terça-feira, 23 de agosto de 2011

Goiandira do Couto

Ontem à noite assistindo ao telejornal local soube da morte de uma grande artista plástica goiana, a Goiandira do Couto, que faleceu aos 95 anos por falência múltipla de órgãos.

Goiandira nasceu em Catalão-GO e aos 06 anos de idade mudou-se para a cidade histórica conhecida como 'Goiás Velho'.

Ela era prima e amiga de nada mais, nada menos: Cora Coralina.

Começou a pintar ainda na infância e aos 16 anos recebeu sua primeira premiação.

Suas obras são divididas em duas fases:
1-a fase do óleo (1933-1967) e
2-a fase da pintura com areia (iniciada em 1968).

As areias das pedras trituradas da Serra Dourada deram a Goiandira a exclusividade dessa técnica, tornando reconhecida internacionalmente.

A técnica consiste em riscar o desenho na tela, passar cola e salpicar areia nos dedos.

De acordo com a artista, certa noite ela acordou com uma voz pedindo para que pintasse um quadro com areia. Em um passeio a Serra Dourada ela se deparou com areias em diversos tons. Fez um desenho e aplicou os grãozinhos fininhos, surpreendendo com o resultado:

'Largo do Chafariz'
'Largo do Rosário'

Pequena galeria, na Cidade de Goiás, onde estão expostos suas obras


Goiandira trabalhava com mais de 500 tonalidades de cores diferentes de areias (cor natural).
O grande segredo consiste exatamente na maneira de como os seus dedos vão semeando os grãos de areia, a sensibilidade escolhendo e dosando as cores.


Suas areias de trabalho

Serra Dourada, local onde Goiandira retirava suas areias.

Alguém já conhecia o trabalho desta artista?
Caso queira conhecer um pouco mais, aqui está o seu site.

25 comentários:

  1. Oi querida Carolina
    Lindas pinturas e o mais interessante é saber que ela usava tinta natural.
    Beijinhos querida e uma linda semana para você.

    ResponderExcluir
  2. Carolina, maravilhoso!!! Eu nunca tinha escutado sobre ela e nao conhecia esta técnica! Os quadros dela são perfeitos, lindos, harmônicos... Fiquei emocionada!! E que lindas as cores das areias... Amei teu Post!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Incrivelmente lindo e perfeito.

    eu nao sabia da existencia de tantos tons de areia.

    bjs amiga

    ResponderExcluir
  4. Nossa Carol é vergonhoso! eu nascida em Goiânia
    E não a conhecia!
    Nunca é tarde pra conhecer trabalhos como esse, quando eu for à cidade de Goiás quero visitar a galeria onde estão expostos os seus trabalhos.

    “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
    Leonardo da Vinci

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol! Ainda não conhecia. Adorei saber. Um belíssiomo trabalho. Obrigada por compartilhar :)
    Estar com nossa família é muito especial mesmo, precisamos sempre aproveitar cada minuto. Seja com a família como com as pessoas que amamos, pois nunca sabemos o dia de amanhã, não é mesmo?!
    Tenha um dia bem especial e iluminado!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  6. Tem post novo no meu blog... Passa lá!

    ResponderExcluir
  7. Cora Coralina falando(escrevendo)e Goiandira pintando...Que dupla!!!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia não, mas os trabalhos dele são perfeitos!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo o trabalho dela, imagino a delicadeza das peças.

    :D

    ResponderExcluir
  10. Oi Carolina,
    Não conhecia esta artista e nem a sua técnica. Achei a técnica muito interessante e adoraria ver um quadro destes de perto para ver o resultado.
    Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  11. OI Carol!
    Que surpreendente resultado! Que variedade de cores e pensar que são naturais!
    Lindíssimo trabalho desta grande artista que eu não conhecia. Obrigada pela informação!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. Nossa muito lindo o trabalho dela! Realmente mereceu a homenagem!

    Então... Seu blog esta um arraso, gosto de verdade mesmo! Por isso sempre visito flor!

    P A R A B É N S!!!!

    bjosss e boa terça!

    *_*

    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Carol, eu conhecia as obras dela... ah muitos anos atrás eu tb pintava, e sempre pesquisava sobre artistas brasileiros! Triste esta noticia :(
    Adoro as obras dela!!
    Fiquei emocionada!!

    Beijinhos e uma maravilhosa terça-feira para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto trabalhos assim, mas não era dela.
    quanto talento e criatividade. quanta sensibilidade e dedicação.
    amei Carol!!

    bjks flor

    ResponderExcluir
  15. Nossa Carol, acredita que eu não conhecia o trabalho dela ainda?! Incrível como artistas como ela não tem espaço na mídia... Achei o máximo a pintura com areia! As telas são belíssimas, com certeza, uma grande perda!

    Beijooo!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi lindezaaaa...adorei o post lindo!
    Eu amei o seu blog e ja estou te seguindo!
    Visite o meu cantinho também, se vc gosta fique a vontade para seguir!
    Beijos

    http://www.arquitetandomoda.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa eu não conhecia
    mas adorei conhecer
    tanta coisa que tem pelo Brasil e a gnt nem imagina
    bjos
    obrigada pela visitinha

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Linda homenagem, não conhecia o trabalho dela!
    Amei *-*
    Bjão!







    http://srtatudojuntoebaguncado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a artista.
    Mas realmente ela tinha um grande talento! :(
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia essa maravilhosa artista mas fiquei encantada com a sua técnica! Belíssimas obras!


    Bjss querida e uma maravilhosa noite!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa minha Linda parabéns pelo post!
    E msm sem saber q eram delas eu já tinha visto alguns quadros é mole?

    Bjs e excelente noite fria!

    gabirosaflor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Apesar deu não conhecer seu trabalho.
    Achei lindo as pinturas.

    Infelizmente se foi...

    Um beijo
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Triste mas ela vai ficar para sempre com sua obras.
    Você é tão doce que até uma noticia triste vc sabe passar!

    Ótima quarta
    beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  24. Carol,

    Eu não conhecia o trbalho dela, mas achei lindos... Que grande perda para arte!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  25. ola carol,passando por aqui,e vi a goiandira ja foi,lindo os trabalhos dela,ja tinha visto reportagens sobre as tecnicas de areia,muito lindas,quando morava em goiania,fiquei triste,mas as obras dela ficaram no mundo inteiro...bjus no coraçao...adoro seu blog!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...