quarta-feira, 25 de maio de 2011

A carroça

Uma das grandes preocupações de nosso pai, quando éramos pequenos, consistia em fazer-nos compreender o quanto a cortesia é importante na vida.

Por várias vezes percebi o quanto lhe desagradava o hábito que têm certas pessoas de interromper a conversa quando alguém estava falando. Eu, especialmente, incidia muitas vezes nesse erro. Embora visivelmente aborrecido, ele, entretanto, nunca ralhou comigo por causa disso, o que me surpreendia bastante.

Certa manhã, bem cedo, ele me convidou para ir ao bosque a fim de ouvir o cantar dos pássaros. Acedi com grande alegria e lá fomos nós, umidecendo nossos calçados com o orvalho da relva.

Ele se deteve em uma clareira e, depois de um pequeno silêncio, me perguntou:

- Você está ouvindo alguma coisa além do cantar dos pássaros?

Apurei o ouvido alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo o barulho de uma carroça que deve estar descendo pela estrada.

-Isso mesmo... disse ele. É uma carroça vazia...

De onde estávamos não era possível ver a estrada e eu perguntei admirado:

- Como pode o senhor saber que ela está vazia?

- Ora, é muito fácil saber que é uma carroça vazia. Sabe por que?

- Não! respondi intrigado.

Meu pai pôs-me a mão no ombro e olhou bem no fundo dos meus olhos, explicando:

- Por causa do barulho que faz. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz.

Não disse mais nada, porém deu-me muito em que pensar.

Tornei-me adulto e, ainda hoje, quando vejo uma pessoa tagarela e importuna, interrompendo intempestivamente a conversa de todo mundo, ou quando eu mesmo, por distração, vejo-me prestes a fazer o mesmo, imediatamente tenho a impressão de estar ouvindo a voz de meu pai soando na clareia do bosque e me ensinando:

- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que faz!


 E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)









38 comentários:

  1. Lindo texto amiga & sobre o escutar...Já li sobre isso no livro O monge e o executivo!Tenho esse defeito,mas estou me reeducando.
    Ótimo para refletirmos,tenha um belo dia!
    Bjs

    ondeacinderelaperdeuoscarpin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. ótima reflexão e forma de aprendizado!
    bom dia!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Carol, somos almas gêmeas... Risos
    Amo esse texto, amo! Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Carolina!
    Que texto mais gostoso, e profundo. Gostei muito.
    Eu estava pensando que o texto era seu, mas vi um nome escrito ao final dele - Wallace Leal V. Rodrigues é o autor do texto?
    Tava com saudades de visitar seu espaço, pois gosto muito daqui. É bonito e diferente.
    Vou lembrar sempre dessa carroça vazia, e barulhenta.

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia essa mensagem, linda e de grande lição, ainda mais hoje, onde as pessoas costumam mais falar do que escutar...!
    Meu pai sempre me dizia "Filha, temos dois ouvidos e apenas uma boca..."

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Que texto lindo!!!Tem post novo la no blog, se puder de uma passada por lá.Bjs
    vidrinhosdagi.blogspot.com
    @vidrinhosdagi

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!!!

    Sabe quanto você lê alguma coisa, e parece que foi escrito pra você??? Foi o que aconteceu com esse texto, tenho que me controlar mais, pois falo mais que a boca, rsrs!!! e geralmente quem fala muito, tem esse costume de interromper os outros, afff, que feio, neh???

    Prometo que vou melhorar, rsrs!!!

    Eu tenho duas frases que já usava pra me controlar:
    .A palavra é de prata, o silêncio é de ouro!!!
    .Temos uma boca e dois ouvidos!!!!

    Bjos e tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  8. òtima reflecção!!!
    concordo!
    kisses
    Gih

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muito lindo esse texto e ótimo para refletir. Eu não gosto de pessoas barulhentas demais, que falam demais, riem alto demais, não deixam os outros falarem... vai ver no fundo é que nem o texto, são pessoas vazias. beijos

    http://oguiadascuriosas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. CAROL,
    Adorei o texto. Grande ensinamento.
    Muitas vezes quem faz muito alarde para chamar a atenção é porque é incapaz de se destacar por outros méritos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Carol... acho que o texto de hj foi para mim viu ;)
    Lindo de mais... sem palavras para explicar o que estou sentindo... Concordo plenamente com Vera Lúcia!!

    Beijos e uma ótima quarta para vc!!!

    Simplesmente amei o post!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. que lindoooo
    inspirador! x=)
    bjinhosss

    ResponderExcluir
  13. Sempre que posso volto a esse livro e leio algo que gosto muito. Parabéns, você mandou bem o trecho do Livro O monge e o Executivo. Otimo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Lindo texto! É uma grande verdade! É muito importante sabermos ouvir!
    Tenha um dia perfeito!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  15. Ai que lindo o texto.
    E vendo a imagem dessa foto lembro de qndo meu vó era vivo e morava p fora(no meio do mato como a gente brinca) tinha uma carroça velha lá atirada no meio do campo. Saudades dos velhos tempos hj a carroça ñ tá mais lá(só as lembranças) nem meu vó que faleceu a pouco tempo. :(

    Beijos
    Aline

    comprasdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ai carol...

    Amei, como tudo que vc posta
    Incrivel.

    Querida,vc pode me ajudar?
    Seu blog está com problemas para acessar?
    eu nao estou conseguindo fazer o login no meu, só consigo acessar pelo link atraves do google e quando faço comentarios tenho que digitar meu nome, se não fica como anonimo.

    e o seu? tudo ok?

    ResponderExcluir
  17. Lindo texto, amei como sempre!
    Com o fundo de verdade que bate lá dentro!

    Beijos coloridos!!

    ResponderExcluir
  18. Lindo esse texto!
    Bjos
    http://tuttifrutticomcanela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Estes textos nos faz refletir
    porq mexe la dentro, e enquanto
    estiver mexendo é um bom sinal!
    Mexeu!!

    Alessandra Biet

    ResponderExcluir
  20. que texto maravilhoso
    eu, felizmente aprendi que é uma boca e duas orelhas para ouvir mais e falar menos!
    beijos

    ResponderExcluir
  21. OI Carolina,
    ... e qtas carroças vazias temos em nosso dia a dia. Eu até trabalho com uma!
    :)))
    Bjkas e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Carol!!!
    Nossa, que lição, né?! E é a mais pura verdade, quem fica sempre tentando chamar atenção de alguma forma, quando é ouvido, normalmente não tem muito realmente a dizer. E quando tem, choca, pelos valores distorcidos.
    Não gosto de conviver com pessoas assim, não sou de ficar "competindo", sabe?

    *** Nossa, recém teu blog faz 3 meses??? O meu tbm, acabou de fazer 4! E parece que passou taaanto tempo, né? Delícia encontrar com pessoas como vc por aqui!!!

    Suuuuper beijo flor!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. UALLLLLLLLLLL, q texto perfeito!!!
    É bem assim mesmo...
    Adorei teu blog, já estou te seguindo p sempre te visitar.

    **Dê uma espiadinha:
    http://pitadasnamoda.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. que lindo esse post! e que lição de vida hein? mega concordo com o seu pai!
    adorei o texto! tao poético!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olha Carol, tenho falado sobre isso com meus alunos praticamente todos os dias... parece que tudo agora é superficial e a educação, a gentileza parou no tempo. Todo mundo tem que falar qualquer coisa, só para ser notado.

    Lindo texto, vou ler em aula.

    Bjóks,

    Vera
    http://belezafina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Já conheia esse texto, mas é sempre bom reler e relembrar. essa é uma verdade, e escrita de uma forma gostosa e compreensiva para tds.
    infelizmente é assim mesmo...
    bjkas amoreca.

    ResponderExcluir
  27. Oi Carolina!
    Que sábias palavras!
    Um texto simples e de uma grande mensagem!
    Espero lembrar sempre!
    Amei!
    beijão!

    ResponderExcluir
  28. Oii querida!
    Muito lindo o texto, eu nunca tinha lido ainda..
    Na minha casa tbm sempre aprendi a jamais interromper quando alguem esta falando e até hoje tomo cuidado pra não fazer isso, vou ler para meus irmaos pequenos quem sabe eles aprendem rsrsrs!
    Beijinhos
    www.cathame.com

    ResponderExcluir
  29. Adorei as palavras...
    mto lindas...

    e vc perguntou quem é q veste Lady Gaga, é o atual estilista da Thierry Mugler.. Nicolas...

    Beijao

    ResponderExcluir
  30. Texto lindooo e muito bom para reflexão!

    Bjss e uma maravilhosa noite!

    http://toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Carol que lindo!
    Ler um texto desses depois de ter um dia estressante... Não tem preço!
    Bjo! =)

    Gisele Ferreira
    www.viciadinhaemmake.com
    @viciadinhamake

    ResponderExcluir
  32. Amei essa história!!!
    e ela tem toda razão!
    parando pra pensar nas pessoas tagarelas que eu conheço então..ela se encaixa perfeitamente!

    beijos! Carol

    ResponderExcluir
  33. Muito legal a sua comparação.
    Realmente as pessoas que fala demais, principalmente da vida dos outros, no fundo tem uma vida sem graça e vazia.

    ResponderExcluir
  34. Nossa que textooo
    uiii
    vou copiar essa frase no facebook pq muita gente precisa ler!!!
    Beijo
    Ge
    gematiuzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Adorei esse texto, faz a gente pensar bastantee! Achoq ue agora sempre vou lembrar da tal carroça, HUEAHUUEAHUEHAU! Mas isso é bom pelo menos não falo demais! :} Beijos, beijos :*

    ResponderExcluir
  36. que texto mais lindo... amei ! vou salvar ele aqui ! hahaha
    beijo flor ;*
    http://meucontatoimediato.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...