quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Eu sei, mas não devia

Estava organizando algumas gavetas e encontrei um texto que recebi como 'tarefa de casa' em 2003, quando fazia o 2º ano. Lembro até da professora: Helena de português.
Gostei tanto do texto que o guardei e hoje vou compartilhar com vocês.
É um texto longo, talvez nem todos vão ler, mas acho válido colocá-lo em uma postagem.

Eu sei, mas não devia

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.




A gente se acostuma a acordar de manhã sobressalto porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.




A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja número para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.





A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.





A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez paga mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.




A gente se acostuma  a andar na rua e ver cartazes. A abrir revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.







A gente se acostuma  à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias de água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.




A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastanto uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.




A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.




Marina Colasanti

E eu tenho me acostumado tanto...


20 comentários:

  1. Engraçado como nos acostumamos a deixar a vida passar como um foguete e achar que estamos vivendo plenamente... Lindo texto!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!!!

    Nem me fale, eu sou acostumada a tanta coisa que não deveria, aceito tantas coisas, que qualquer outra pessoa rejeitaria, eu penso muito nos outros, e eu acabo sempre em segundo plano, mas isso eu não consigo mudar...
    Amei seu post!!! Estou esperando abrir o céu aqui, para tirar fotos das nuvens, mas está difícil, rsrs!!!

    Bjinhos e tenha uma linda quinta feira!!!

    ResponderExcluir
  3. Carol,

    Como nos acostumamos facil, facil com as coisas, eu que o diga...
    Mas as vezes é importante fazer um reeleitura da vida e variar algumas coisas...

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  4. E não é verdade????
    Nos acostumamos com tanta coisa que não deveríamos :(

    Belíssimo texto ! Mais verdadeiro, impossível !

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse texto.

    Use ele para não se acostumar Carol.
    Como diz Gonzaguinha:
    "Nós podemos tudo, nós podemos mais"

    Lembrei de um pensamento ótimo, inspirada em um de meus post´s retrôs de hoje, é dos Saltimbancos, pra vc colar na cabeceira da cama e repetir mentalmente todo dia, como um de mantra:

    "Junte um bico com dez unhas
    Quatro patas, trinta dentes
    E o valente dos valentes
    Ainda vai te respeitar

    Todos juntos somos fortes
    Somos flecha e somos arco
    Todos nós no mesmo barco
    Não há nada pra temer"

    Não tema, não se costume.
    Não nos acostumemos.

    "Nascer é receber de presente o mundo inteiro."
    (Jostein Gaarder)

    Tô inspirada hoje.
    :)

    http://blogdtina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais lindo Carol! Nos faz refletir sobre como vamos levando a vida, muito bom mesmo!
    Obrigada por compartilhar!
    Tenha um dia especial!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol
    Que texto mais lindo! Voc~e é demais!
    Aguarde minha nuvem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol!

    É verdade, infelizmente!
    Como nos acostumamos e ficamos até meio dementes em ver e conviver com tantas coisas ruins, desnecessárias, supérfluas. E isso é viver?!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Carol, que texto incrível!
    Gosto de vir aqui sempre porque encontro coisas interessantíssimas...

    bjs querida,


    Ana
    www.ananumdiadaqueles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Carol, ki beleza de texto...
    Fui lendo e fazendo um exame de consciencia aki
    É impressionante como nos acomodamos com as coisas por serem mais faceis de lidar.
    Nao deveriamos nos deixar cair na rotina e nem aceitar o inaceitavel!!
    ADOREI mesmo!!

    Bjao
    http://cadaquacomseupiqua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Belo post! Ótimo vc ter postado!
    A gente tem mania de se acomodar com tudo, temos
    medo da mudança..
    Passa lá no Escrito, tem post novo!
    Bjos e uma ótima quinta!
    =)

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que texto lindoooo!
    Parabéns, você escreve muito bem!

    http://estilooque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol,
    Adorei o texto, ainda não conhecia, isso me lembrou outra coisa: queremos que a semana passe rápido para chegar logo o fim de semana, o próximo feriado, queremos que chegue logo o dia do pagamento, mas esquecemos que com isso queremos que o tempo passe rápido demais, e que a nossa vida passe rápido demais.
    Penso sempre nisso pra ver se estou feliz com o q eu estou fazendo, para depois não perceber q a minah vida passou rápido demais e eu pouco vivi como gostaria.

    Carpe Diem, hoje e sempre
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir
  14. Oi Carolina,
    Embora eu já conhecesse o texto, eu fiz questão de relê-lo inteiro, pois é lindo e é sempre por relembrar para não se acostumar.
    Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  15. Lindoo!
    Ai eu tirei uma foto das nuvens, preciso te mandar!
    Fiquei enrrolada esses dias, acabei não enviando.
    Mas ja, ja eu mando
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Que lindo Carol!
    Que bom que vc gostou da foto, estou doida para ver o post...hehehe

    Bjss querida e uma maravilhosa noite!

    http://toutlamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. O texto realmente é lindo!!
    Vivemos no automatico.
    Fabiola.
    http://blogencontrandoideias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol
    obrigada :)

    seu blog ta cada dia mais legal

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Pior que tudo isso é verdade! Nos acostumamos fácil demais ás coisas!
    Talvez seja porquê é mais simples se acostumar ás coisas do que lutar para mudá-las...

    ResponderExcluir
  20. Nossa Carol, eu adorei esta postagem! Realmente, ela necessita de mais atenção.
    Você mostra muito bem como nos acostumamos a viver menos, porque na maior parte do tempo estamos preocupados com o futuro e esquecemos de apenas viver! Viver plenamente, viver do modo mais SIMPLES, viver do modo mais BELO.
    São reflexões muito interessantes e que nós deveríamos sempre nos lembrar.

    Gostaria muito de ter conhecido seu blog a mais tempo, de ter participado de seu primeiro aniversário (eu li essa e a outra postagem do dia anterior ao aniversário do blog, onde você relembra postagens mais antigas), mas mesmo que não tenha participado antes, sei que mais postagens especiais e fantásticas estarão por vir.

    Quero também elogiar o modo como você escreve, realmente é de linguagem simples e de fácil interpretação e eu amo isso!

    [Desculpas se escrevi demais, mas diante dessa bela postagem não consegui me conter! rsrs]

    Qualquer dia desses te conto a maneira como encontrei seu blog e me apaixonei por ele, pois gosto de dividir histórias.

    Beijão viu,

    Marcilane do Simples Inspirações.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...