terça-feira, 26 de julho de 2011

O relógio

O colégio onde eu estudava, em menina, costumava encerrar o ano letivo com um espetáculo teatral. Eu adorava aquilo, porém nunca fora convidada para participar, o que me trazia secreta mágoa.

Quando fiz onze anos avisaram-me que, finalmente, ia ter um papel para representar. Fiquei felicíssima, mas esse estado de espírito durou pouco: escolheram uma colega minha para o desempenho principal. A mim coube uma ponta, de pouca importância.

Minha decepção foi imensa. Voltei para casa em pranto. Mamãe quis saber o que se passava e ouviu toda a minha história, entre lágrimas e soluços. Sem nada para dizer ela foi buscar o bonito relógio de bolso de papai e colocou-o em minhas mãos, dizendo:

-Que é que você está vendo?

-Um relógio de ouro, com mostrador e ponteiros.

Em seguida, mamãe abriu a parte traseira do relógio e repetiu a pergunta:

-E agora, o que está vendo?

-Ora, mamãe, aí dentro parece haver centenas de rodinhas e parafusos.

Mamãe me surpreendia, pois aquilo nada tinha a ver com o motivo do meu aborrecimento. Entretanto, calmamente ela prosseguiu:

-Este relógio, tão necessário ao seu pai e tão bonito, seria absolutamente inútil se nele faltasse qualquer parte, mesmo a mais insignificante das rodinhas ou o menor dos parafusos.

Nós nos entrefitamos e, no seu olhar calmo e amoroso, eu compreendi sem que ela precisasse dizer mais nada.

Essa pequena lição tem me ajudado muito a ser mais feliz na vida. Aprendi, com a máquina daquele relógio, quão essenciais são mesmo os deveres mais ingratos e difíceis, que nos cabem a todos. Não importa que sejamos o mais íntimo parafuso ou a mais ignorada rodinha, desde que o trabalho, em conjunto, seja para o bem de todos.

E percebi, também, que se o esforço tiver êxito o que menos importa são os aplausos exteriores. O que vale mesmo é a paz de espírito do dever cumprido...


E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)

___

E antes que eu me esqueça, como já esqueci das outras vezes, a Maurien fez uma postagem com os cartões que ela ganhou no sorteio do blog. Quem quiser conferir é só clicar aqui.




26 comentários:

  1. Que lindo Carol, e realmente as veses nos sentimos um parafuso um pouco esquecido, temos que ser lembrados de nossa importância.
    Há queria te perguntar uma coisinha, como eu faço para fazer no blog aquele espaço de "Poderá gostar de..." com as fotos e link para outras postagens, mechi por aqui e não consegui.
    Obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog!!
    Bjos'ss

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!!!

    Que post maravilhoso, realmente devemos valorizar e fazer tudo com carinho!!!

    Bjos e tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo... Eu lendo esse texto lembrei que lá onde eu estudava no primário todos os anos tinha uma semana cultural, onde os alunos encenavam peças de teatro, eu amava tudo aquilo, mas nunca consegui o papel principal, claro que eu como criança ficava chateda, mas depois da apresentação eu sempre me sentia muito bem, pois mesmo eu sendo só uma 'coadjuvante' meus pais sempre me elogiavam, talvez para mostrar que fui importante apesar de não ter sido a 'principal'..rs

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Já vou te enviar o convite,
    vc vai gostar, é uma rede bem interessante!
    Bjos e uma ótima terça!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Carol consegui, muito obrigada querida!
    Bjãoo

    ResponderExcluir
  6. Carol, estou emocionada com seu post de hoje, confesso a vc que passou um filme na minha cabeça!
    Lindo de mais!

    Parabéns ;)

    Já estava com saudade dos seus comentários viu ;) Adorei ter vc de novo!!

    Beijos e uma linda terça-feira para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto de muita sabedoria, mas tudo que na vida houve com minha filha, eu fui atras ( sem que ela soubesse) e pergunatava o pq?

    Para não ter injustiças....uma vez ela entrou no colegio no meio do ano ( estavamos vindo de fora do pais) e era o 3º período. No final do ano houve um sorteio para ver quem levava os diplomas até a mesa dos professores. Ela foi "sorteada" ( mas como não havia estudado os 3 anos ali, ) não a deixaram levar alegando que ela não teria altura para colocar a bandeja na mesa. Ela chegou arrasada eu simplesmente disse tudo bem filha liga não. Claro peguei minha bolsa e fui ao colégio saber pq aquilo, a vergonha deles foi tão grande que nem conseguiram em explicar, ela chegou em casa toda feliz dizendo que eles haviam decidido abaixar um pouco a mesa já que ela tinha sido a sorteada...e levou toda feliz na festa do final do ano , pq era dela por direito!
    Então tudo bem ,aceitar as coisas desde que não HAJA injustiças!!!!

    Nossa virou um desabafo e um livro..kkkkkkkkkkkk

    Ótima semana para vc quelida
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, que lindo esse texto. Concorco com você, temos que estar satisfeitos com nós mesmos e parar de se importar com o que as pessoas pensam. beijos

    http://avidadecarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Linda mensagem Carol. Amei
    bjs
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto, como sempre... Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que Lindo! É como dizem: os detalhes fazem a diferença.
    Bjo, obg flor!
    http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Amei a ideia do blog.
    Realmente as coisas mais simples são as que mais nos proporciona alegrias ...
    Adorei o post , você escreve muito bem.
    Super seguindo *-*
    Beijooooooooos Bru :*

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que coisa mais linda esse texto Carol... nunca tinha lido. combina bem com alguns pensamentos que andam me rondando algumas vzs.

    bjkas amada e um fim de terça feliz!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carolina, lindo seu blog
    Primeira vez que visito aqui :)

    td d bom p vc

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Linda mensagem querida!!
    Nada, por menor que seja é insignificante.

    Ps: Ganhei um relógio de bolso hoje. rs

    Bjus

    ResponderExcluir
  16. Que linda mensagem!!
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Lindo e realmente tem q carregar pra sempre!
    ADOREI!!
    Bjo Carol!
    http://cadaquacomseupiqua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Que lindo o texto Carol...vc é mesmo muito especial, adoro passar por aqui!

    Bjss e uma maravilhosa noite!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. que lindo, carol *-*
    realmente, cada peça ou pessoa, por mais insignificante que possa parecer, tem seu papel e, sem ela, nada seria igual


    ;*

    ResponderExcluir
  20. Oi Carolina,
    O conto é lindo e eu não conhecia. Tão verdadeiro.
    Beijos 1000 e uma noite maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carolina!
    Belo texto!
    Na engrenagem da vida tudo e todos têm seu valor, sempre. Embora vez em quando nos sintamos deixadas de lado.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Ah que bacana flor, adorei!

    Beijos
    @tudodmenina
    http://tudodmenina.blogspot.com/2011/07/oba-sorteio-o.html

    ResponderExcluir
  23. Nossa achei muito legal o seu blog,super feminino e antenado nas últimas tendencias, amei os seus posts e fotos, achei demais !!!
    Adoro posts com esse assunto =]

    TÁ ROLANDO UM SORTEIO DA COLEÇÃO INTEIRA DO ESMALTE LORENA KROME, PARA PARTICIPAR É SÓ SEGUIR O BLOG , VAI LÁ NO BLOG E SEGUI
    http://www.naovivosemesmaltes.com/

    Eu também tenho um blog sobre esmaltes, cores, moda e tendências das últimas novidades em cosméticos, vou indicar o seu blog pra minhas amigas e leitoras =]
    Já to te seguindo visita lá o meu blog e me segue tbm.
    Ah estou vendendo esmaltes nacionais de TODAS as marcas então se vc deseja algum me mande um email falando qual esmalte e o seu cep para eu calcular o frete


    segue email do blog: naovivosemesmalte@hotmail.com

    Viste o meu blog http://www.naovivosemesmaltes.com

    ResponderExcluir
  24. ps.: eu ameeeeeeeeei os cartoes, amei mesmo *-*
    estou até com pena de usa-lo de tão lindos

    ResponderExcluir
  25. oi Carolina

    obrigada por retribuir a visita e seguir o blog
    seguindo o seu tb

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post!

    Que lição!

    Já estou seguindo. Passa lá no meu tb:

    www.papofemininoetc.blogspot.com

    Beijos

    Lídia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...