quarta-feira, 25 de julho de 2012

O penteado

- Por que há de você perder seu bom humor, torcendo seu cabelo nessa barafunda? perguntou meu pai quando me encontrou chorando de raiva porque eu era muito menina e não tinha a habilidade necessária para fazer o penteado em moda nos meus tempos de colégio.

- É a moda! lamentei-me. Só o meu nunca fica direito!

Olhando-me gravemente, papai sugeriu:

- Divida o cabelo ao meio, penteie-o para trás e amarre-o com uma fita. 

Atendi-o, embora desajeitadamente. Ele acrescentou: 

- Agora use-o assim durante uma semana, e, se metade das meninas de sua classe não copiarem de você, dou-lhe cem cruzeiros.

Pensei comigo que ele era incrivelmente ingênuo. Cem cruzeiros, entretanto, eram uma fortuna a que não podia resistir.

Tivesse eu chegada à aula vestida com a camisola de dormir, minha agonia não teria sido maior. Mas, quando a semana acabou, quase todas as meninas de minha classe estavam usando o cabelo separado pelo meio, atado atrás com uma fita!

Quando narrei o sucedido a meu pai, ele comentou:

- Nunca tenha medo de uma ideia própria e, se ela for certa, siga para diante, sem se importar com o que faça toda a gente.

E, embora tivesse ganho a aposta, deu-me os cem cruzeiros.

Papai nunca poderia imaginar o quanto essa lição, tão simples, reforçou a minha personalidade e auxiliou-me, principalmente em situações em que, como sempre acontece, a pressão dos grupos ameaça anular-nos e nos converter em simples robôs.

do livro 'E, para o resto da vida...' (Wallace Leal V. Rodrigues)

53 comentários:

  1. Gostei muito do post! Se a gente levar isso pro lado da moda então, pensando não só nos grupos menores. Eu passei um bom tempo tentando ter tudo que estava na moda, mas agora tento fazer tudo de acordo com o meu estilo... Se não ficar o trend da estação, já não importa, pelo menos sou eu.

    Beijos
    Carol
    www.carolinerneves.com

    ResponderExcluir
  2. Carolina, que texto lindo, eu sou sempre a favor de seguirmos nossas idéias, nosso coração. Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,

    que linda história, o pai ensinou a filha a ter personalidade e estilo. Isso faz toda a diferença.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Carol!

    Amei o texto =)

    Uma pergunta quase óbvia.. o livro é bom?

    beijos
    Ana
    casadonossojeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      o livro é ótimo!
      Ele é cheio de historinhas assim: com lição para o resto da vista.
      Sempre posto uma historinha aqui no blog. :)

      Excluir
  5. Oi Carol, estou bem melhor sim! =)
    Que texto legal! E verdadeiro também! Amei!
    Bjos e uma ótima quarta p vc tb!
    =)

    ResponderExcluir
  6. Carol que magnífica citação!
    Querida, um do tema da minha postagem de hoje, foi esse assunto, sobre opinião e lançar moda.
    Confesso e com testemunhas que nunca fui de andar e me vestir seguindo tendências, sempre gostei de usar, de me pentear, de me comportar da maneira em que me sinto bem, que me agrada.
    Conheço várias pessoas que para realizar uma reforma, seja em casa, seja em sí mesma precisa bisbilhotar e copiar o jeito do outro, sem ter sua própria imaginação ou opinião. Aqui em casa eu procuro ouvir meu esposo, mas não sigo somente o que ele pensa, coloco meus pensamentos e fazemos uma união, sem que nenhum saia predominante.
    Quando adolescente sempre procurava ir ao contrário da moda, confesso que me sentia tão bem, que não ligava para as críticas e nem os elogios.
    Tudo isso me tornou uma pessoa forte, com opiniões formadas, claro que não anulo a convivência e nem as minhas amizades, pois também aprendo muito, aprendo a ter novos olhares para coisas antes sem valor.
    Personalidade, caráter, bom senso, isso não se compra!!
    Beijinhos afetuosos.
    Uma quarta-feira, cheia de coisas boas!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, sou pelas as nossas ideias.
    uma grande lição!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Texto lindo Carol, pequenos exemplos que a gente leva pra vida interira!!
    Bjos'sssssssss

    ResponderExcluir
  9. Adorei a história e antes de vir aqui postei uma frase que ratifica ela, fantástica nossa sintonia.
    ADORO vc :)

    ResponderExcluir
  10. Que lindo texto Carol uma bela lição para vida e personalidade. Eu vou sempre em minhas ideias justamente para não virar um simples robôs.

    Uma ótima quarta-feira!

    :)

    Beijos

    http://comprasdemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que reflexão,eu adorei,e gostei do seu blog também,e já estou seguindo florzinha,beijão.

    www.dondokafashion1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Carol que lindo..
    Adorei.. sábias palavras.. muito verdadeiras...
    Um beijo imenso e uma quarta-feira mais que linda pra você..
    Sheila

    ResponderExcluir
  13. Post lindo pra começar bem o dia! Você está mesmo em sintonia com a Tina hein! Todas falando sobre ter o próprio jeito de ser... gostei bastante.

    Um ótimo dia pra você.
    Abraço,
    Marcilane.

    ResponderExcluir
  14. Ador vir aqui pq sempre tem alto astral.
    Minha quelida eu não teria mérito se vcs não estivessem comigo!
    Obrigada quelida , que vcs continuem comigo trazendo sempre este carinho.Que ele o blog dura mais alguns anos!
    BOA quarta!
    ♥ Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  15. Post lindo Carol, lindas palavras!!

    Tenha um ótimo dia!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post! Lindo *--*

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  17. amei o post, realmente muito incentivador...

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  18. Adorei a história. Já tive algumas experiências como esta na vida!
    xoxo

    SORTEIO DOS SONHOS!
    http://www.gosto-disto.com/2012/07/sorteio-dos-sonhos-dreams-giveway.html

    ResponderExcluir
  19. Oi Carol
    Super linda a história, uma baita lição pra todo mundo.
    Beijo e boa tarde.

    ResponderExcluir
  20. Lindo o post, o texto! quisera ter um pai assim...

    bjks querida.

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol!
    Muito legal a mensagem! Sabedoria de pai não erra. Seguir o próprio coração é sempre bom.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Nossa.Seu blog é mt Lindo’
    Adorei’
    http://samarakerle.blogspot.com.br/
    Bjoos’

    ResponderExcluir
  23. Só precisava de um incentivo né?
    adorei o post e o blog, bjos e ótima quarta ! :D

    ResponderExcluir
  24. Nossa, q lição né??

    Adoreiiii

    Beijocas ;*

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post, seu pai passou uma ótima mensagem!

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que lindo Carol.... Nossa que lição!
    Autenticidade é tudo! Eu nunca deixei de ser "eu" pelos outros ou pela moda...!

    Carol, depois se vc tiver um tempinho da uma olhadinha no blog???

    Abraços e uma ótima tarde!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Flor,
    Que história mais LINDA!!!
    Uma vez por semana, leio uma história para o meu filho.

    Beijos no se Coração
    Andrea

    ResponderExcluir
  28. O que seria de nós sem os nossos pais sabios não é?!
    Eles tem tanta certeza que estão certos que até apostam kkkk
    Linda história é para refletir não só em relação ao cabelo mas a tudo que eles nos ensinaram.
    Beijão pra vc!

    ResponderExcluir
  29. Que texto lindo, mt inspirador!!!
    Bjs e obrigada pelo carinho de sempre!!!

    www.atelierartedecor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Vim conhecer seu Blog, por sinal
    amei , amei , você está de parabéns !
    Seguindo para não perde mais nenhuma novidade !
    Beijinhos , ♥
    Esperamos sua visita !

    Blog | FaceBook

    ResponderExcluir
  31. Que linda lição...me despertou a
    vontade de comprar o livro e ler.

    BeijinhoS!

    ResponderExcluir
  32. meninaaa...adorei a historia...e a foto tbm...


    bjuu

    ResponderExcluir
  33. que passagem incrível, adorei!
    não conhecia o blog!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  34. Ahhhh q lindo, fiquei apaixonada, deixa eu copiar este post um dia??? A história é fofa.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  35. verdade
    temos que parar de ter medos e seguir...


    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  36. Post show...amei! vou compartihar... no face!

    Uma quinta linda pra vc..


    bks


    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  37. A sabedoria dos nossos pais.....
    Ainda assim, eu teria medo de criar algo e sair por aí usando... rsrs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  38. Nossa, que lindo!

    Me emocionei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oii Carolina, assim que comecei a ler imaginei que teria acontecido com vc rsrs continuei lendo esperando o que havia acontecido... e quando chego no fim vi que era o trecho de um livro, agora fiquei louca pra ler ele inteiro hahahaha Adorei esse trecho, lindo demais.
    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  40. Oi Carol,

    Uma reflexão bem oportuna e sábia.
    Formar as próprias convicções e agir de conformidade com elas demonstra autenticidade, personalidade e coragem.

    Ótima lição.

    Bjokas.

    ResponderExcluir
  41. Carol,

    vim te desejar uma ótima tarde de quinta-feira ;)

    Abraços carinhosos

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Adoro estes trechos de livros, vc escolhe mto bem!
    Bjo, bjo...

    ResponderExcluir
  43. Carol vou colocar a fotinho das suas canecas no post especial que vai ao ar amanhã.

    E te desejar uma linda tarde de quinta-feira!

    Beijos

    comprasdemulheres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Muito fofinho o texto. Uma grande lição...originalidade nunca é demais ou ruim. ADorooo!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. Oi td bem? acabei de montar um blog estou aqui pra te convidar a visitar e comentar obrigado:)

    http://blogdaprigomes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Linda história Carol.

    Precisamos mesmo acreditar em nós e não simplesmente mudar por causa dos outros.

    bjo


    filhadejose.blogspot.com
    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  47. Adoreei muito lindo '
    Beeijos ;*
    http://itsblond.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Amei o texto e como seu pai foi sabio.Bjs Patricia

    ResponderExcluir
  49. Adorei o texto e o blog, voltarei com certeza.
    Beijos,
    Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Adorei o texto..com certeza serviu para ncorajar muita gente para fazer várias coisas de que não tem coragem,por medo do que os outros vão pensar. beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...