sábado, 2 de abril de 2011

Maria Fumaça

No final do ano passado e início deste ano eu tive a grande oportunidade de viajar para o Rio Grande do Sul. Passei quase dez dias nas Serras Gaúchas, mas especificamente em Bento Gonçalves, Gramado e Canela.

A região, a cultura, tudo é encantador. Registrei vários momentos que renderão postagens (só lamento muito a minha máquina ter estragado nos últimos dias...).

Um dos passeios que me encantei foi o de Maria Fumaça. Talvez por nunca ter andado em uma, no máximo aqueles trenzinhos de Parque de Diversão.

É um passeio que dura cerca de 1:30h a 2hs, inicia-se na cidade Carlos Barbosa, paramos em Garibaldi para uma degustão de vinhos, suco de uva e queijos e depois seguimos viagem a Bento Gonçalves.



O que torna o passeio encantador são as caractéristicas que ainda são mantidas vivas.
Desde a estação, onde você espera a Maria Fumaça e onde você desembarga, até os detalhes de um vagão.
Isso sem contar que a vista da região contribui, e muito, para o passeio ser completo. Desde as casas muito bem cuidadas, as vegetações típicas, as serras... é tudo muito lindo!


E durante o passeio, dentro da Maria Fumaça, há apresentações típicas da região: teatros, músicas italianas e a tradicional música gaúcha.


E para fechar o passeio com chave de ouro, na estação final (em Bento Gonçalves) tem uma fótografa que há 16 anos tira fotos de turistas com roupas e objetos típicos da época em que os imigrantes italianos começaram a chegar.


Então, para quem gosta de viajar e que ainda não conhece o Rio Grande do Sul, não deixe de visitar essas 03 cidades e passando por Bento Gonçalves: passeio de Maria Fumaça.
Ótimo final de semana para todos!




19 comentários:

  1. Adorei a dica! A paisagem realmente deve ser incrível! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lindoooo!

    http://hallogirl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bom viajar e conhecer lugares e culturas diferentes...
    Que belo passeio!

    Bjss e um ótimo final de semana...

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah... Garibaldi... Bento Gaonçalves... Gramado... nossa, como eu amo o Sul!
    Estão LINDAS suas fotos, e sua viagem deve ter sido maravilhosa tb!
    Obrigada por ter me visitado de volta! Estou te seguindo!
    Beijos
    livinaround.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo é indescritivel, na minha cidade tinha um trem que chamavamos de Maria Fumaça e ele nos levava a uma cidadezinha aqui pertinho, era nosso passeio de final de semana. Eu ia simplesmente AMAR!!!

    Bom final de semana.
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  6. Oi

    vim agradecer a visita e te conhecer... já toh seguindo.
    isso deve ser o máximo né? temos aqui no estado de SC e nunca fui.
    mas a que ainda quero ir mesmo é naquela de Curitiba, q tbm deve ser tudo de bom.

    bjkas e bom sábado!!

    ResponderExcluir
  7. OI Carolina,
    Eu não conheço o RS e tb nunca andei de Maria Fumaça, acho que vou anotar nas minhas "Coisas para fazer antes de Morrer".
    Bjkas e um ótimo sábado para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  8. que máááximo
    sempre quis andar! *-*
    amei teu blog e to seguindo
    te espero lá
    beijos

    rendasepaetes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei.
    Estou seguindo você.
    Dê uma passadinha no meu tbm! bjss

    ResponderExcluir
  10. ADOREI A MENSAGEM ADORARIA VIAJAR DE TREM PASSANDO ASSIM NO MEIO DO MATO DEVE SER LINDO!

    ResponderExcluir
  11. Que delícia de passeio! Eu conheço só Erechim e região no RS... Muito lindo! Beijo!

    www.madamenutso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. eu tb andei de maria fumaça e fiz uma foto dessas com minha familia...

    iloveleli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Minha amiga passou a lua de mel dela ai.. ela me trouxe um vinho de presente.. e disse q é linda a cidade e os passeios tb...
    beijokas

    ResponderExcluir
  14. Que postagem legal Carolina. Eu não conheço o RS, mas tenho muita vontade de visitá-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Ai que delícia, também quero! Bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!!! Que delícia, tenho vontade de conhecer o Sul!!!

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Carol, eu sou do Sul, achei seu blog pesquisando umas fotos da maria Fumaça. Fui este fim de semana para Bento e mesmo sendo gaucha, não conhecia esta parte, adorei a visita a Bento e como é bom ver pessoas postando fotos e frases que favorecem o nosso Rio Grande.
    Saibas que no Natal tens de visitar o Natal luz em Gramado, não tem como não olhar e voltar a ter a imaginação de criança e chorar de tão lindo.
    Fora o Voo de asa Delta em Nova Petropolis na Sera tbm!
    Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...