segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As mudinhas

Eu era pequena ainda quando um novo bebê chegou à nossa casa. Certamente devia alegrar-me com o irmãozinho, porém os cuidados e atenções com que nossos pais o cercavam encheu-me de ciúmes e muitas vezes chorava ao pensar que tinha perdido o carinho antigo.

Vovô cultivava uma horta nos fundos de nossa casa. Em certo dia em que eu estava mais envenenado de ciúmes do que nunca, ele me chamou. Fui ver o que queria. Estava de cócoras junto a um canteiro onde semeara alface. As mudinhas, de um verde muito tenro, brilhavam à luz daquela manhã límpida e tranquila. Vovô, mergulhado no trabalho de separar, delicadamente, as mudinhas, não parecia ter percebido a minha emoção. Ele me disse:

- Preste atenção! Estou separando as mudinhas e, depois, irei plantá-las no lugar certo. Sabe, filha, carinho é como alface: precisa ser dividido para crescer melhor. Quando eu era da sua idade gostava muito de minha mãe. Fiquei rapaz e, um dia, conheci uma jovem, casei-me com ela e tivemos um filhinho. Depois veio outro e outro. Mas, cada um que chegava não tirava nem um pouquinho do outro. O amor é uma coisa muito curiosa, quanto mais é dividido mais cresce e mais forte se torna. Seu pai e sua mãe estão ocupadíssimo com o bebê porque ele é pequenino, frágil e desamparado. Mas pode crer que o amor que tinham por você ainda se tornou maior...

À medida que eu via os pés de alface crescendo, belos e exuberantes, uma nova alegria nasceu em meu coraçãozinho ciumento. O carinho de papai e mamãe, dividido, crescia também, a cada dia, como aquela planta que tivera de ser dividida para que uma muda não sufocasse a outra.

Muitas vezes, depois disso, quando me pertubava o desejo de posse exclusiva, o canteiro de vovô parecia se retratar em minha mente, dando-me uma nova perspectiva de paz e serenidade.

Quanto mais dividido, mais forte e mais profundo se torna o amor. Nunca pude me esquecer disso...

E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)




Que possamos dividir muito carinho e amor nessa nova semana! :)



20 comentários:

  1. Carol,

    Que mensagem linda que esse post seu nos presenteia... Vale muito a pena ler e guardar essa frase...

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de reflexões assim.
    Não precisa ser criança para dar crises de ciúmes, etc... Em nosso dia a dia também somos carentes de atenção, de afeto... Sempre pensamos que ficamos de lado, que fomos rejeitados.

    Eis a lição: O amor é a única coisa que aumenta na medida em que se divide.

    Boa inspiração para começar a semana!

    Bjo querida!

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem, linda reflexão.
    Uma semana de divisões e multiplicações para tds(as)nós.
    :)

    ResponderExcluir
  4. Pura verdade esse texto...
    Ciúmes estraga qualquer relacionamento...graças a Deus nem eu nem meu namorado somos ciumentos, já tive um possessivo e era um horror a convivência =S

    Agora pras crianças pequenas é realmente mais difícil explicar...essa maneira é muito fofa e clara de mostrar pra eles que quando dividimos não diminui, multiplica :)

    beijão
    uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Amei demais Carol! Quando eu era pequena, quando nasceu minha irmã mais nova senti a mesma coisa, claro que hoje em dia nos damos super bem, mas eu ficava muito triste, exatamente como vc descreveu! Amei o ensinamento do seu vô, lindo mesmo! Fiquei emocionada ao ler!
    Tenha um início de semana bem especial!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo! Realmente, quando a gente divide o amor a tendência é ele ficar ainda mais forte, pena que tem gente que não entende isso.

    http://estilooque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo!Assim que nasceu minha irmã mais novo eu tinha dois anos e mainha sempre diz que depois que minha irmã nasceu eu não parava de chorar, fazia birra por tudo!Devia ser muito ciúme né? rs... Mas trazendo para os dias atuais mesmo sendo já um pouquinho grandinha é muitas vezes difícil querer dividir o que se ama!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!
    Que mensagem linda e fofa!
    Vamos dividir nosso amor com mais pessoas e fazê-lo mais forte!

    Beijinhos e uma super semana!

    ResponderExcluir
  9. Eii Caro querida...

    Que mensagem linda...

    Bjss querida e uma maravilhosa semana...

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lindo, tmbm era meio ciumentinha quando criança (e ainda sou kkk')
    Amei *---*
    Bjão!






    http://srtatudojuntoebaguncado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Carol, que lindo.
    Um belo texto. Adorei!
    Uma bela semana p vc!
    Bjos
    Aline

    comprasdemulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!!!
    Lindo texto para começar a semana com mais tolerância e mais capacidade de doar e dividir =D

    Beijooo querida, uma linda semana p/ vc!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Mto belo o texto e o ensinamento =)
    Bjoo

    ResponderExcluir
  14. Lindo demais!
    Me lembrei do meu vozinho q ja faleceu!
    Ele não saía da horta da sua casa... sempre de cócoras!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol
    Muito lindo!
    Só tenho boas lembranças e seu post aguçou meus pensamentos felizes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Amei o texto! Realmente é verdade, o amor quanto mais se divide maior ele se torna, o amor que dedicamos ao proximo jamais será inutil!

    Bjosss florzinha e uma otima terça!

    *-*
    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Carolzinha!!!

    Que texto verdadeiro e maravilhoso, o amor é o sentimento mais importante, pois todos os outros dependem dele!!!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Carolina, tudo bem com voce?

    Conheci o seu blog agora e já vou ficando por aqui
    porque gostei muito.

    Essa histórinha que o seu avô te contou, me emocionou muito, porque vou contar para minha netinha que está com muito ciúme do irmãozinho
    mais novo, tenho certeza que ela vai entender, mais
    sei que ela vai pedir pra eu repetir várias vezes. Obrigada

    um beijo carinhoso

    Regina Célia

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...