terça-feira, 13 de setembro de 2011

A tartaruga

Quando menino eu era impaciente, arreliado e áspero no tratamento com as outras pessoas. Quando desejava alguma coisa, ao invés de solicitar com educação, azucrinava os ouvidos alheios até que, para se livrarem de mim, davam-me o que pretendia. Assim, transformara-me em uma criança moleta e pouco simpática.

Eu percebia que aquilo aborrecia muito os meus pais, porém pouco me importava com isso. Desde que obtivesse o que queria, dava-me por satisfeito. Mas, está claro, se eu importunava e agredia as pessoas, estas passaram a tratar-me de igual maneira.

Cresci um pouco e de certa feita me apercebi de que a situação era desconfortante e me preocupei sem, entretanto, saber como me modificar.

O aprendizado me foi dado em um domingo em que fui, com meus pais e irmãos, passar o dia no campo. Corremos e brincamos muito até que, para descansar um pouco, dirige-me para a margem do riacho que coleava entre um pequeno bosque e os campos. Ali encontrei uma coisa que parecia uma pedra capaz de andar. Era uma tartaruga.


Examinei-a com cuidado e quando me aproximei mais o estranho animal encolheu-se e fechou-se dentro de sua casca. Foi o que bastou. Imediatamente pretendi que ela devia sair para fora e, tomando um pedaço de galho, comecei a cutucar os orifícios que haviam na carapaça. Mas os meus esforços resultavam vãos e eu estava ficando, como sempre, impaciente e irritado. Foi quando meu pai se aproximou de mim.

Olhou por um istante o que eu estava fazendo e, em seguida, pondo-se de cócoras junto a mim, disse calmamente:

-Meu filho, você está perdendo o seu tempo. Não vai conseguir nada, mesmo que fique um mês cutucando a tartaruga. Não é assim que se faz. Venha comigo e traga o bichinho.
Acompanhei-o e ele se deteve perto da fogueira que havia aceso com gravetos do bosque. E me disse:

-Coloque a tartaruga aqui, não muito perto do fogo. Escolha um lugar morno e agradável.

Eu obedeci. Dentro de alguns minutos, sob a ação do leve calor, a tartaruga pôs a cabeça de fora e caminhou tranquilamente em direção a mim. Fiquei muito satisfeito e meu pai tornou a se dirigir a mim, observando:

-Filho, as pessoas podem ser comparadas às tartarugas. Ao lidar com elas procure nunca empregar a força. O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade.


do livro E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)





23 comentários:

  1. Bomm dia!! E é a pura verdade... usando o mesmo princípio consegui melhorar a convivência com aquele tipo de cliente bem chato... rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol! Uma boa lição né?! Nunca devemos querer as coisas usando a força, ou sendo mal educados e ignorantes! Tdo tem o seu tempo!

    Então querida... Tenha uma terça maravilhosa e uma semana abençoada! Beijo enorme!

    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais =)
    Nada melhor do que ir com jeitinho hehe.
    Bjoo, querida

    ResponderExcluir
  4. Realmente uma grande lição de vida!!
    Bjãooooo

    ResponderExcluir
  5. Que graça isso ... de se pensar!


    Beijos ...

    Elaine

    http://useihoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vocês e seus textos inspiradores...
    Sempre nos fazendo aprender alguma coisa!
    Seu blog é especial Carol!

    Bjus
    @OMundoDeCaliope

    ResponderExcluir
  7. Adorei
    sim é uma lição de vida
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiiii.... Carol, sempre que passo por aqui, leio o que preciso!!! E hoje este ensinamento cala fundo no meu coração... Beijos!!

    ResponderExcluir
  9. Lindo texto, Carol!

    Arrasouuu!!!

    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que lindo !!!!

    Realmente uma excelente metáfora :)

    Parabéns...vc sempre nos presenteia com textos maravilhosos!

    beijocas

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol!!!

    Que lindo, eu amei o post, uma verdadeira lição de vida!!!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Texto lindo... Nunca gostei de incomodar ou ser do tipo 'birrenta', sempre esperei por minha hora e pela hora certa!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. CArol,
    A força nunca deve ser o ponto forte em algumas situações...
    Esta ai uma bela lição!!!
    Vc e seus maravilhosos textos fabulosos!!!!!

    Eu que agradeço pelos seu carinho de sempre!!!

    Bjs Linda!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol!
    Lindo e mágico! Assim desabrochamos!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. oi Carol

    passando p fazer uma visitinha

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Que refexão linda Carol! Amei!
    "O calor de um coração generoso pode, às vezes, levá-las a fazer exatamente o que queremos, sem que se aborreçam conosco e até, pelo contrário, com satisfação e espontaneidade." è isto mesmo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. É vero hihi!
    adorei a lição!
    *-*
    Bjao!








    http://srtatudojuntoebaguncado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Adorei o texto... boa reflexão! bjs Zí

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol BOA TARDE,
    Desculpe-me pelo sumiço, é que ando com muita pressa, gente hoje tem mais SLZ FASHION, vim aqui só pra deixar um recadinho:
    Fique por dentro de tudo que rola no SLZ FASHION, você pode acompanhar a cobertura completa do evento e se sentir à vontade no mundo da moda, basta entrar no site www.deluxetv.com.br e conferir ao vivo.
    As mais renomadas grifes estarão na passarela do SLZ FASHION, confira também todas as fotos(em tempo real)dos desfiles no site www.meuestilogugafernandes.com.br

    HOJE TEM:
    Black Box
    Dress to
    Espaço Festa (Vanuza)
    * Fashion to love Infantil: PUC e Hering Kids
    Hope
    Diva
    Jorge Bischoff & Heliana Alencar
    Chico Coimbra

    Beijos e até mais
    Guga Fernandes
    www.meuestilogugafernandes.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que linda reflexão Carol! Vc é mesmo uma pessoa muito especial!

    Bjss querida e uma ótima quarta!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Carol, vc é especial em tds os sentidos. pessoa rara, de um coração grandioso!

    amada, acho mesmo que vc tem que imprimir umas fotos, pq olhando assim estão perfeitas.

    bjkas e ótima noite!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...