segunda-feira, 9 de maio de 2011

A balança

Quando menino eu vivia brigando com meus companheiros de brinquedos. E voltava para casa lamuriando e queixando-me deles. Isto ocorria, as mais das vezes, com Beto, o meu melhor amigo.

Um dia, quando corri para casa e procurei mamãe para queixar-me do Beto ela me ouviu e disse o seguinte:

-Vai buscar a sua balança e os blocos.

-Mas, o que tem isso a ver com o Beto?

-Você verá... Vamos fazer uma brincadeira.

Obedeci e trouxe a balança e os blocos. Então ela disse:

-Primeiro vamos colocar neste prato da balança um bloco para representar cada defeito do Beto. Conte-me quais são.

Fui relacionando-os e certo número de blocos foi empilhando daquele lado.

-Você não tem nada mais a dizer? Eu não tinha e ela propôs: então você vai, agora, enumerar as qualidades dele. Cada uma delas será um bloco no outro prato da balança.

Eu hesitei, porém ela me animou dizendo:

-Ele não deixa você andar em sua bicicleta? Não reparte o seu doce com você?

Concordei e passei a mencionar o que havia de bom no caráter de meu amiguinho. Ela foi colocando os blocos do outro lado. De repente eu percebi que a balança oscilava. Mas vieram outros blocos em favor do Beto.

Dei uma risada e mamãe observou:

-Você gosta do Beto e ficou alegre por verificar que as suas boas qualidades ultrapassam os seus defeitos. Isso sempre acontece, conforme você mesmo vai verificar ao logo de sua vida.

E de fato. Através dos anos aquele pequeno incidente de pesagem tem exercido importante influência sobre meus julgamentos. Antes de criticar uma pessoa, lembro-me daquela balança e comparo seus pontos bons com os maus. E, felizmente, quase sempre há uma vantagem compensadora, o que fortalece em muito a minha confiança no gênero humano.


E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)

17 comentários:

  1. Não conhecia a mensagem, mas sempre faço isso em todas as minhas relações, seja ela com o companheiro, amigos ou familiares...
    Ótima mensagem!Melhor ainda para por em prática!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Pura verdade! Linda mensagem! Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o texto, mas é lindo e tão verídico!
    Bjkas e uma ótima semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Oi flor! Obg pelo carinho lá no blog viu?! Perfeito o texto e imprecíndivel!

    Beijos!:*
    http://hellodivas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto!!
    Otima semana..
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Adorei o texto também!!! Como já fiz o meu post de hoje, essa semana ainda vou postar esse texto e divulgar o seu blog no meu...

    bjs e boa semana,

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Carol, eu não conhecia o texto... fiquei encantada...!

    Carol,adoro seu blog, ja me emocionei várias vezes aqui, quer ver naqueles dias difíceis ;)
    Obrigada pelo seu carinho lá no meu cantinho ;)

    Beijão e uma ótima semana para vc!!

    nandapezzi.blogspo.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa me encantei pelo texto... tbem nao conhecia!!!
    Boa semana!!!
    Beijokas
    Ge
    gematiuzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Muito emocionante esse texto. Muitas pessoas se acham uma porcaria, mas esse texo certamente vai fazer elas pensarem no que elas tem de bom em si mesmas.
    Bjos
    http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Tão,tão verdade!!adorei!!
    Estou seguindo o blog!!
    Me visite e siga tb!!
    Estou aguardando!!
    http://petitninos.blogspot.com
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Lindo o texto! Se todos usassem a balança o mundo seria bem melhor...


    Bjss e uma maravilhosa semana para vc!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Carol!!!!

    Que lindo, adorei esse post, aliás adoro seu blog inteiro!!!!

    Bjos querida e tenha uma semana maravilhosa!!!!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o seu post...
    e a criatividade em explicar as coisas.

    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  15. Amei...vou copiar no meu face...ameiiiiiiiii!!!!!!
    Beijo e boa semana.
    Helena

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto e na vida tudo tem que ser equilibrado mesmo...seria bem mais fácil se todos pensassem assim..
    Ótima semana
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto, devemos aplicar mais essa lição aos nossos relacionamentos! bjux, otima semana!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...