segunda-feira, 4 de março de 2013

Colegas - o filme


No mês passado, fiz a postagem #vemseanpenn que falava sobre o filme nacional Colegas.
Os atores principais do filme tem síndrome de down e o Ariel, o protagonista, é fã e sempre se inspirou no ator Sean Penn. Sua admiração é tanta que as redes sociais se mobilizaram para que no dia da estreia (01/03) o Sean Penn estivesse sentado ao lado do Ariel.

Na sexta-feira, fui com 4 'colegas' assistir ao filme.
Hoje a postagem será sobre o filme e também sobre o ator Sean Penn.

Eu tenho o hábito de ir ao cinema e quando fui comprar os ingressos fiquei encantada com a quantidade de pessoas com síndrome de down na fila. A mobilização é incrível.

O filme é uma graça!
Encanta pela simplicidade, pela ingenuidade, pela pureza e é capaz de despertar intensas emoções e boas risadas.
Mostra claramente a maldade, a intolerância e a indiferença que existe na sociedade. Deixando claro o quanto nós precisamos rever os nossos valores.

Achei fantástico a forma como o filme abordou a questão do sentimento, do prazer e também da busca da realização de um sonho. Isso deixa evidente o óbvio: somos todos iguais!

Façam um esforço e vão ao cinema prestigiar o cinema nacional!!


E, apesar de toda torcida e esperança, o Sean Penn não veio.
Foi publicado na fanpage do filme o recado:



No sábado de manhã, quando eles ainda não tinham postado a mensagem acima, estava louca atrás de uma notícia para saber se o Sean Penn tinha vindo ou não.

Na minha busca, encontrei uma notícia no Terra que dizia que as empresas não quiseram patrocinar a vinda do Sean Penn por não querer vincular o nome com os portadores de síndrome de down.

Quando li, fiquei tão revoltada e chateada que nem lembrei de salvar o link.
Ao digitar essa postagem, fui procurar a notícia e cadê?
Ela não existe mais!!!!
Já procurei com todas as palavras chaves possíveis tanto no google como no site da Terra e eu não achei!
E eu tenho certeza do que eu li!!!



Eu acreditava que o Sean Penn viria.
Com ou sem patrocínio ele teria condições de vir ou de mandar pelo menos um 'alô'.
Eu não tenho ideia de como é a agenda e também os contratos que esses artistas possuem... mas um video? Uma carta de agradecimento pelo convite? Não custava nada...

E é muito triste ver o quanto o preconceito ainda existe de forma descancarada.
Já dizia Einstein ser mais fácil quebrar um átomo do que o preconceito...

Atualizando:
Tenho lido críticas a respeito da forma como o filme 'Colegas' tem utilizado cenas clichês de outros filmes. A intenção é justamente essa. O filme é repleto de referências diretas e indiretas de outras obras. Como eles assistiam e gostavam de vários filmes, eles passaram a enxergar a realidade com essa ótica e nós, também, os 100 minutos do filme é visto  conforme o imaginário dos protagonistas.

39 comentários:

  1. Ainda não vi o filme, parece ser legal mesmo. Pena esse preconceito que ainda existe, mesmo velado, outras, escancarado!! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. É, eu acho que tanto o Sean Penn ou assessores dele possam ter visto isso como uma forma de promover o filme. Até porque a crítica não tem elogiado muito o filme por usar chavões do cinema para compor o roteiro (essa coisa do conversível vermelho como no Thelma & Louise).
    Infelizmente, não dá pra ver aqui. A causa é muito bonita, mas...

    ResponderExcluir
  3. Preconceito existe sim. Por mais que a gente tente quebrar esse paradigma, é muito dificil. Só sabe quem é portador de deficiência. Pretendo ver esse filme amanhã.
    A gente que é 'deficiente' temos que 'provar' a todos os instantes que somos capazes de fazer o que bem entendemos. E muitos tem um pé atras, em relaçao aos deficientes. A falta de informação deixa a sociedade ainda mais preconceituosa.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oii Carol, uma pena que ele não veio, um vídeo pelo menos não teria arrancado nenhum pedaço, infelizmente essas pessoas são blindadas por outras pessoas que "preservam" pelos seus próprios interesses, mas quem sabe um dia ele não o conhece pessoalmente em outra circunstância, espero que esta ausência não represente um desejo pessoal do ator em preservar a sua imagem! Quero muito assistir o filme! Bjooooss

    ResponderExcluir
  5. Parece ótimo. Quero muito assistir! Amo filmes nesse estilo.

    Tenha uma semana abençoada.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    O filme ainda não estreiou por aqui, mas estou doida para ver.
    Eu achei que o Sean Penn não viria, mas era cabível um alô para o Ariel.
    Que sua semana seja especial!
    Bjs
    P.S.: Não se esqueça, hj à noite será divulgado o resultado do sorteio no GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
  7. Agora eu sei de toda essa história de vem Sean Penn, hehehe!

    Que pena que ele não veio, deveria, pelo menos, ter mandado um recado pro Ariel né?


    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  8. Carol, fiquei até triste! Achei que alguém da Globo ou de outro canal fosse ajudar o Ariel a conseguir a visita do Sean. Ah, fico triste quando vejo alguém que acredita num sonho se decepcionar!

    Bom, mas vamos torcer para que haja outros sonhos...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Carol não conhecia o filme e sua abordagem. Esses dias estou mergulhada no universo dos livros, quando não estou lendo, estou em sala. Minha vida, simplesmente está uma correria. Tenho uma pequena lista de filmes para assistir, pretendo tirar um fim de semana e vê-los.
    Infelizmente esse pré conceito que muitos de nós temos, é preocupante e triste. Estamos hoje, com alguns conceitos formulados, que não paramos para pensar o tamanho de aprendizagem que perdemos ao deixarmos de conhecer o outro.

    Beijo carinhoso!
    Um lindo dia.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  10. Carol, não assisti o filme, mas fiquei curiosa... como vc sabe adoro suas indicações!
    É triste saber que nem um "alô" ele tenha dado ao Ariel:( Mas já era de se esperar que ele não viria...

    Beijos Carol, ótima semana para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  11. Carol...depois de um tempo fora da Blogsfera, estou de volta e passar pelo seu Bloguito é algo que não posso deixar de fazer!
    Confesso que desconhecia completamente o filme...
    Sou totalmente a favor de filmes com abordagem voltada para um esclarecimento de inclusão de pessoas especiais na sociedade que infelizmente ainda rótula e exclui.
    A promoção e repercurção desse filme demonstra fielmente o quanto as pessoas ainda empurram para debaixo do tapete essa sujeira chamada de preconceito, que humilha, e pode até destruir a auto estima de uma pessoa.
    Mas devemos seguir e fazer a nossa parte...com certeza a sua divulgação aqui no Blog, fará com que muitas pessoas que nem conheciam esse filme, passem a conhecer e poderão reservar um tempo para assistir. Eu não garanto ver agora, pois com duas Meninocas pequenas em casa, certos passeios estão com frequência quase zerada, mas assim que sair em DVD vou ver!
    Uma ótima semana para nós Lindona!

    Beijinhos...
    Cintia
    http://re-construindoumavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol.
    Vi algumas postagens no face sobre esse filme.

    Gostei de sua abordagem sobre ele.
    Realmente é triste o preconceito.

    Dou valor a todas as formas de inclusão.
    Vou assistir o filme e falar para outras pessoas irem também.

    Bjo pra você.

    Ana Vi
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho certeza que você leu "aquilo". Claro que foi retirado, ficando o rastro do preconceito.
    Muito sucesso para eles!
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Carol parabéns pelo post, sua narrativa foi
    perfeita!
    Infelizmente o preconceito e a proposta de contratos "irrevogável" assim pensamos, mostram como esse
    "universo" é atrasados no contexto de solidariedade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. CONVITE: VOTAR NA MINHA POESIA
    Boa noite querida amiga Caroline, neste visitinha venho te fazer um convite, conhecer o blog do Thiago, Blog Ô TROCIN BÃO, se ainda não conhece , vale a pena conhecer, se já é seguidor ou não, aproveitar para votar na minha poesia, pois estou participando da gincana que ele está realizado em homenagem a nós mulheres.Não sou poeta mas mim esforcei para participar e homenagear minhas amigas e todas as mulheres, afinal merecemos!!
    O link da postagem é: 2013/03/mulher-ser-abencoado-professora-lourdes.html
    Entre , deixe comentário e vote na minha poesia, na lateral do blog, é fácil , clicou no quadrinho, finalisa , clicando em votar. Ficarei grata!!
    Abraços , fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  16. Quero ver o filme...
    Pena que o Sean Penn não foi, eu também achei que ele iria, mesmo sem patrocínio. Se eu fosse ele eu me sentiria honrada e iria correndo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Vi uma entrevista com eles, eu achei eles incrível.Teve uma parte que ela ficou brava com ela ,por ele ter interrompido ela a falar.Que demais!Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Parece um filme ótimo!!
    Fiquei com muita vontade de assistir :)

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol,

    também fiquei indignada pela insensibilidade do ator e da equipe dele, e também por rotularem pessoas tão lindas.
    Fiquei com vontade de ver o filme e espero que ele tenha recorde de telespectadores.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  20. Eles não querem nem saber em fazer algo de bom para os outros, com síndrome de down ou não, ele poderia ter feito algo que nem tu disse no texto. Me indigno com esse tipo de coisa. Beijo


    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  21. Todos estão falando muito bem sobre o filme. Deve ser muito bom!
    Beijos

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Espero em breve conseguir assistir o filme!
    bjoo

    ResponderExcluir
  23. Oi Carol seus posts são cheios de conteúdos interessante, ainda não assisti a nenhum filme este ano, mas quero ver este! uma Pena o Sean não ter dado nenhum recadinho :(..
    Viu eu fiz um compra de livro onde vc indicou..

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  24. De volta ao lar e com muuuuuiiiitas saudades dos Amigos... E aqui retornando me deparo com esta dica ÓTIMA!!!
    Espero por sua visita :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ouvi falar desse filme e estou muito curiosa para assistir!

    Beijos
    Jéssica R. Coelho BLOG

    --Sorteio Paleta NYX--

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Carol (posso te chamar assim?) Primeiro, obrigada pela visita e comentário, o chuva de idéias tem me feito conhecer blogs e pessoas fantásticas! Não tinha ouvido falar sobre esse filme ainda, mas conheço pessoas com SdD, e sei bem a dificuldade que passam. Gostei muito da ideia, e ainda mais da iniciativa de quem ajudou essa turminha a realizar esse projeto.

    Seu blog é muito bacana, gostei, o layout é clean, não cansa de ficar por aqui fuçando. rs

    Um beijo
    Humble Opinion

    ResponderExcluir
  28. Quero muito assistir esse filme, Carolina. Adorei seu post;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não assisti ao filme Carol mas estou curiosa ainda mais depois da sua resenha. Poxa uma pena o Sean não vir...

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Poxa, fiquei tão triste quando li que o Sean Penn não veio. Eu realmente achei que ele viria, a mobilização estava enorme e com certeza chegou a ele. Mas fazer o que né, espero que o filme faça muito sucesso por ai.

    beijos e uma ótima semana,

    ResponderExcluir
  31. Poxa, tb compartilhei no face a campanha..acreditava q ele viria tb, um pena...

    Queria também agradecer seu recadinho lá no Blog! Muito Obrigada pelo apoio! =)
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Oi Carolina.
    Adorei sua visita ao A Moda In Foco.
    Vim conhecer seu cantinho também.
    É tudo tão lindo, o layout simples, claro e um conteúdo ótimo.
    Adorei e já estou seguindo.
    Vou vir aqui sempre.
    Um beijo, uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  33. Oi Carol,

    Também pensei que ele viria... ou que pelo menos mandasse um recadinho. Que preconceito idiota, né?

    Gostei muito da sua visita no meu blog... espero que volte mais vezes e se torne uma seguidora ;)

    Beijos! Biah :*
    eucaseieagora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Carol!
    Há uns dias atrás eu vi uma entrevista com o elenco e fiquei encantada, quero muito assistir ao filme!!!
    Fiquei triste em saber que o Sean Penn não se manifestou a respeito, acho que ele poderia ter mandado pelo menos um recado, mas fazer o que né... pior ainda foi a atitude dessas empresas, puro preconceito!
    Espero que o filme tenha muito sucesso!

    Beijinhos querida!

    ResponderExcluir
  35. Nossa adorei a dica Carol, assistirei com certeza, é linda a história. Sobre o Sean Penn achei a postura dele bem deselegante.

    beijãoo

    ResponderExcluir
  36. Adorei a dica e fiquei com vontade de ir assistir !

    Não acreditava que o Sean Penn viria. Talvez se o garoto fosse filho de uma grande celebridade, ele até viesse.
    Mas, há tantas outras maneiras de se fazer presente...

    ResponderExcluir
  37. Oiii Carol,
    pois é, uma pena ele não ter vindo =( eu tbm estava certa que ele viria, que teria pelo menos um retorno... mas, é a vida!
    Assim que der, vou assistir!!!

    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  38. eu vi o filme colegas e achei ele horrivel,o trailer dele,é uma montagem muito ruim da vontade de ver o filme,mas depois você ver que aquilo é propaganda enganosa

    as pessoas estão falando que aquele filme é bom,pois os atores tem sindrome de down,mas eu não vou deixar esse fato impedir o meu julgamento crítico do filme

    pelo trailer parece que é um filme mostrando como que umas pessoas com sindrome de down assaltam bancos e tentam se integrar a sociedade,até toca a música do raul seixas

    mas o filme,não é nada disso,aparece detalhes que não precisavam mostrar como aquele cara interrogando as outras pessoas com também sindrome de down

    o filme mostra a policia brasileira sendo inutil,não conseguindo nem sequer prender 3 pessoas com sindrome de down e mostra que a policia argentina é muito melhor que a brasileira

    o filme é repreto de músicas do raul seixas,uma música até que tudo bem,mas 3 é cansativo e até um couver aparecer no filme ficou simplesmente ridículo


    o final nem é um final,esse filme é um dos piores filmes brasileiro de todos os tempos

    eles tiveram uma ideia boa de fazer filmes com pessoas com sindrome de down

    ResponderExcluir
  39. Isto é, absolutamente, a primeira vez que visitei seu site e para dizer a verdade ele consegue fazer-me visita aqui agora e depois.

    Obrigado

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...