quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O muffin que virou bolo

A receita original é muffin de banana com nozes que vi no blog da Maria Carolina. Quando li a postagem imaginei a perfeita combinação de banana + nozes + canela (que vai na receita) e já quis fazer. Porém, não tenho forminhas individuais e questionei com a Maria Carolina se poderia fazer a mesma receita em forma tradicional. Eis que o muffin virou um bolo!



Simples, prática, rápida, leve e deliciosa. 
Ideal também para participar da blogagem coletiva - tema bolos realizada pelos blogs: CasaMila, Espaço Tilidi e Larissa todo dia.

Ingredientes:
-2 ovos
-2/3 de xícara de chá de leite morno
-3 colheres de sopa de óleo
-1 banana amassada (usei a nanica)
-2 xícaras de chá de açúcar
-2 xícaras de chá de farinha de trigo
-1 colher de café de canela em pó
-1 colher de sopa de fermento em pó
-1/2 xícara de chá de nozes picadas

Modo de preparo:
Na batedeira bata ligeiramente os ovos. Acrescente o leite, o óleo, a banana amassada, o açúcar, a farinha de trigo e a canela. Misture bem entre cada adição até obter uma massa homogênea. Por fim, acrescente o fermento em pó e as nozes picadas incorporando-os delicadamente à massa.


Coloque a massa na forma já untada e leve para assar em forno pré-aquecido em 180ºC por aproximadamente 20 minutos.


Fiz o bolo na terça-feira passada, no aniversário da minha irmã. Aqui em casa é impossível um aniversário passar em branco, pois sempre aparece alguém e temos que ter algo para servir. Como o calor estava intenso, servimos o bolo com sorvete. Ficou delicioso. A massa do bolo é bem leve.


Normalmente quando faço pela primeira vez uma receita, sigo tudo certinho. Nas outras vezes gosto de 'inovar'. Com essa receita não foi diferente. 

Meu pai ama castanha do pará, tanto é que toda semana ele compra. 
Aproveitando a disponibilidade da fruta aqui em casa substitui os nozes pela castanha e acrescentei uma xícara de mel.


No bolo em si a castanha não traz diferença nenhuma. Só quando você morde uma que você percebe que é castanha e não nozes.
O mel deixou um gostinho longe mas bem saboroso. E achei também que deixou o bolo 'mais brilhoso'.

As duas receitas estão aprovadíssimas. Pela facilidade e, claro, pela delícia que é!

38 comentários:

  1. Amiga esse bolo ficou com uma carinha, que me deu água na boca. Parece que ficou bem fofo, do jeitinho que mais amo e que só minha tia consegue fazer pra mim.
    E com sorvete? Aí que delícia... combinação mais que perfeita.
    AMEI, AMEI...
    Não comi, mas de cara sei que deve está saboroso. E aqui na minha região também adaptaria pra castanha pela facilidade.

    Carol adorei sua porção mestre cuca!!!

    Beijo no coração.
    Um dia abençoado e cheio de dádivas!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  2. Oii Carol, pelo jeito a transformação deu muito certo, adoro nozes, deve ter ficado delicioso! Bjoooss

    ResponderExcluir
  3. Ai Carol que maldade!!
    Esse bolo ficou muito delicinha..
    Hummm
    Queria uma fatia pra tomar café aqui agora..
    Acabei de comer dois biscoitinhos água e sal ali.. e fiquei imaginando uma fatia dessa delícia agora na minha frente srsr
    Essa BC é muito delicinha né?

    Um beijo carinhoso e uma quarta-feira mais que linda.
    Sheila

    ResponderExcluir
  4. Que Delicia!!!
    AI! Eu quero um pedacinho

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Delícia!! Muito boa essa receita!beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Oiii lindona!!

    Adorei a sua receita esse bolo deve ter um sabor maravilhoso.

    Bjãoooo


    ;)

    ResponderExcluir
  7. Hummmmm
    Deve ser uma delicia mesmo...

    Com sorvete então...

    blogdabiane.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia, nhammm q fome me deu agora, imagino a delícia que é com um xícara de café, rs.
    Receita copiada =)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  9. Ai que delicia Carol vou anotar a receita no meu caderninho. :) Só uma coisa o gosto da canela não fica muito forte? Não sou muito de canela.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece gostoso.
    Meu beijo atrasado e com carinho pra sua irmã :)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que delícia!! Fiquei até com água na boca!!
    Bjokas

    http://aprendendoentreamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou louca por nozes e com certeza essa combinação ficou perfeita. Babei!!

    ResponderExcluir
  13. Que deliciosooooo! Deu água na boca só de ver *-*
    Quero um pedaço! hahaha :D
    Vou anotar a receita para tentar fazer um dia :D

    Beijos,
    Marcella
    Diário de Marcella

    ResponderExcluir
  14. Parece uma delícia! E acho que deve ter ficado melhor ainda com as castanhas, com sabor de Brasil, rs

    Beijos
    Carol
    www.carolinerneves.com

    ResponderExcluir
  15. Ai que lindo Carol!!!!

    Que bom que você fez e aprovou a receita!!!!

    Amei a ideia da castanha do Pará, gosto muito!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Humm! Que delícia, Carol! Receita anotadíssima. Amei. Deve ter ficado uma delícia mesmo. A cara está ótima. Quando fizer te conto.

    Beijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  17. Oi Carolina, eu adoro nozes. Até quis fazer uma receita de bolo de laranja com abacaxi e nozes, mas eu queria colocar nozes pecam e não achei. Essa sua receita ficou maravilhosa.

    Cheguei agora na BC e estou participando com a receita do bolo de cerveja. Se você quiser ver o link é esse: http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/2010/09/bolo-de-crveja-cupcake-de-ceveja.html

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carolina este bolo é muito chique e nutritivo né.

    Vc adaptou e eis que saiu um bolão rsrs.

    Tb to participando com um bolinho simples indiquei vc para uma brincadeira se puder, se não puder sem problemas, as vezes não estamos a fim rsrs.

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  19. huuum~
    deu vontade de fazer ♥

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Carol,
    Voltar para a Blogsfera...passar no seu cantinho e ser recebida com uma delícia dessas não tem preço! Hummm...fiquei com água na boca!
    Pode colocar mais receitinhas por aqui que eu aprovo e muito.

    Beijinhos e uma ótima semana para Ti Flor!
    Cintia Dias
    http://re-construindoumavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hummmm, me deu água na boca, sou louca por bolos, doces e afins. Parabéns, eu sou uma negação na cozinha.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol,

    fiquei com a cara daquela menininha gulosa de uma propaganda de manteiga que ela come o pão com uma mordida só. Esse bolo ou muffin iria desaparecer em segundos.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  23. Aiiiiiiiiiiiiiin que quero! Que delícia!
    Bj
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii Carol!!
    Te vi lá na blogagem e vim conferir sua receita!
    Adorei :)

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  25. humm com sorvetinho??
    q delíciaaa!

    Beijocas:*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  26. Oi Carol
    Posso imaginar a gostosura deste bolo/muffin, ainda mais com uma bola de sorvete, é de comer ajoelhada.
    Adorei a receita.
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Aiii que deliciaaaa.......Adorei!!
    Beijos,
    Sah Errera

    ResponderExcluir
  28. Essa combinação de banana + nozes e canela COMBINAÇÃO PERFEITA MESMO!!! Faço Cupcakes assim e é delicioso

    Acompanha sim linda, vou adorar *.*
    volta lá tá.. bjks

    ResponderExcluir
  29. Carol que delicia de muffin que virou bolo hein! rs
    Vou testar uma dia aqui em casa. Vou te confessar que não sou boa de fazer bolo :(
    Mais vai que da certo né!

    Beeeeijos minha querida

    ResponderExcluir
  30. Deve ficar bom, hein Carol? Mas retiraria as nozes porque não sou fã. Nem de castanhas. Mas deu água na boca. Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Esse muffin bolo deve ter ficado
    divino e com sorvete... hum :)
    Receita anotada aqui e vou tentar
    fazer qualquer dia desses, com certeza.

    beijos.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  32. Genteee que bolão !!
    rsrs

    parece mesmo delicioso!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  33. Uau!
    Bolo com sorvete, amei!

    bjs

    http://elainelobato.blogspot.com.br/2012/11/bolo-colorido.html

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...