quarta-feira, 29 de agosto de 2012

A laranja

Aos sete anos de idade, eu desejava muito estudar violino e mamãe, com algum sacrifício, comprou o instrumento e contratou um professor para mim.

Após algumas semana, vi que não conseguia executar nenhuma melodia e que tinha de fazer exercícios por horas intermináveis.

Então eu disse a minha mãe que havia desistido e ia abandonar o estudo. Morávamos um pouco distante da cidade e foi enquanto caminhávamos - ela fora me buscar ao término de uma das aulas - que eu lhe expliquei o motivo do meu desânimo.

Por acaso passávamos pela casa de uma pessoa amiga que possuía um formoso pomar.

- Veja, disse minha mãe, que frutas maravilhosas!

O espetáculo incendiou a minha imaginação infantil. Havia maçãs, peras, laranjas. Os galhos pendiam de tão carregados.

- Você quer experimentar uma? - Mamãe perguntou.

- Oh! Gostaria sim. Aquela laranja grande e amarela como a gema do ovo.

- Pois então pegue-a.

- Mas eu não posso por causa da cerca. Além do mais, será que a dona vai permitir?

- É mesmo. Você tem razão. Falaremos com ela.

Minha mãe chamou-a e ela consentiu, dizendo:

- O portão do pomar fica ali adiante. É só vocês darem a volta.

Mamãe agradeceu e nós subimos até o pequeno pomar, que ela abriu. Corri, colhi a laranja e voltei alegremente, com ela na mão. Então mamãe me disse:

- Está vendo? Para saborearmos os frutos apetecidos é necessário gastar algum tempo e caminhar, dar algumas voltas. Aquilo que realmente desejamos quase nunca está ao alcance de nossa mão. Você vai ver que será assim durante toda a sua vida...

Imediatamente veio-me à cabeça a história do violino.

Voltei às aulas e aos exercícios, até que fui capaz de executar as minhas melodias prediletas.

E, ao longo de toda minha vida, guardei a lição de minha mãe quanto à necessidade de se empregar o tempo e dar as voltas precisas para alcançar os objetivos.

do livro E, para o resto da vida... de Wallace Leal V. Rodrigues

33 comentários:

  1. Lindo e verdadeiro :)
    Bom dia, boas buscas e doces encontros para nós.

    ResponderExcluir
  2. Linda história! Me recordou uma época da minha vida... quando menor, sempre quis aprender a costurar e a fazer alguns pontos em crochê, mas aqui na minha cidade não havia cursos, ou oficinas e eu logo desistir. Acredito que se tivesse persistindo, mantido meu foco, minha mãe teria buscado junto comigo algumas soluções! Eu apenas falava, comprava linhas, mas nunca me interessava. Achava a técnica linda por demais, aquilo me trazia um brilho nos olhos sem igual. Mas não fui perseverante!
    Hoje aprendi que o mundo dá diversas rodadas e que cabe a cada um, manter o objetivo e o foco e jamais desistir de imediato.
    Beijo grande!
    Um dia especial e iluminado.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  3. Serve muito bem para mim, que sempre desanimo depois de um tempo... Muito bom!

    Beijos
    Carol
    www.carolinerneves.com

    ResponderExcluir
  4. Mais que perfeito, Carol! Uma lição de vida e tanto. Não existe vitória sem luta, temos que persistir para termos o que queremos... e lá na frente termos histórias para contar... essa é a verdadeira vida, a verdadeira essência.

    Tenha uma quarta abençoada.

    Beeijos, Linda! =)

    Cáhh Chaves.

    ResponderExcluir
  5. Olá Carol,

    que linda história. Estava desistindo de ser artesã por diversos motivos e tive um reconhecimento que me animou de novo, isso aconteceu porque dava sempre de presente o bichinho que mais gostava de fazer. Foi uma das pessoas que ganhou, que tem muita influência, que me indicou para participar de um belo projeto em meu estado.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  6. Lindo Carol!!
    Lindo e verdadeiro né?
    Pra conseguir aquilo que queremos temos que batalhar... ir atrás... porque nada cai do céu..
    A depois o sabor das conquistas dão um sentido a mais em nossas vidas, né?
    Como sempre seus posts nos enchendo de ânimo logo assim pela manhã..
    Maravilhoso
    Beijinhos no coração
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. Nossa ameiii!

    Com certeza temos que ir atráz e não ficar esperando nada.

    Tenha um ótimo dia ;)

    Bjusssssss

    ResponderExcluir
  8. Que bela lição einh...
    E as melhores são aplicadas na pratica...
    Adorei, temos que lutar sem desistir ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. LIndo!!Nada chega de graça, sem esforço!!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol,
    Adorei a história, ainda mais que estou empenhada em aprender SEO on line. Preciso me lembrar disto.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a história! :D
    Faça mesmo as bolas, vão ficar lindas! Depois quero ver!
    :D

    ResponderExcluir
  12. Olá! Deixei um selinho pra vc lá no meu blog. Passa lá pra pegar! Bjoca.

    ResponderExcluir
  13. Vamos desejar encontrar Ana Jácomo na FLIP e quem sabe desejo unido vira realidade, igual a sonho unido ;]

    ResponderExcluir
  14. Pq eu sempre ficou louca quando leio as histórias q vc posta..
    Mas, louca no bom sentido da palavra..

    ameiiii ♥


    Beijocas:*
    Boa Semana ")

    ResponderExcluir
  15. As vezes é necessário testar a paciência e dar aquela volta...tudo se providencia, com força de vontade, tudo é possível.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  16. Fantástico Carol ;)
    Muito verdadeiro ;)

    Já li seus e-mail, assim que tiver um tempinho te respondo!!!

    Beijinhos, uma tarde de quarta maravilhosa para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Que história linda! Digna de contos de fadas...um beijo,

    ResponderExcluir
  18. Amei o texto, muito perfeito :)
    http://s2hay. blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Gostei de ter encontrado o seu blogue e ter lido este
    seu último post. Voltarei com mais tempo.Bj.Irene Alves

    ResponderExcluir
  20. Linda história Carol.

    Eu chamaria isso de dedicação. Com dedicação e paciência conseguimos colher aquilo que plantamos...

    filhadejose.blogspot.com
    Ana Virgínia

    ResponderExcluir
  21. Linda mensagem!

    Nós temos que sempre ir em frente e nunca desistir para que possamos chegar na "perfeição"

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. adorei a lição, as vezes é necessario apenas paciencia e educação.
    Tem sorteio lá ! Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  23. Que história linda! Que mãe sábia.
    Aprendizados que estào a nossa espreita, no nosso caminho e mesmo numa laranja sumarenta.
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Olá Carol
    Bela lição, quanta sabedoria nesta mãe.
    Nada vem de graça, tem que lutar pra conseguir.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  25. texto lindo, encorajador, enriquecedor. amei!!

    ResponderExcluir
  26. Que texto maravilhoso, e na vida é bem assim mesmo! ;)

    Carol, postei hoje no correio, tá. ;)

    começou hoje um novo sorteio, dessa vez com make ups, vem participar flor! ;)
    bjkas

    ResponderExcluir

  27. Olá Carol,

    Uma bela lição!
    Nada é fácil na vida e quem deseja realizar algo tem que correr atrás, procurando contornar os obstáculos. Somente assim os sonhos serão realizados.

    Linda noite.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  28. Que belo post! Lindo este trecho :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  29. Adorei o texto!
    Bjos
    Line
    http://www.viciodemenina.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Amiga! hoje trago novidade. Como prometi, estou lançando o primeiro sorteio no meu blog, em parceria com o blog da minha filha . “ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS” ad.brenda@hotmail.com. Haverá prêmios para o PRIMEIRO e o SEGUNDO lugar.
    PRINMEIRO LUGAR: Uma camiseta de lembrança do blog PROFESSORA LOURDES DUARTE e dois livros: MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO – Gabriel Chalita e PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMPETENTE Ampliando Saberes do Professor- Antônio Tadeu Ayres. Os livros foram comprados de segunda mão, mas estão em perfeita qualidade.

    O SEGUNDO LUGAR: UMA CAMISETA DO BLOG PROFESSORA LOURDES DUARTE.

    Como todo o sorteio, tem regrinhas, passa lá e aproveite para participar , estamos lhe esperando com carinho. Página Marcadores Título: PRIMEIRO SORTEIO NO BLOG

    PROFESSORA LOURDES DUARTE professoralourdesduate.blogsport.com
    ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS Ad.brenda@hotmail.com
    Abraços uma linda noite.

    ResponderExcluir
  31. Texto Lindo, vale a pena ler :)
    Florzinha boa noite
    e obrigada pelo carinho no meu blog.
    bjo

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que mãe! *-*
    Ensinar lições de vida dessa maneira é tão sublime.
    Gostei daqui. Visita-me?
    ;*

    ResponderExcluir
  33. Oi Carolina!
    Mensagem linda nesse texto. Temos sempre que lutar pelos nossos objetivos, e tentar superar todos os obstáculos;)
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...