porque ele está vazio.

- Pobre terreno! exclamou mamãe. Não sendo aproveitado para nada, transformou-se em depósito de lixo. Isso dá o que pensar, pois é como os dias de nossa vida. Se não soubermos aproveitá-los, vão se enchendo de coisas inúteis. Uma vida ociosa é como um terreno baldio: recolhe tudo o que ruim e imprestável. É por isso que na vida do homem trabalhador, que sabe encher bem os seus dias, não há lugar para os vícios, maldades e enganos de qualquer espécie.

Mamãe não tinha terminado ainda de dizer e meu irmão e eu já nos entreolhávamos rubros de vergonha.

É escusado dizer que nos modificamos. E, ao longo dos anos, em diversas circunstâncias da vida, quando se nos apresenta qualquer oportunidade para a ociosidade, nos lembramos daquele terreno vazio, cheio de papéis velhos, cacos de vidro e lixo. Tudo inaproveitável.

do livro E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)




Tem postagem de estreia no blog da Biblioteca Ler é bom!

24 comentários:

  1. Puxa, que linda lição!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. É incrivel que poucas palavras de sua mãe os fez vcs levarem uma lição para o resto da vida, me senti ali com vcs por incrivel que pareça, moro distante distante da cidade e muitos me dizem que sou louca que jamais morariam aqui e eu apenas dou um sorriso sem palavras porque ...acho que essas pessoas não entenderiam que o verde,os passaros,o silencio faz bem para a alma.Bjus pra vc, alias isso tudo me fez pensar em postar sobre minha casinha longe kkkk

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo Carol,não foi necessário nenhum castigo físico para se fazer entender...uma lição mesmo.
    Lindo dia pra você.
    Bjinhus.

    ResponderExcluir
  4. Incrível Carol, como os textos que vc aqui coloca, são verdadeiras fontes de inspiração!!!
    Bjo grande querida.

    Ah, tem sorteio lá no blog. Participe!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol
    Uma lição e tanto, quanta sabedoria na atitude desta mãe pra mostrar aos filhos a vida de vadiagem que eles estavam levando.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Carol que texto lindo e que lição para os filhos sem precisar dar nenhum castigo.
    Beijos

    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Carolina.
    Este testo deveria ser lido por muitos jovens que muitas vezes tem o dom de superioridade diante dos pais e de suas obrigações e a nós mesmo como lição pois tem momentos que nos sentimos ociosos. Lindo o texto, parabéns.
    Um grande abraço.
    Edison

    ResponderExcluir
  8. Um texto lindo, uma lição de vida! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Bela reflexão Carol.

    Estou aqui cuidando para não cair na ociosidade.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Linda reflexão Carol, por isso o teu bloguinho me fez tanta falta!!!
    Bjos'ssssssssssss

    ResponderExcluir
  11. Perfeito! É como se diz popularmente "cabeça vazia, oficina do diabo"
    Bora ocupar nossos dias com coisas boas e que nos engrandeçam :)

    Beijinhos linda!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post Carol!!!

    Vc sabe o que querem as mulheres? E vc, o que quer???
    http://escritodebatom.blogspot.com.br/2012/06/o-que-querem-as-mulheres.html

    Bjos e uma ótima quinta!
    =)

    ResponderExcluir
  13. Uma incrível lição Carol ;)
    Obrigada por compartilhar ;)

    Beijinhos e um ótimo restinho de semana para vc ;)

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol!
    Que linda mensagem este texto nos dá. Amei!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Vou imprimir esse texto e entregar pra minha equipe..
    Amiga, eu ameiiii ♥

    Beijocas :*
    Ótima 5ª Feira ")

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho vergonha de usar echarpe.kkkkkkkkkkkk
    mas com esse frio rs

    ResponderExcluir
  17. Que linda mensagem Carol!

    Bjss e uma maravilhosa quinta!

    http://toutlamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Reflexão linda..Isso ociosidade só leva as coisas totalmente inúteis.

    Cuidado diários, ocupação da mente e fazer o bem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Lindooo.. concordo com vc...

    Bom final de semana...Xuxu!

    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  20. Concordo!
    seguindo aqui, siga o meu tbm.

    Post Novo;Entrem e comente.
    http://gabriellyrosa.blogspot.com

    G.R ♥

    ResponderExcluir
  21. A mais pura verdade, que texto maravilhoso! Beijo!

    http://www.denimfever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que lindo texto e que bela reflexão! Querida, estou aqui rodeada de pessoas assim, que preferem ocupar a mente com bobagens. Não sei porque meu tempo anda curto, ando cheia de preocupações e ocupações que só tenho tempo de olhar pra o que traz bem.
    Acredito que todos deveríamos ter sintonia com o bem.
    Um maravilhoso fim de semana, cheio de coisas boas.
    Beijinho de muito afeto e saudade.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  23. Grande lição, movimento sempre, viver intensamente!

    Saudades desse cantinho tão inspirador...

    Passando rapidinho para ver as novidades por aqui! rsrs...

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  24. Oi Carol, linda reflexão!!brigadim pela visita e pelo carinho.Um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...