quarta-feira, 6 de março de 2013

A vaidade

Quando minha irmã e eu tínhamos cerca de sete e nove anos, respectivamente, alcançamos as notas mais altas de nossa classe, na escola. Assim, decidimos que, em matéria de "cérebro", nossa família estava muito acima da média. E não perdemos tempo para fazer os nossos companheiros de brinquedos cientes disso.

De certa feita, ao ouvir nossas jactâncias, papai chamou-nos.

Ele havia enchido uma bola de assopro até o tamanho de uma cabeça humana. E, muito sério, disse-nos:

- Este aqui é o João.

Então, começou a contar-nos a história da vida do João, a qual veio a ser uma sucessão de feitos extraordinários.

E, cada vez que João fazia uma coisa magnífica, nosso pai soprava um pouco mais de ar dentro do balão.


Como a história progredia, João ia crescendo a tais proporções que minha irmã e eu fomos, de pouco em pouco, recuando de junto dele, pressentindo o estouro.

De repente, bem no no ponto em que João parecia não suportar mais nada, a história terminou.

- Não é muito divertido estar muito perto do João, não é verdade? perguntou papai. Está tão cheio de si e tem uma cabeça tão grande... Isso é que é ter cérebro, vocês não acham? Mudando um pouco de assunto, por que os seus companheiros de brinquedos não tem aparecido mais?

- Não sabemos! foi a nossa resposta.

- Da mesma maneira que vocês se afastaram do João, os seus amigos se afastaram de vocês. Vocês estavam tão orgulhosos e tinham uma cabeça tão grande que eles temeram o momento do estouro, o que seria de sobremaneira desagradável...

E, até hoje, quando fazermos alguma coisa particularmente envaidecedora, a lembrança do João nos preserva de ficarmos com a "cabeça grande" e nos considerarmos os "cérebros".

do livro "E, para o resto da vida..." (Wallace Leal V. Rodrigues)

34 comentários:

  1. Bom dia Carol realmente que maneira legal o seu achou de mostrar o que estava errado. Parabéns pois, ele deve ser um grande Pai!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei uma ótima lição, muito sábio o seu pai! O meu pai também tem o costume de fazer isso comigo e com meus irmãos, e é tão bom, pois em tudo que faço, em todos os meus passos, escuto a voz dele e tomo as decisões certas...

    bjus e ótima quarta.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Carol! Nossa, amei o post! Muito inspirador! É temos que pensar bastante, pois às vezes a vaidade faz com que tomemos atitudes que poderão nos atrapalhar e nos afastar das pessoas.

    Tenha uma quarta abençoada.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  4. Carol,
    Estava com saudade dessa sensação maravilhoso que os textos que você expõe aqui no Bem Simples sempre me causam!
    Lição Linda, apresentada de forma simples, recheada de amor!
    Acredito que dessa forma as crianças carregam para uma vida inteira o que é passado e assim se tornam seres humanos melhores para o Mundo.
    Assim que desejo fazer com as minhas filhotas.

    Um ótimo dia para nós Carolzita!
    Beijoks
    Cintia Dias
    http://re-construindoumavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Carolina

    Seu pai é uma pessoa muito sábia!
    Ótima 4º feira...

    AMIGA da MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Carol!

    No começo achei que fosse sua história e do seu pai... mas o que importa é a grande lição que o texto traz. Que bom que compartilhou conosco.

    Beijos, Biah :*
    eucaseieagora.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol,
    Tem coisa pior do que gente que conta muita vantagem? Não importa se o que está contando é verdade ou mentira, pois é chato de qqer jeito.
    Que vc tenha um ótimo meio de semana.
    Bjs

    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto
    vou contar isso para meus filhos no futuro tbm!

    Beijos
    Jéssica R. Coelho BLOG

    --Sorteio Paleta NYX--

    ResponderExcluir
  9. Vaidade de muitos João, muitas vezes nos afastamos de pessoas assim.
    Cansa muito, no fim os João estouram e eles próprios não sabem o porque.

    beijos, belo texto, para repassar aos filhos, sempre que possível.

    adoro-te!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol.
    Gostei da história.
    E temos que tomar cuidado para que nosso orgulho não afaste pessoas especiais de nós.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!
    Que lição importante você nos passou com esse texto!
    É tão fácil perder a modéstia algumas vezes e com isso podemos acabar perdendo os amigos.
    Amei o texto!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a história!

    E como existem muitos "João Cabeção" nessa vida hein...

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  13. História bacana, Carolina, adorei:) Tem muita gente "assim" mesmo;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carolina, cheguei agora no seu blog, e coincidência comentei num outro blog sobre educação - o tema da postagem lá era a falta de educação de crianças.
    Comentei sobre o exemplo que os pais dão aos filhos, os ensinamentos, a educação, a tua postagem traduz o que disse.

    Parabéns pelo pai que tiveram, com certeza vc. e sua irmã serão grandes mães.

    Uma ótima semana a vcs.


    Beijos


    Audeni

    ResponderExcluir
  15. Fantástica a história, Carol! Dá pra aprender muito! rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oiii Carol,
    seu Pai é muito sábio, lembro-me ainda da história da lenha rsrs
    Adorei a lição, que possamos levar para a nossa vida todos os dias!

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  17. Uma linda história sobre humildade!
    Adorei. Bj

    ResponderExcluir
  18. rsrsrs,...tudo de bom essa historia.bjus

    ResponderExcluir
  19. Um ótimo ensinamento hem. Seu pai foi muito sábio.

    bjOos

    ResponderExcluir
  20. Que bom Carolina chegar aqui hoje e ler isso... Show!

    ResponderExcluir
  21. Ei Carol
    É tão desagradável pessoas que se gabam dos próprios méritos, não.
    Um belo ensinamento nos é passado através desta história.
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Adorei. Impossível não pensar nos meus filhos e enxergar esse exemplo a ser passado. Muito interessante! ♥

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol, que post maravilhoso!
    Sempre aprendendo ao vir te visitar!


    Bjoooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

  24. Oi Carol,

    Que lição, hein? É realmente para o resto da vida.

    Tá sumida. Você nem veio me cumprimentar pelo níver. Senti sua falta, mas eu te adoro mesmo assim-rsrs.

    Beijão e ótimo dia.

    ResponderExcluir
  25. Carol,
    Depois dá uma passadinha no meu blog, deixei selinho para vc. Eu não tenho muita paciência com esse negócio de selinho, mas olha lá, mesmo que não entre na onda, quis fazer essa "homenagem" a algumas blogueiras!
    bjooo

    ResponderExcluir
  26. Adorei Carol, uma lição mesmo, é preciso ter cuidado para não afastar as pessoas diante de algumas situações! Bjooosss Viu só sua Goiania fazendo bonito?! Adoro a sua cidade! Bjoos

    ResponderExcluir
  27. Adorei Carol ;)
    Quem lição, as vezes afastamos as pessoas da nossa vida e nem nos damos conta do pq elas acabaram se afastando...!

    Obrigada por compartilhar viu!!

    Beijinhos e um ótimo restinho de semana para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  28. Texto incrível, com uma ótima lição!
    Conheço pessoas que são muito assim, e realmente só afastam os outros =/
    Mas todos nós acabamos fazendo isso muitas vezes!
    Um texto que irei sempre lembrar :)

    http://4demarco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Carol,

    gostei e fiquei pensando se eu não estou fazendo isso com as pessoas, acho importante olharmos para nós mesmo e refletir, porque, as vezes, estamos fazendo as coisas sem perceber.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  30. Perfeita a história!
    Muito boa mesmo! Vou levar p contar aos meus alunos ^^

    Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Lindo Carol!
    uma bela lição :)

    Bom findi pra vc!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...