quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O que tem importância?



"Estava muito irritado. Sacudia ao vento cabelos de ouro:

- Eu conheço um planeta onde há um sujeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão somas. E o dia todo repete como tu: "Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!" e isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem; é um cogumelo!

-Um o quê?

-Um cogumelo?

O principezinho estava agora pálido de cólera.

- Há milhões e milhões de anos que as flores fabricam espinhos. Há milhões e milhões de anos que os carneiros as comem, apesar de tudo. E não será sério procurar compreender por que tanto tempo fabricando espinhos inúteis? Não terás importância a guerra dos carneiros e das flores? Não será mais importante que as contas do tal sujeito? E se eu, por minha vez, conheço uma flor única no mundo, que só existe no meu planeta, e que um belo dia um carneirinho pode liquidar num só golpe, sem avaliar o que faz, - isto não tem importância?

Corou um pouco, e continuou em seguida:

-Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para que isso basta para que seja feliz quando as contempla. Ele pensa : "Minha flor está lá, nalgum lugar..." Mas se o carneiro come a flor, é para ele, bruscamente, como se todas as estrelas se apagassem ! E isto não tem importância!




Não pôde dizer mais nada. Pôs-se bruscamente a soluçar. A noite caíra. Larguei as ferramentas. Ria-me do martelo, do parafuso, da sede e da morte. Havia numa estrela, num planeta, o meu, a Terra, um principezinho a consolar! Tomei-o nos braços. Embalei-o. E lhe dizia: "A flor que tu amas não está em perigo... Vou desenar uma pequena mordaça para o carneiro... Uma armadura para a flor... Eu..." Eu não sabia o que dizer. Sentia-me desajeitado. Não sabia como atingi-lo, onde encontra-lo... É tão misterioso, o país das lágrimas!"

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry

20 comentários:

  1. Oi Carol!!!

    Que lindo esse trecho do livro, acho que eu já li ele inteiro, só em citações, perfeito!!!

    Bjinhos e tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim é misterioso o país das lágrimas, mas um afago, um abraço, uma presença nos faz sentir bem melhor. Lindo trecho escolhido. Ótimo dia.

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo dia pós feriado para você!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo! Como sempre me surpreendo mais ainda a cada vez que visito teu blog flor! As vezes acordo tristem um pouco "depre" sabe?! E quando olho tuas postagens tenho outra visão no mesmo momento!
    Parabéns flor, de coração mesmo!
    Bjo enorme e boa quinta!

    *-*

    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! Eu ainda não li esse livro...
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Adoro este livro... Faz tanto tempo que li... E conheço vários cogumelos!!!rsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Nossa Carool! Eu amo cada parágrafo desse livro!
    Muito linda esta postagem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é tão gracioso né?! E tão profundo ao mesmo tempo. Adorei o trecho que vc escolheu!
    Tenha um dia adorável, Carol querida :)
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  9. Carol,
    Pode até parecer estranho, mas ainda não tive o prazer de ler o Pequeno Príncipe!
    Diversas pessoas já o recomendaram, mas eu ainda não o comprei ou peguei em prestado para ler.
    A citação em si foi linda e me deu ainda mais vontade de lê-lo, assim que der vou a um Sebo perto do trabalho para pegar um exemplar e chamar de meu...
    Estava com Sdds do seu cantinho que todos os dias aquece o meu coração de uma maneira diferenciada!

    Uma ótima quinta feira pra Ti Flor!
    Beijoks...
    Cintia!
    *cintok.blogspot.com*

    ResponderExcluir
  10. Já faz taaantos anos que li esse livro que acho que vou ter que ler de novo. é um aprendizado e tanto. ;)
    adorei esse trecho, não me lembrava.

    bjkas linda.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!

    Eu PRECISO ler esse livro. De uma forma doce ele tem uma profundidade nos ensinamentos, né?!
    E que não sejamos, nunca, cogumelos =D

    Beijo!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O pequeno príncipe foi um dos livros que mais me emocionou...vale muito a pena ler!
    :D

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!
    Na sua curiosidade e ingenuidade ele sempre nos emocionará com suas mensagens de coração puro e simples. Quanto desperdiçamos com o que damos importância!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. nossa adorei a postagem , muito lindo e gostei muito do seu blog, beijos flor
    http://veuseoutrascoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. oi Carol

    retribuindo a visita

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol,
    Eu amo este livro! Já fiz um post sobre ele e aqui do meu lado eu tenho uma caneca cheia de chá branco gelado. É uma caneca do Pequeno Príncipe, na qual está escrito: "O essencial é invisível aos olhos".
    Beijos 1000 e um ótimo restinho de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  17. hey!! vota no Pink Pimenta aqui:
    http://petitechemise.blogspot.com/2011/09/votacoes-abertas.html

    vlw!

    ResponderExcluir
  18. hum...este livre é pura sabedoria !!!adorei quando li!

    bjs
    fernanda

    ResponderExcluir
  19. Carol querida!

    Esse livro é mesmo muito especial, adoro!!! Lindo post!


    Bjss querida e uma ótima noite!

    http://toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. CArol,

    Esse livro tem emnsagens lindas que vale sempre muito a pena....
    Esse trecho é demais!!!!

    Bjs Linda!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...