terça-feira, 21 de junho de 2011

O boneco


Um dia vovó comentou que os doces - feitos por ela e minha mãe naquela manhã - haviam desaparecido do armário. E não sabia o que tinha sido feito deles.

Embora nenhuma das duas parecesse de qualquer forma preocupada com a ocorrência, eu imediatamente disse:

-Foram roubados.

Elas me olharam surpreendidas, mas foi vovó quem estabeleceu conversação comigo.

-Você tem certeza? ela perguntou.

-Tenho! sustentei. E foi o Pedrinho.

Pedrinho era um dos meus irmãos. Vovó insistiu:

-Você tem certeza?

-Se tenho! Foi o Carlucho quem me contou.

-Minha filha, disse ela tranquila, passando o seu braço pelo meu, venha até o meu quarto. Quero lhe mostrar uma coisa.

pt.artesanum
No quarto ela abriu a gaveta de uma cômoda e tirou, lá de dentro, um boneco que eu nunca tinha visto.

-Veja como está bem vestido!

Eu não estava entendo. Aquilo nada tinha a ver com o caso dos doces. Ela prosseguiu:

-Vá dizendo o que mais lhe chama a atenção neste boneco.

-Tem uma bonita roupa, uma camisa linda! respondi ao observar os punhos, o peitilho e o colarinho impecáveis.

Assim que terminei de falar, minha avó tirou o paletó do boneco. Caí na gargalhada quando vi que da impecável camisa só havia os punhos, o peitilho e o colarinho.

Mas, de súbito, compreendendo, me tornei muito séria.

E vovó, abraçando-me a sorrir, disse concluindo:

-Veja você como são as coisas. A gente só pode crer naquilo que vê. E do que se vê, muitas vezes é preciso acreditar apenas na metade. Você percebeu por que?

Já se passaram muitos anos. Mas, sempre que sou levada, por certa irreflexão - tão comum nos seres humanos - a julgar fatos ou pessoas pelas aparências, vem-me à lembrança a impecável camisa daquele boneco da vovó...


E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)

14 comentários:

  1. Uma lição e tanto!

    Obrigada Carol por me ajudar tá???Ameiii a plaquinha!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Bela históriam, tb admirei muito o jeito q a sua vó encontrou para lhe ensinar. Obrigada por compartilhar conosco. Passei aqui para conhecer seu blog e estou gostando dos assuntos.
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Mto lindo!
    Adorei, que lição de moral né?

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Muito lindo o texto!

    Sobre os acabamentos, eu já escolhi sim.. estão todos prontinhos para colocar na casa, feriado vou lá ver como anda as coisas e tiro algumas fotinhas =)


    beijooooos!

    casadonossojeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina!
    Quanta sabedoria nas coisas simples!
    É verdade! Vendo esta frase lembrei que hoje nem no que se vê se pode acreditar, a tecnologia forja verdades para nossos olhos que nos enganam completamente.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. oi
    passei para conhecer o teu blog e te convidar para conhecer o meu...se gostar me segue e me avisa para seguir o seu tbem!!!
    http://brechodabelize.blogspot.com/
    que lindo...adorei...super fofo...adoro artesanato e que bela história... ;)

    ResponderExcluir
  7. Um alição que todos nós deveriamos aplicar em nossas vidas. Julgar é algo tão fácil que tornou-se natural, muitas vezes cometemos grandes erros por conta disso.
    Beijos!

    http://hellodivas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Fiquei até arrepiada com esse texto, muito lindo!
    Carol querida obrigada pela força. Ainda dói muito mas sei que ela agora é uma estrelinha linda que brilha no céu!

    Bjss e uma maravilhosa terça...

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É uma excelente história para reflexão. Realmente somos levianos ao fazer acusações sem a devida comprovação.
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  10. Que legal este texto Carol!
    Acho que se toda criança realmente passasse por uma lição como esta, o mundo já seria um tiquinho melhor, né?!

    Bjooo querida e saudades de vc!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Carol,

    Agradeço por compartilhar conosco tão bela história com uma linda lição!!

    Beijinhos para você!

    ...Fique em paz!...

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol,
    Obrigada pela visita, adoro receber visitas.
    Você acredita que tive que criar um novo blog só para postar os selos que ganho ( to me achando).
    Apareça mais vezes, será muito bem vinda.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Estava sentindo saudades desses textos tão especiais que você posta. Obrigada por partilhá-los conosco.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...