quarta-feira, 26 de junho de 2013

O pintinho

Eu tinha dez anos quando encontrei, entre minhas colegas, a primeira amiga de verdade.

Nossa camaradagem tornou-se a coisa mais importante para mim.

Entretanto, eu era de natureza exclusivista e me sentia violentamente enciumada sempre que ela manifestava interesse por alguma coisa que nada tivesse a ver comigo.

Mamãe compreendeu o que estava ocorrendo.

Um dia ela chamou-me para ver uma ninhada de pintinhos que havia acabado de sair do ovo.

Fiquei encantada. Eram umas coisinhas lindas, feitas de suave veludo cor de ouro.


Em meu entusiasmo, colhi um deles na mão. Mas apertei-o com tanta força que por um pouco não o sufoquei. Ele, naturalmente, lutou para escapar até que, desvencilhado-se, correu para longe de mim.

Mamãe notou o meu desapontamento e disse:

-Pegue um outro, mas procure segurá-lo suavemente. Se você o prender com muita força, por instinto ele vai querer fugir.

Fiz uma segunda tentativa e o pintinho aninhou-se quietinho na palma da minha mão. Senti-me muito feliz e sorri para mamãe. Foi quando ela me disse:

-Sabe, meu bem, as pessoas, neste mundo, são como esses pintinhos. Quando agarramos com muita força aqueles que amamos, tentando aprisioná-los em nossa mão, eles, naturalmente, não se sentem bem. E lutam por readquirir a liberdade, como fez o primeiro pintinho que você pegou. Mas se os colocamos na palma da mão, sem fechar os dedos, de modo que sintam apenas o nosso calor, percebem logo que não desejamos aprisioná-los, pelo contrário, apenas aquecê-los com um pouco de nós mesmos, sem a pretensão de exigir-lhes nada. Foi o que sucedeu com o segundo pintinho.

Aquilo me impressionou muito e guardei a lição.

Não quero dizer que deixei de sentir ciúmes, pois isso faz parte da natureza humana. Todavia quando o exclusivismo fala mais alto em meu espírito, controlo-me mentalizando a figura daquele pintinho na palma de minha mão.

Foi assim que aprendi a manter junto de mim aqueles que, pensando seriamente, desejo que permaneçam perto de meu coração...

do livro "E, para o resto da vida..." (Wallace Leal V. Rodrigues)

 Adoraria ter você no facebook também!

18 comentários:

  1. Tenho a minha maneira de 'aquece-lo', sem precisar estar junto o tempo todo. Aprendi com a vida. Minhas amigas sabem que mesmo longe estamos juntas pelo coração. Beijos. Ótimo dia para você.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, bem verdadeiro esse texto, é exatamente assim, se apertar demais, tentar prender demais o natural é que aquele a quem se quer prender tentará escapar...
    Seja num relacionamento a dois, entre amigos, pais e filhos, n se pode sufocar!

    Bjooos

    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Lindo isso,verdade pura! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Carol, que trecho mais lindo e fez todo sentido pra mim nesse momento. Arthur tem um amiguinho na escola desde o 1° ano, mas agora o menino anda fazendo outros amigos, o que anda deixando meu filho enciumado. Já expliquei pra ele, mas vou usar o exemplo do patinho, quem sabe faz mais sentido pra ele :)
    bjs e um ótimo dia pra vc

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Carol. Realmente acontecesse isso, com os amigos, familiares, namorados e com os animais.
    Boa quarta-feira!
    Beijinhos, Gabrielle.
    www.eueumesmagabrielle.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a mensagem! Eu tb sempre me senti assim, mas com o tempo passei a dar mais espaço para as pessoas que amo! :D

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Carol!
    Essa mensagem é tão importante! Muitas vezes, talvez até mesmo por imaturidade, aprisionamos as pessoas queridas e por esse motivo elas acabam se afastando, o que é muito triste!
    É importante aprendermos que amar não significa aprisionar!

    Lindo dia para você!

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol já estava pensando nossa como a mãe da Carol é sábia, só depois vi que é de um livro, linda mensagem.

    Olha mesmo assim sua mãe deve ser sábia por ter uma filha com a sua índole vc é especial Carol.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  9. Oiii Carol, gostei da história, é uma boa forma de ensinar a uma criança o mal que faz o ciumes e a possessividade! Bacana! Contando uma história sobre pintinhos, minha filha ganhou 4 pintinhos uma vez, estavamos em um churrasco e ela não ia p casa comigo, por que ia dormir na madrinha, então pediu que eu os levasse p casa, a tonta foi p casa mais cedo, com o sol quente ainda, deixei o carro na porta e entrei só lembrei do carro e dos pintinhos que viraram anjinhos no outro dia, nem preciso contar o trauma da minha filha né rsrsr afff bjooooss

    ResponderExcluir
  10. oiiiii..carol......realmente,e assim mesmo,essa mensagem diz tudo...lindaaaaaaaaaa d+++++++..bjus no coraçao.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol
    Uma bela mensagem deste livro, ensinada de uma forma gostosa e simpática.
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Que lindo Carol. Uma bela lição as vezes gostamos tanto que sufocamos não por maldade.

    Beijos

    Aline
    conprasdemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Carol adoro suas mensagens!

    Minha inspiradora, rs

    Beijos
    Fe Fritoli
    http://firulissesetc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que lindo Carol!
    Uma mensagem bela e instrutiva :)

    beijos.
    www.deep-luv.com

    ResponderExcluir
  15. Que texto lindo, Carol! Que bom que compartilhou. É uma mensagem que faz pensar, pois até o amor precisa ser dosado...
    Abraço,
    linda semana!

    ResponderExcluir
  16. Uau, a algum tempo atrás aprendi essa lição, por isso gostei muito do trecho do livro que você citou!
    Eu quero comprar esse livro!
    bjsss

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...