segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Nome

Ter um nome é um dos nossos primeiros direitos.
É o início da nossa individualidade.
Acredito que a escolha de um nome é um ato de extrema importância. A escolha feita pelos pais refletirá por toda nossa vida, teoricamente.

Eu adoro saber o nome das pessoas. E mais ainda o porquê da escolha do nome.

Esses dias estava mexendo em umas coisinhas e encontrei em um papel, já amarelado, a lista de sugestões  do meu nome:


Carolina era o nome da minha avó paterna.
Quando eu nasci meus avós paternos já haviam falecido.
Sou a primeira filha.
Meu pai quis homenagear a minha avó e me presentou com esse nome.
Eu amo meu nome! Amo o motivo de tê-lo! 

Você sabe o por que do seu nome? Gosta dele?
Qual o motivo da escolha dos nomes dos seus filhos?
Já palpitou em alguma escolha?

45 comentários:

  1. Bom dia, Linda Carol! Que post lindo! Nossa, me emocionei. Bom vamos lá: Eu me chamo Camilla, mas na verdade era pra eu me chamar Amanda, minha mãe pediu para que meu pai fosse me registrar, e escreveu meu nome completo em um papelzinho para que meu pai não esquecesse, e lá foi ele, chegando no cartório, imagino eu que ele não estivesse muito contente com o nome, me registrou como Camilla, e detalhe, com dois 'l' viu, haha, só meu pai mesmo. E eu perguntei a história do meu nome para meus pais e eles contaram bem assim, disseram que era pra ser Amanda e acabou sendo Camilla. Eu também amo meu nome, acho que mesmo sendo um nome meio comum, o fato de ter os dois 'l' ficou bastante original, sou muito feliz por me chamar 'Camilla'. Pesquisei sobre o meu nome e descobri que seu significado é 'pronta para servir sempre', e é o que realmente sou Carol, amo ajudar as pessoas e me dedicar por inteira à elas, faço juz ao meu nome, não é mesmo? Bom, ainda não tenho filhos, mas quando tiver ai, nossa, são tantos nomes que acho lindo... Maria Carolina, Isabel, Clarice, Maria Rita, Maria Cecília, Benício, Heitor, André, Bruno... aiin, você me apertou agora!

    Carol, Minha Linda! Tenha uma segunda abençoada, que Deus Nosso Pai, lhe abençoe em tudo.

    Beeijos, Linda Minha! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida!
    Saudades de vir aqui!
    Então essa semana que passou todo mundo aqui em casa ficou doente, febre, tosse, dor de garganta e coisa e tal. Não tive animo pra mim na net rs.

    Sabe meu nome foi escolhido pelo meu pai. na epoca por causa da cantora Maysa, sabe quem é né? Eu amo meu nome.
    Os nomes das minhas filhas é Laysa Suemii e Alyssa Megumi. A primeira filha foi uma história engraçada, vou te contar a história. Quando fiquei sabendo q estava gravida o ultrasson apontou que ia ser um menininho fiz 2 ultrasson e os dois confirmaram que ia ser um garotinho iamos colocar de Ítalo Yurian (Ítalo é o nome do meu irmão mais velho já falecido). Mais acabou que no terceiro ultra descobrimos que ia ser uma menina... E olha que já estava quase na hora de ganhar o neném. Tinha feito chá de bebê tudo verdinho com o nome do garotinho, bordei, pintei toalhinhas tudo com este nome. COmprei o enxoval todinho azul, verdinho com estampas de carrinhos e tal. Daí qdo descobri fiquei desanimada rs. Não por ser uma menina e sim pq estava preparada pra mim um menino, não sei se me entende... Daí Laysa quem escolheu foi minha mãe, que na verdade não era pra ser Laysa e sim Lisa. Mais acabou ficando Laysa. Eu gostei do nome pq combina com o meu hehehe. Suemii é uma junção do sobrenome da minha mãe com o nome dela. Ficou lindinho né? hehehe.

    Agora o nome da minha segunda filha foi uma coisa meio doida tbm. Eu e meu marido não tinhamos nenhum nome, nada vinha a cabeça. Daí certo dia sentamos e ficamos juntando nomes de meninas... tpw Laila, Leila, Larrissa e tal, daí acabou saindo Alyssa da boca do meu marido e eu gostei e ficou. Alyssa é grego significa racional. Agora Megumi é o nome que minha vózinha que é japonesa escolheu, ela pediu pra colocar na minha primiera filha. Só que não coloquei, daí qdo ela soube q eu estava gravida me pediu de novo, acabei colocando. Ela disse q tem um significado muito lindo e que não sabia o q era em portugues (ela só fala em japones). Daí pesquisei e tal, significa Benção. Vindo dela este nome me sinto muito feliz pois foi minha vózinha que me criou e tal. É uma homenagem né?! E eu achei que ficou lindinho. O que vc achou??

    Menina desculpe pelo comentário longo, é que eu precisava contar hehehe.

    To na correria aqui, preciso correr pra dar atenção para as duas filhas. rs

    beeeijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. Oi, desculpe o comentário a cimaé meu, loguei errado. rs.

    ResponderExcluir
  4. Carol que legal você ter encontrado esse "papel" que na verdade é um tesouro! Como você também acho a escola do nome muito importante, é para toda a vida!
    Eu escolhi o nome do filho e o marido ficou com a escolha da menina.
    Beijo, lindo dia!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Carol,
    O meu nome Maria do Carmo também é o nome da minha vózinha ... Só que materna!
    Ela faleceu antes que eu nascesse e minha mãe quis fazer essa homenagem.
    Acredita que nasci super parecida com ela??
    :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. sabe que eu não sei Carol... vou procurar saber
    rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Carol também adoro saber os significados dos nomes! Quando minha mãe ficou grávida de mim, todos pensavam que era menino, naquele tempo eles demoravam a saber e era só no palpite, então até nome já tinham escolhido, que era Túlio, risos! Meu pai disse que adorava esse nome e minha mãe aprovou, então me chamaria de Tulio. Quando descobriram que era menina, minha mãe ficou em dúvida entre Letícia e Lorena, mas meu pai mais uma vez escolheu Lorena. Na época não foi por acentrais, apenas por gostarem do nome.
    Eu gosto por demais do meu nome, acolhi com muito agrado e hoje é minha marca!

    Já o da minha pequenuxa, eu confesso que tinha outro para colocar, pois sempre apreciei o luar e esse nome, me deixava um pouquinho mais próxima da Lua. Porém, meu pai (que eu tanto amo), pediu pra me colocar Fernanda, em homenagem a minha tia que era um doce de mulher e que foi guerreira, cuidou de 8 crianças enquanto minha vó ia pra roça, pensando nessa linda história e desejando que minha filha seja guerreira, resolvi homenagear. Mas, ressaltando que todos, tanto marido como minha família, amaram a escolha.

    Beijo enorme...
    Muitas coisas boas pra você!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  8. Eu escolhi o de todos o 4 filhos numa lista enorme da Revista Pais e Filhos.Foi legal, mas na época não se sabia o sexo,então eram escolhido dois e depois, conforme carinha do bebê,sr beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal!

    Era para eu me chamar Ana Paula, mas ai uma tia minha teve uma filha primeiro que minha mãe e chamou ela de Ana Paula. Então minha mãe teve que trocar e colocou Gabriele. Ela acha que ficaria diferente e lindo! Ela para ser com dois "l" mas meu pai acabou registrando com um só rsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Que fofo ter encontrado estas anotações. Eu gosto muito do meu apelido, mas não muito do meu nome. Sempre fui chamada pelo apelido e até estranho qdo alguém me chama pelo meu nome completo.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  11. Que legal Carol.

    A escolha do meu nome também é um pouco parecida com o seu.

    Vou preparar um post lá e você verá.

    Eu também gosto muito de escutar as histórias sobre os nomes das pessoas.

    Um abraço.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O meu nome era para ser Danila, meu pai não muito contente com esse nome, resolveu colocar Danielly, assim bem caprichado, isso a minha mãe me chamando de Danila em casa, pai chegou todo desconfiado...essa aqui é minha Dani.. e a mãe completou danila.. e nem era.
    hehhe..
    Os nomes dos meus corações, a primeira foi uma homenagem a Santa Clara, coloquei de Ana Clara, e o segundo queríamos um nome antigo, porem do Bem, nome forte e único, e foi Benício.
    e eu amo meu nome e dos meus filhotes.

    beijos, amei o post.

    ResponderExcluir
  13. Q legal Carol..
    E seu nome é lindo.!

    Beijinhos :*
    Ótima Semana pra vc ")

    ResponderExcluir
  14. Carolina é um nome lindo. Gosto de Carolina assim, simples, sem invenções. Meu marido adora, a avó dele se chamava Carolina e ele sempre diz que adoraria ter uma filha que se chama-se Carolina. Ó será que terei uma Carolina?? Rs. Mas realmente é muito bonito. Mas tenho problemas com apelidos. Vou ser super sincera e não me leve a mal, Carolina é um nome tão lindo que quando chamam Carol fico....óóó. Carol? Não pode! Sei que é inevitável, mas não gosto disso. Por exemplo: para homem adoraria ter um Rubens...e aí? Como fica? Rubinho? Dinho? Não quero. Entende? Nomes lindos que já nascem e a gente só escuta o apelido. Tenho que trabalhar bem isso, tb nada a ver deixar de colocar nomes lindos por causa de apelidos, temos que ser superiores né? Adoro nomes fortes e meus pais escolheram Alessandra por acharem um nome bem forte. Gosto muito do meu nome, combina comigo e por incrível que pareça poucas vezes fui chamada de Alê, Lê e Lelê. Todos na maioria me chamam Alessandra. Adoro! Mas tb foi um costume de casa, todos chamam por Alessandra e é isso que quero para os meus. Adoro Catarina, Carolina, Manuela ...e para homens adoro Rubens, Angelo mas ainda não tenho nada resolvido para os nomes dos meus filhos. Ahhhh adoro Felipa, meu marido é Felipe e adoraria ter uma menina chamada Felipa e quem disse que marido deixa? Rs....complicado.
    Adorei ver as suas possibilidades de nomes e acho que vc tem total cara de Carolina. Tudo a ver com vc! Lindo, simples, doce.....lindo o seu nome. Quem sabe eu tb tenha uma Carolina.? Hein? Quem sabe?

    ResponderExcluir
  15. Olha eu de volta, adoro o assunto! Já palpitei em alguns nomes e ficaram para minha surpresa. Um foi o filho da minha prima, ela estava grávida e eu amava aquele cantor Guilherme Arantes, um belo dia falei Guilherme ela abraçou na mesma hora. Um outro a moça ( estranha, mas conhecida) perguntou para mim que nomes eu achava bonito e eu disse alguns e no meu gosto tinha Manuela. A menina já tinha nome...se não me engano seria Isabela. A mulher foi lá e colocou Manuela....rs. Esses lance de nomes dá conversa longa. Ahhhhhhhh outro nome lindo é André....mas esse minha Mama e papi's escolheram para o meu irmão. Ahhhhhhhh se meu irmão não se chama-se André seria minha primeira opção para filho homem, mas não gosto de repetir nomes já existentes na família. Mas Carol e vc? Que nome vai colocar nos filhos? Beijos.

    ResponderExcluir
  16. O nome é mesmo super importante. Há crianças que ficam marcadas para sempre pelos seus nomes estranhos. Gosto do meu nome. O nome dos meus filhos não foi muito criativo, mas foi dado com muito amor, a pensar nos avós materno e paterno, Fernando e Filipe, f e f. Bjs

    ResponderExcluir
  17. Que legal! Eu tb adoro xeretar essas coisas, sei que se fosse menino meus iam colocar pablo (nem gosto), ainda bem que ficou mariana! rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  18. Não! Não sei :(
    Vou investigar :)
    AMEI o post e amei ver e saber de suas memórias.
    Flores para seu dia e sua semana e diz a Alê que deixei aqui um buquê de girassóis para ela \o/

    ResponderExcluir
  19. Ai que lindo Carol... encontrarmos esses pequenos tesouros é tudo de bom né?
    Lá em casa o nome da Ágatha foi escolhido em homenagem a Agatha Christie, porque sempre achamos que ela foi uma mulher sempre a frente do seu tempo.. e por incrível que pareça a minha Ágatha Cristina adora a xará.. está lendo toda coleção dos livros e ainda os filmes...
    Já a Talitha, quem escolheu o nome foi a Ágatha, ela chegou e disse: "Mãe ela podia chamar Talitha né?"
    Nem tinha o que falar né? rsrs

    Beijinhos e uma semaninha linda viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  20. Não sei o porque do meu nome e eu nem gosto muito dele :/

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  21. Adorei o seu blog Carolina, Parabéns! Já estou seguindo. Abraço
    http://heydnayara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol,

    seu nome é lindo e adorei saber a história dele. Eu iria me chamar Mara mas acabou ficando Meire. Meire é Mary escrito erradamente em português e na realidade é Maria.
    Gosto dele mesmo assim.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  23. Oii Carolina, legal a postagem, eu não sei o por que da escolha do meu nome, meu pai não sabe e minha mãe já faleceu, mas sei que é Irlandês e significa "Viva", legal recordar! o seu nome foi muito bem escolhido! Bjoooo

    ResponderExcluir
  24. Uau, quase seria minha xará? Seu nome é realmente lindo, valeu a homenagem.
    Eu me chamo assim pq minha mãe achava que esperava um Rafael e aí como veio eu... Rafaela, mas minha mãe pensou em Scarlet por conta do filme, mas achou que pronunciariam errado então desistiu, rs.
    Eu tbm gostaria de ter a variante feminina do nome do meu irmão Fernando, rs.

    Bjus

    Rafa
    www.rafaelando.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Carol:

    Eu me chamo SILVANA e adoro meu nome.
    O motivo da escolha, eu não sei dizer.
    Minha filha se chama MARIANNA.
    Quando namorei meu marido, com apenas 12 anos de idade (rsrsrsrs), nós já havíamos combinado, que quando tivéssemos filhos, esse seria o nome escolhido.
    O destino nos separou, durante 14 anos e depois disso, nos uniu de novo, e nasceu a nossa Marianna.
    Eu escolhi um dos nomes do meu sobrinho. Ele chama-se Luis Fernando.
    Luis, por causa do pai, e Fernando, porque eu acabei dando esse palpite, e minha irmã aceitou.
    Boa semana!!!!
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  26. Olhaaaa ! Vc ia se chamar Rafaela :)
    Modéstia a parte, tb é bonito né? rsrs

    Sempre gostei de Carolina, tenho uma prima com esse nome! Acho lindo!

    O meu ia ser Érica até poucos dias antes de eu nascer..aí minha mãe enjoou, pois desde o meu irmão mais velho ela ia colocar esse nome, caso fosse menina.

    Diz minha mãe que significa "Curada por Deus" e foi minha vó que escolheu quando minha mãe disse que tinha enjoado do Érica...como eles não souberam o sexo antes, eu seria Rafaela ou Caio...Aí o Caio veio quase 4 anos depois...

    Como eu era apegadíssima à minha vó, fico feliz em saber que foi ela que escolheu :)

    Beijão

    ResponderExcluir
  27. Bem interessante esse post!

    Eu gosto do meu nome, quem escolheu foi meu irmão mais velho!

    Quando tiver meus filhos, se for menina será Maria Luísa, Maria em homenagem a minha mãe que já faleceu e Luísa é um nome me eu gosto bastante! E se for menino qro Victor, n sei pq, só pq gosto msm!

    =D

    ResponderExcluir
  28. hummm, que legal.... ainda bem o nome da sua avó era bonito... mas já ví pessoas terem cada nome estranho com essas homenagens... rsrs
    O meu nome é de origem hebraica e foi escolhido pela minha mãe, significa abelha rainha. ^^

    ResponderExcluir
  29. Carol, por anos eu não gostei do meu nome. Eu sempre associei ele a pessoas mais velhas, rsrs
    Daí quando amadureci percebi que isso era uma bobagem e essa é quem eu sou, esse é meu nome :)
    Agora o nome dos meus filhos meu marido e eu pensamos, pensamos e pensamos demais. Eu gosto de vários nomes, mas Arthur parecia uma nome tão forte, tão marcante, daí não tivemos dúvida. Já no Thomas eu quase, mas quase mesmo não coloquei Lorenzo, que eu também acho lindo.
    Tem gente que chama ele de "Thomaz", mas eu sempre corrigo, hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  30. meu nome è MARIA LUISA. mAS EU ESCREVO COM Z PORQUE NO BRASIL FUI REGISTRADA COM Z E NO URUGUAY COM *S*, RSRS.
    meu pai colocou esse nome em mim pra homenagear tbm a mae dele, minha avò , q hj nao vive mais entre nòs.
    Gosto do meu nome, so q nao queria essa confusao de S e Z , rsrs
    bjusss.
    Gostei das escolhas dos seus pais :)))

    ResponderExcluir
  31. Legal, o meu foi homenagem a uma amiga facida da minha mãe.
    :D

    ResponderExcluir
  32. Carol, o nome do meu pai é Fernando, então eles decidiram que meu nome seria Fernanda, mas antes de decidirem minha mãe queria Samantha... Ai minha avó escolheu Mayara, e ficou Fernanda Mayara.... hehehe
    Já o nome da minha irmã eu que escolhi, Bruna, e se fosse menino seria Bruno Matheus!
    É muito legal saber a história da escolha de nossos nomes né?
    Amei o post ;)

    Carol, não tenha pressa em responder meu e-mail, eu perguntei, pq ando desconfiada que as pessoas não estão recebendo :(

    Abraços carinhosos Carol, ótima semana para vc!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  33. ahhh, uma graçaaa!
    uma linda homenagem né!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  34. Que legal, Carol!
    Só sei que minha mae queria muitos outros nomes, mas mu pai foi insistente e teve que ser Ana Paula =)
    Quando eu era criança eu odiava meu nome, pq achava que era nome de pessoas velhas.. rs
    Quando eu tinha 4 anos eu 'decidi' que iria mudar meu nome e a partir daí 'passei' a me chamar Luciana. rsrsrs
    Isso durou algumas semanas, mas até hoje tem um amigo da minha tia que me chama de Luciana rs
    Hoje eu adoro meu nome =)

    beijos,
    Ana
    casadonossojeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Carol
    Realmente seu nome é lindo, gosto muito dele.
    Já o meu não gosto, não curto o Maria, Célia ainda vai, mas preferia ter recebido o nome de Sílvia, Cristina, Cláudia.
    Os nomes das minhas filhas foi eu que escolhi, Júlia e Flávia, simplesmente por achar lindos todos dois.
    Beijo

    ResponderExcluir
  36. Olá minha querida Carol! Acho super legal tudo isso relacionado a significados de nomes, são super incríveis!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Carol,

    Meu nome é Janaína e o motivo é a filha da Leila Diniz.
    Para o meu filho escolhi Bernardo, porque queria um nome forte e que não remetesse a infância.

    Boa terça pra você.
    Beijinhos.
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  38. Olá Carol, meu nome era para ser Anelise, mas meu pai convenceu a minha mãe a ser Ana Claudia, realmente acho meu nome lindo, adoro e combina perfeitamente comigo, já dei palpite no nomes dos meus sobrinhos sim...rsrs, não tem como não fazer...
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  39. Oi Flor,
    Meu nome era pra ser Alessandra
    Gosto de Andrea
    Meu filho se chama Itallo
    Acho Lindo o nome dele.
    Se eu tivesse uma menina, se chamaria Lorena ou Valentina

    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  40. Escrevi errado
    é Giorgia
    Agora tá certo! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  41. Eu acho Carolina um nome lindo!
    O dos meus filhos não sei, mas minha mãe vive dizendo que quer uma neta chamada Ana Beatriz kkkkkkkk beijos =*

    ResponderExcluir
  42. O nome dos meus filhotes são bíblicos,Davi e Daniel
    o meu nem lembro...sr
    Bjoo Carol

    ResponderExcluir
  43. o que vcs acham do nome kadmiel........... me responda por favor

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...