segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A cesta

Quando menina eu era preguiçosa e reclamava quando me atribuíam mesmo os mais insignificantes deveres dentro de casa. Sempre que possível eu transferia o que tinha a fazer para os meus irmãos. Eles, entretanto, não tinham melhor disposição do que eu, de modo que estávamos sempre discutindo e de cara feia uns para com os outros. Meus pais nada diziam e esperavam que decidíssemos as querelas. Hoje percebo que papai simplesmente pensava na maneira pela qual iria nos dar uma lição proveitosa.

Uma das minhas tarefas e a que me deixava sempre mal-humorada, consistia em pegar uma cesta e ir comprar pão para a ceia.

Um dia meu pai chegou do trabalho e nos encontrou em conflito, com a cesta no chão, entre nós. Ele estava visivelmente fatigado, porém, ao invés de se sentar um pouco para descansar, voltou-se para mim e me disse em tom carinhoso:

- Filha, dê-me a cesta.

Eu acedi de pronto, certa de que tinha levado a melhor e que um de meus irmãos ia ser mandado à padaria. Mas não foi isso que aconteceu. Dirigindo-se a nós todos propôs-nos o seguinte:

- Filhos, até aqui eu tenho dado o dinheiro e vocês tem feito as compras. Vamos mudar um pouco. Vocês vão dar o dinheiro e eu irei fazer as compras. Já estou com a cesta e vou à padaria buscar o pão. Vocês, por favor, me deem o dinheiro para pagá-lo.

Aquela mudança inesperada nos assustou a todos e ficamos por um instante a nos entreolhar sem dizer palavra.

Sem suportar por mais tempo a situação, tomei-lhe a cesta, peguei o dinheiro e fui buscar os pães, muito pensativa, deixando meus irmãos em um silêncio de perplexidade. Papai foi tomar o seu banho como se nada tivesse acontecido.

Voltei e quando já estávamos todos sentados à mesa para a refeição, com muita cordialidade ele se dirigiu a nós:

- Filhos, disse, a ceia representa uma bênção de Deus e o esforço de cada um de nós. Deus nos abençoou para que eu pudesse trabalhar ganhar o dinheiro, vocês fizessem as compras com ele e sua mãe cozinhasse a comida. Assim, todos nos alimentamos e nos sentimos satisfeitos. A cooperação é a garantia do lar e da humanidade inteira. Quando ela falta a benção de Deus não pode ser realizada. Ao longo de toda vida vocês verão que tal acontece.

Depois disso nossa atitude mudou. A lição serviu para todos nós e ainda hoje, quando nos reunimos, lembramo-nos de papai e daquela ceia. De cada vez que a nossa colaboração, para qualquer trabalho digno, nos é solicitada, lembramo-nos daquela cesta de carregar pão e alegremente aceitamos a incumbência certos de que, assim, a benção de Deus nos estará beneficiando e beneficiando a todos.

do livro E, para o resto da vida (Wallace Leal V. Rodrigues)


...


-Já curtiu a fan page do Um blog simples? Vou adorar ter você por lá!
-Tem postagem nova na Biblioteca Ler é bom!. 

36 comentários:

  1. Suas reflexões são incríveis! Cooperação é a palavra chave da minha casa. Nada de mau humor, nada de sobrecarregar a mamãe, nada que faça apenas 1.
    Quando lia esse lindo texto lembrava um pouco da minha vida de casada. Ouvi um tempo em que vivia super cansada, por somente eu fazer os deveres em casa. Em uma tarde, sentei e conversei com meu esposo. Já gestante falava que tínhamos que se companheiros e dividir tarefas... e desde aí, somos uma dupla infalível. Se eu cozinho, ele cuida da minha boneca, se eu arrumo, ele alimenta a Fer, se ele descansa, eu cuido pra manter a paz, se eu preciso sair, ele com muito humor e paciência cuida divinamente de nossa filha. E assim dividimos e cooperamos nossa vida e nossos deveres! Vivo tão feliz dentro dessa cooperativa, que não quero mais desassociar.

    Beijo enorme!!
    Um mês novinho e iluminado chegou, que te traga assim como me trouxe, presentes inesquecíveis!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo o trecho que você postou hoje. Este livro deve ser muito legal!!

    Uma linda semana pra você Carol!
    beeijos

    ResponderExcluir
  3. Sábias atitudes do pai...
    Ensina claramente o poder da cooperação, é prazerosos a divisão de tarefas, quando cooperamos de verdade tornemos melhores, buscamos uma vida mais plena e completa.
    quer dizer seremos um "adulto" melhor!
    Hoje é aniversário do meu guerreiro, e ele é bem assim.
    ele traz o dinheiro e nós arrumamos o seu cantinho para que ele descanse após um dia de trabalho árduo. Nós mimamos muito.

    beijos, lindo trecho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol,
    Adorei o conto. É muito tocante...
    Tenha uma ótima semana.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o trecho desse livro, que lindo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii Carolina, acabei de curtir sua página no Face, e qto a história os pais sabem como nos colocar p pensar, aki em casa luto para conseguir pequenas ajudinhas da minha filha mais nova, a mais velha sempre ajudou muito sem grandes questionamentos mas a mais nova é malandrinha, se der uma cesta a ela, ela perde no caminho rsrrs, com tarefas domésticas é um sufoco! Linda sua história, parabéns ao seu pai pela lição! bjinhossss

    ResponderExcluir
  7. pra mim.... que sou uma preguiçosa...
    serviu muito

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Que linda mensagem Carol, me fez refletir bastante!

    Gratidão!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Que linda mensagem Carol, muitas vezes só sabemos reclamar mas não paramos para pensar. Cada um que contribui com alguma coisa no lar já esta ajudando muito.

    Estou de volta.

    Bjão..Boa Semana!

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Texto ótimo Carol.

    Dentro da minha casa, eu, irmã e mãe sempre falamos sobre isso.

    Se cada um fizer um pouquinho tudo se ajeita.

    Meu anseio é que o mundo todo pensasse e agisse assim.

    bjo e boa semana.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com
    fotosdequinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Fantástico! Acredito em pequena atitudes para ensinar e amar nossos filhos.
    Seu pai ensinou uma lição, que grito ou surra nenhuma iria ensinar.
    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carolina, desculpa a demora para vir aqui responder a perguntinha q vc deixou lá no blog...

    mas então , fica aquela camadinha assim , pq quando a gente bate os ovos, fica meio grossinho então não penetra tudo entre os legumes, fica uma camadinha em cima e junto com o parmesão ralado, fica douradinho e faz aquela "casquinha".

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!

    Que texto lindo!

    É uma excelente maneira de começarmos a semana refletindo sobre o quanto estamos nos esforçando para sermos merecedores das bênçãos que Deus coloca em nossas vidas!

    Bjins e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,

    que texto lindo. Sabe todo trabalho que realizo penso primeiro no que ele vai representar para as pessoas e para a sociedade, por isso o faço sempre com amor.
    E é sempre gratificante estar saudável e bem para realizar alguma coisa, por isso faço com prazer agradecendo a Deus por todas as dádivas divinas.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Que foto fofa! adoro esse cesta..

    www.blogdaluana.com

    ResponderExcluir
  16. que texto inspirador, a vida só é possivel como cooperação...
    beijo,

    ResponderExcluir
  17. Q lindo , amiga..

    Adoreiii ♥

    Beijinhos :*
    Boa Semaninha")

    ResponderExcluir
  18. Olá minha querida Carol! Que lindo o trechinho do conto, adorei!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa! Fiquei sem palavras, Carol!

    Lindo o trecho do texto.

    Beijo Charmoso :*

    ResponderExcluir
  20. Nossa, amei esse trecho!

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  21. Um texto muito bom, pra refletir mesmo;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Uma pessoa sábia é assim. Cala a nossa boca com sutilezas nas palavras. Admiração!

    ResponderExcluir
  23. Adoro esses textos para reflexão.
    :)
    Super sábio.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Amei!!!
    Tenho este livro em casa
    Leio as histórias para o meu Filho

    Beijos Minha Querida e uma Linda Terça-Feira
    Andrea

    ResponderExcluir
  25. Adoramos o post!!!Super legal o texto!!!Beijinhos do TC!!!

    ResponderExcluir
  26. Essa história é uma lição maravilhosa, digna de passar para os nosso filhos. Vou compartilhá-la lá em casa com certeza!!!

    ResponderExcluir
  27. Uma bela lição que faz a gente pensar muito!!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que bela lição, muito boa para reflexão.
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  29. Oi Carol!
    Que bela mensagem e que sábio este pai que com sensatez e equilíbrio resolveu um conflito e criou uma ótima base para os filhos. Acho que precisava deste texto quando meus filhos eram menores.rssss
    Beijinhos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  30. Que lindo o texto :) Amei!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  31. Nossa adorei o texto Carol
    Um bom começo de semana pra você
    Beijos
    http://gatasdamoda-becaelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Xuxu vc vai fazer mta falta.. por esses dias..


    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  33. Carol:

    O texto é simplesmente MARAVILHOSO!!!!
    Nada como o lema dos 3 mosqueteiros: "Todos por um, e um por todos."
    Boa semana.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  34. Carol, fique tranquila que nós te esperaremos, recarregue suas energias, coloque ordem nas suas coisas, porque aqui a gente te espera com maior carinho.
    A gente gosta de ver você feliz e com muitas inspirações lindas.

    beijos, cuide do seu tempo, ele é muito precioso.
    (volta logo e feliz) =) beijos!!!!

    ResponderExcluir
  35. Que Lindo carol!

    Amei seu blog :)
    Vou linkar lá no meu tá?!

    E realmente é o que falta á humanidade... compreensão, cordialidade, e cooperação... já diz o lema de um banco aqui do sul.. quem coopera cresce...

    Grande beijo e aparece mais vezes lá no blog.. vou adorar ter sua companhia por lá ;)

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...