quarta-feira, 5 de junho de 2013

As Crônicas de Nárnia

Sempre gostei de fantasias ainda mais associada à leitura.
Por exemplo, li e tenho todos os livros e filmes do Harry Potter 
Como sei que vou gostar da trilogia 'O Senhor dos Anéis', só assistirei aos filmes depois que ler aos livros e já me indicaram que devo ler primeiro 'O Hobbit'.

Conheci 'As Crônicas de Nárnia' quando lançaram o filme 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa' e me apaixonei pela história, pela Nárnia, pelos personagens, em especial o Sr. Tumnus e a Lúcia.


Descobri  que a história era baseada na obra de C.S. Lewis e mesmo a Disney tendo lançado a sequência de filmes eu disse que só assistiria depois de ler toda a obra (sim, tenho essas bobeiras de primeiro ler o livro e depois ver o filme).


Foi o primeiro livro que li em 2013 e me encantei mais ainda por Nárnia.
Li o Volume Único, um livro longo, com 751 páginas, composto por 07 livros e mais um extra sobre como escrever para crianças. 
As Crônicas de Nárnia é composto por:

-O Sobrinho do Mago
-O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
-O Cavalo e seu Menino
-Príncipe Caspian
-A Viagem do Peregrino da Alvorada
-A Cadeira de Prata
-A Última Batalha
-Três maneiras de escrever para crianças

O primeiro livro, O Sobrinho do Mago, conta como tudo aconteceu. O porquê de Nárnia existir e como ela foi criada. E o mais fantástico de tudo: o motivo do guarda-roupa dar acesso à Nárnia

E apesar do 'O Sobrinho do Mago' ser o primeiro livro das crônicas, ele só surgiu depois que foi lançado 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa', um dos livros mais apreciados de todos os tempos.


Todo o livro é ilustrado. No início de cada livro tem uma ilustração, como a imagem acima. Os capítulos de cada livro também tem uma pequena ilustração, além do livro ter alguns mapas para que possamos nos situar e entender as histórias.



Ainda não tive a oportunidade de assistir aos outros filmes, mas achei o filme 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa' fiel ao livro, em todos os detalhes e história.

O livro tem uma linguagem fácil e clara e apesar de ser destinado para as crianças, acredito que muitos adultos que gostam de fantasia, irá gostar. É um livro para toda a família.

Uma curiosidade: o autor de Nárnia, C.S. Lewis (Clive Staples Lewis), é Irlandês e era amigo de J.R.R. Tolkien (autor da trilogia 'O Senhor dos Anéis'). Ambos faziam parte do Inklings, um clube informal de escritores que se reuniam num pub local para discutir ideias para as histórias.

Achei bastante interessante as referências que diversas cenas de todo o livro tem com a história bíblica, inclusive soube, através da Thaís, que o autor escreveu também o livro 'Cristianismo puro e simples', que já está na minha lista de 'quero ler'.

Se você viu qualquer filme e gostou da história, não perca a oportunidade de ler o livro e se encantar ainda mais pelo mundo chamado Nárnia.


 Adoraria ter você no facebook também!

21 comentários:

  1. Tudo muito interessante
    Amei o filme O Hobbit, cheiinho de lições e magia
    De Nárnia meus queridinho tb são o Sr. Tumnus e a Lúcia

    PS: Minha mãe tem mil bagunças na casa dela, coisas e mais coisas em caixas, sacolas, pilhas e um guarda-roupas antigo, mto cheios de coisas. Ai meu filho um dia disse (sem ela nem fazer noção do que significa) que tinha a impressão de que abrindo aquele gurda-roupa iríamos parar em Nárnia :)

    ResponderExcluir
  2. Carol!
    Tenho outros livros como prioridade, mas ainda quero ler As crônicas de Narnia!
    Vc gosta muito de ler, deve fazer parte do skoob, né? Eu estou tentando entender e atualizar meu perfil!
    beijosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, confesso que assisti o senhor doa aneis, mas sempre tive receio de assistir hary! não sei pq rsrs ja Nárnia nem livro nem filme vi ainda rsrs.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

  4. Olá Carol,

    Os filmes nem sempre são fiéis aos livros ou tão interessante quanto eles.

    Não sou muito ligada a este tipo de leitura ou filme. Talvez por falta de motivação. Vou começar por um dos filmes para testar meu interesse-rsrs.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, eu sou cm vc, adoro essas histórias!
    Amoooooooooo Harry, já li os livros e assisti tds os filmes!Já vi tanto que meu marido diz que daqui a pouco decoro as falas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Senhor dos Anéis tb AMOOOOO, li o volume único de qse mil páginas em uma semana de tão fascinada! Vi os filmes umas trocentas vezes! Hahahahahaa
    O Hobbit assisti no cinema mas comprei o DVD tb, tô qrendo mt ver de novo!
    e Nárnia é uma fofurinha, adorooo, dia desses assisti de novo A viagem do Peregrino da Alvorada!
    **Uma vez o guarda-roupa tava A BAGUNÇA, aí meu marido foi procurar uma blusa e n achou e disse: Será que ela Tá em Nárnia, pq entrou nesse guarda-roupa saiu lá...
    hahahahahahhahaha

    Ameiiii seu post de hj!

    Bjooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Vou anotar essa dica de leitura!
    Beijos

    http://garotasbacanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, que post lindo. Assisti todos os filmes de As Crônicas de Nárnia e gostei muito de todos eles.
    Meu esposo é fissurado em Senhor dos Anéis. Já leu todos os livros, inclusive o Hobbit.
    Ao contrário dele, não sou muito fã deste tipo de leitura, prefiro as imagens do que as páginas.
    Estou querendo mudar este meu jeito e se um dia vir a lê-lo, venho aqui pra te contar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Adoro as Crônicas de Nárnia!! *_*
    Confesso que nunca li os livros, mas se os filmes são bons imagina os livros!!

    Beijinhos!!

    http://priscilameloc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Excelente postagem... Também sou super fã das obras de C.S. Lewis :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol eu ainda não li mas quando se trata de filmes de fantasia sempre é bom ler o livro antes para entender tudo direitinho.

    Beijos

    Aline
    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. muito bom, achei bem legal as cronicas de narnia..

    *------* Kiss,

    Blog
    Facebook
    Loja

    ResponderExcluir
  12. Que máximo!
    Adoro ler e tenho uma queda por livros de fantasia.
    Nárnia é tudo, né?
    Ainda ontem, aprendi sobre The Inklings(que você mencionou). É que estou lendo: A Sabedoria do Condado(Vida dos Hobbits), onde o autor Noble Smith, tece muitos comentários sobre Tolkien.

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  13. Oi querida!
    muito interessante, nunca tinha pensado desta forma!
    enfim, amo as histórias!
    adorei seu cantinho, seguindo aqui!

    ta rolando um sorteio! vem participar!
    Belezura de Unha
    beijok

    ResponderExcluir
  14. Acredita q fiz um julgamento sobre esse filme, sem nem mesmo assisti..
    Achei q não ia gostar, e nunca me interessei em assistir..
    Mas fiquei curiosa agora..
    Vou procurar assistir..

    Amei a Resenha..!

    Beijocas :*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  15. Que dica bacana, Carolina:) Achei as ilustrações fofas também;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ai Carol, você me fez ficar com muita vontade de ler os livros!!!!rsrs
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de ler mais, tipo livros desse estilo. Hoje busco livro de psicologia infantil, estou tao dentro dessa area... Dicas para as ferias, irei comprar para minha filha. Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Carol, nossa hj é o segundo blog que visito que fala sobre As crônicas de Nárnia.
    Fiquei curiosa. Nem sempre os filmes são fiéis ao livro né? Já me desiludi tanto... Por isso sempre começo com os livros!
    Vou colocar na minha lista, ela está bem comprida, mas fiquei muito curiosa, gosto muito de ler, explorar novos mundos!!!

    Carol, aquela barraquinha fica em uma praça chamada Praça dos Bombeiros aqui em Floripa. É de um senhor que fica lá faz muitos anos, é tipo um cebo sabe? Ele vende livros usados.. Ele é um querido e me deixou tirar fotos lá ;)

    Beijinhos e um ótimo restinho de semana!

    Nanda

    ResponderExcluir
  19. Meu marido ama As Crônicas de Nárnia! :)

    http://bruh-correa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Carolina, comprei As Crônicas de Nárnia esse ano e estou louca para ler! Adoro os filmes e o livro deve ser incrível!

    Adorei o post! Leia O Senhor dos Anéis sim, acho que vai gostar :)

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol.
    Já assisti -O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa
    Adorei o filme.

    Depois vi comentários sobre esse livro completo.
    Ele está na minha lista de desejos.

    Adorei seu comentário e explicações sobe o livro.

    Bjo.

    Ana Virgínia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...