sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Escutar ou ouvir?

escutar
es.cu.tar
1- Prestar atenção para ouvir: Escutava o mínimo ruído. Pode falar que eu escuto. 2- Dar atenção a: Deus escuta a prece sincera e humilde. 3- Ouvir, sentir. 4- Perceber [...]


ouvir
ou.vir
1- Entender, perceber pelo sentido do ouvido: Ouvimos um rumor. Dele ouviram ensinamentos valiosos. 2- Ter o sentido da audição: Nem todos ouvem perfeitamente. 3- Dar ouvidos às palavras de: "Governou um grande Estado, ouviu ministros e embaixadores" (Machado de Assis) [...]

Fonte: Michaelis




Há diferença entre ouvir e escutar?
Você ouve ou escuta?

A diferença entre o ouvir e escutar é tão sutil que, muitas vezes, passa despercebido.
O ouvir é considerado mais superficial do que o escutar.
Para escutar é necessário utilizar outra função específica: atenção. Requerendo assim, ouvidos mais apurados, atentos.
Para escutar é necessário ouvir, porém a recíproca não é verdadeira. Quem escuta, ouve; mas quem ouve não necessariamente escuta. Daí o ditado popular: 'entrou por um ouvido e saiu pelo outro.'

Fonte: Yahoo! Respostas



Histórias que ficam é um concurso nacional que selecionará quatro projetos de documentários inéditos, obrigatoriamente de diferentes regiões do Brasil que receberá o valor de até R$300.000,00 para a produção de um filme de até 70 minutos que tenha memória com o tema.

Entre alguns depoimentos que há no site, um que chamou a minha atenção foi o da publicitária, Lak Lobato, despertando a minha curiosidade para o ouvir e o escutar:



A Memória do Silêncio from Histórias que Ficam on Vimeo.


Frase que merece destaque:

"...porque elas tinham esquecido estes sons do cotidiano, de tão acostumadas que estavam com o som."



Será que temos escutados e observados os sons do cotidianos?
Eu nunca tinha parado para pensar que sons tão comuns são tão importantes...

Há algum som que te faz sorrir? Que te faz recordar?

Eu gosto de escutar o 'tic-tac' do relógio. Gosto do barulho do coração, da pipoca estourando na panela, da chuva fina batendo na janela e, gosto também, de escutar o barulho do mar nas conchas... :)




Caso queira conhecer o blog citado no video é este: Desculpe, não ouvi!


Obs.: Sei que estou em falta com vários blogs queridos
mas hoje, até o final do dia, conseguirei
fazer todas as visitas!! :)

24 comentários:

  1. Amoooo escutar o barulhina da chuvaaa!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Amei Carol! É tão importante escutar, acho que temos que fazer isso sempre com o coração.
    Eu adoro escutar os pássaros cantando, o barulho das ondas, o vento assobiando, a natureza tem sons tão belo, não é mesmo?!
    Tenha um dia incrível!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente existe diferença entre ouvir e escutar, eu nunca tinha parado para refletir realmente sobre isso! Gosto de ouvir o barulhindo dos passarinhos! Rs.. *_*

    Bjossss....

    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolzinha!!!

    Outro post para meditar, rsrs!!!

    Realmente eu nunca tinha pensado nisso, mas com certeza de hoje em diante vou escutar as coisas importantes e ouvir o resto!!!

    Bjos e tenha um final de semana maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Carol,

    Muitas vezes com a correria ou a pressa, so ouvimos e esquevemos de escutar...
    Adorei a observação...

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  6. Falamos tanto e escutamos tão pouco.

    Escutar e Ouvir o outro, escutar nosso silêncio...receita para muitas compreenções, superações, buscas, conquistas.

    Uma lida sexta e um lindo final de semana a tds(as).

    http://blogdtina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Carol,
    Com certeza a correria do dia-a-dia nos faz sermos mais superficiais, e menos intensos, com os detalhes da nossa vida, que são tão importantes!

    Bom final de semana querida!!!

    =)

    Ana
    www.ananumdiadaqueles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amei o vídeo!
    Parabéns!
    Eu gosto de escutar as pessoas atentamente, gosto de escutar o barulho da chuva dos pássaros.
    Gosto de escutar muito mais coisas do que as coisas que não gosto de escutar e as coisas que não gosto de escutar pretendo aprender somente ouvi-las.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu também AMO barulhinho de chuva !!!!
    E acredita que só consigo dormir se tiver um barulhinho pra camuflar os barulhos externos? O ventilador ou o ar condicionado...falo que transforma meu quarto no meu aquário e durmo rsrsrs

    Com certeza escutar e ouvir são bem diferentes...precisamos nos atentar e não deixar que a correria nos torne só meros "ouvidores"...

    Um bom final de semana
    Beijão !!!

    ResponderExcluir
  10. Perfeito Carol, ando com tanta pressa, meus dias estão sendo tão corridos que não tenho percebido mais o som das coisas :( A sutil diferença entre ouvir e escutar ;)

    Beijinhos e um maravilhoso final de semana para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post
    suuper inteligente sua observação
    tenha um ótimo final de semana
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Carol!!!
    Hj em dia acho q poucas pessoas escutam de verdade... Todo mundo tem tanta pressa, tantas preocupações com "coisas mais importantes"...
    Pois eh... eu tbem acho q o silêncio tem um som!!! Acho q o silêncio tem o som da natureza!
    Adorei o depoimento da Lak Lobato!
    Vou entrar no site "Histórias que ficam" pra ver as outras histórias!
    Bjo querida!
    =)

    ResponderExcluir
  13. Que belo post! O vídeo é muito bom.
    bjussssssssss

    vailentne.blogspot.com

    @vailent_ne

    ResponderExcluir
  14. oi Carol

    lindo post,ótima explicação

    bjs

    estilorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi querida carol
    Amei seu post muito bom!
    Eu amo escutar tantas coisas! Eu amo muito croc croc do pãozinho estalando, pisar nas folhas secas....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Bárbaro aprender a escutar nosso próprio coraçáo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  17. Oi quelida lindo post e qd já se tem um certo tempo de vida, só em ouvir as duas palavras sabemos escutar o significado delas...

    Quelida minha unhas sempre foram muito fortes , mas sempre usei uma base manipulado, receitada pela minha derma. Ultimamente estou usando uma base fortalecedora da DERMA NAIL, estou terminando um vidrinho e achei muito boa! Mas não indico nada porque não sou indicada para isto o bom é procurar sua derma!

    Ótimo final de semana
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  18. Muito legal a postagem.

    Bjs
    Clau
    http://garotajambo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Ah Carol, que lindo isso! Eu acho que escuto na grande maioria do tempo, acho muito feio "fingir que escuta" (o que significa só ouvir então). Sou um pouco impaciente, mas se é para "ouvir", então deixo claro que não estou prestando atenção.
    E, vamos combinar, como os homens apenas ouvem as mulheres em boa parte do tempo! Já perguntei para várias amigas e conhecidas, e elas só confirmam a minha teoria haha... Então, qdo comecei a ler, logo lembrei dos homens!

    Beijo queridaaaa e um lindo final de semana!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. OI Carolina,
    Nunca tinha pensado na diferença entre escutar e ouvir. Não é que vc tem razão!?!
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Carol!
    Bem interessante seu post!
    Não havia parado assim para perceber esta diferença embora soubesse da mesma. O barulho das ondas do mar para mim são inspiradoras de muita paz. Adoro!

    Beijinhos e um lindo fds!

    ResponderExcluir
  22. um amigo sofreu um acidente e perdeu a sensibilidade das pernas. A gente conversando e ele vira pra mim e diz: Sabe, eu não sinto falta de correr, sinto falta de tirar o sapato e sentir os pés tocarem o chão gelado... Na mesma hora, joguei os meus longe e senti o chão frio beijar a sola dos meus pés, cada um dos meus dedos... Contei pra ele e ele respondeu: "Pode deixar que vou ouvir alguma música por você!" São as pequenas coisas que são as mais valiosas do mundo. Uma pena que nem sempre a gente se lembra disso e precisa de um 'toque amigo' pra lembrar! Obrigada por divulgar meu vídeo! Lak Lobato

    ResponderExcluir
  23. Que lindo Carol, muito bonito isso.
    Mas tem pessoas que fingem que escutam..é triste não é?!

    beijos, amei esse post.
    adoro você de montão.

    ResponderExcluir
  24. Estou aqui denovo comentando sou do site rastreamentodecelular.net ,por que adoro esse blog,bom demais,muito bom msm!!!!!!me recomendaram e até hj acompanho,mais ai queria tirar uma duvida sera que esse site é bom http://detetive-particular.com ? se alguem souber me falar,e continue com mais post!! fuuuuuuuuui

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...