segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A medalha

Quando menino, ganhei uma medalha na escola como prêmio ao aluno que sabia ler melhor. Senti-me feliz e estufei de orgulho. Quando a aula terminou voltei para casa correndo e entrei na cozinha como um furacão. A velha empregada, que estava conosco havia muitos anos, ocupava-se no fogão.

Sem nada comentar fui direto a ela, dizendo-lhe:

-Aposto que sei ler melhor do que você.

E estendi-lhe o meu livro de leitura. Ela interrompeu o seu trabalho e tomou o volume. Examinando cuidadosamente as páginas, terminou por gaguejar:

-Bem, meu filho... eu... eu não sei ler.

Fiquei atônito. Sabia que papai estava no escritório àquela hora e voei para lá. Ele ergueu a cabeça quando eu entrei, suando, com o rosto em fogo e lhe disse:

-Imagine, papai, a Maria não sabe ler. E é uma velha. Eu, que ainda sou pequeno, já ganhei até medalha. Olhe só! E estufei o peito para a frente para que ele visse o meu troféu.

E perguntei:

-Deve ser horrível não saber ler, não é, papai?

Com toda a tranquilidade, meu pai ergueu-se, foi até uma estante e voltou de lá com um livro.

-Leia este livro para eu ver, meu filho. Foi maravilhoso você ter ganho a medalha. Leia para eu ouvir.

Não titubei, abri o volume e olhei para o meu pai cheio de surpresa. As páginas continham o que parecia ser centenas de pequenos rabiscos.

-Não posso, papai. Eu não entendo nada disto que está aqui.

-É um livro escrito em chinês.

Imediatamente me lembrei do que fizera com a Maria e me senti envergonhado.

Papai não disse mais nada e eu, pensativo, deixei o livro em sua escrivaninha e saí.

Até agora, toda vez que me sinto tentado a jactar-me por qualquer coisa que tenho feito, lembro-me do quanto ainda me falta aprender e digo de mim para comigo:

-Não se esqueça que você não sabe ler chinês!

E, para o resto da vida... (Wallace Leal V. Rodrigues)

19 comentários:

  1. Carol,

    Essa é um lição de vida... Essas histórias nos fazem refletir sobre erros cometidos...
    Adorei!!!!

    Bjs linda!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Uma lição de vida! Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. "nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar"

    beijos sábios e simples

    ResponderExcluir
  4. Que lição heim, adorei o texto. Nunca devemos nos gloriar e querer ser/saber mais que os outros.
    Beijos
    Boa Semana!
    Aline

    http://comprasdemulheres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que linda história !!! Às vezes precisamos tomar um sacudão pra cair na real né?
    Pra lembrarmos que também temos deficiências, erros e NUNCA faltará o que aprender...seja com o mendigo ou com o rei :)

    Amo seus posts Ü

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  6. Esse texto me fez lembrar a reação do grande filosofo Sócrates quando o apontara no oráculo de delfos como o mais sábio de todos os homens. E ele diz a famosa frase: “só sei que nada sei”
    Muito bom o texto.
    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, uma verdadeira lição hein?!

    Bjoss!!! *_*

    http://amulheretal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que lição Carol ;) Se post está lindo de mais como sempre!!

    "Eu tb não sei ler chinês"

    Beijinhos, uma maravilhosa semana para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Verdede, sempre tem algo que a gente não sabe, vou lembrar que ainda não sei ler chines!!
    Bjos Carol!!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida carol
    Que lindo texto para refletirmos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Tanta coisa não sabemos né? E muitas vezes caimos na tentação de nos "vangloriar' por coisas que sabemos... Lindo texto!

    beijos :)

    ResponderExcluir
  12. Um texto perfeito para começar a semana, adorei!
    :D

    PS: Está rolando um sorteio no blog:
    http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Eii Carol!

    Que texto maravilhoso para reflexão! Que lição de vida!


    Bjss querida e uma maravilhosa noite!!!

    http://toutlamour.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Carolzitaaa!
    Começamos a semana com mais um texto lindo que você nos apresenta, mostrando através dele o dom da humildade e da sabedoria no qual aquele que sabe muito também percebe que tem muito a aprender!

    Que essa semana seja lotada de aprendizados que vivenciaremos no nosso cotidiano!
    Uma ótima semana Pra Ti Flor!!
    Beijinhos...
    Cintia

    ResponderExcluir
  15. Oi Carol!!!

    Que lição maravilhosa, é uma coisa que sempre temos que nos vigiar, pois por mais que a gente saiba muitas coisas, o que não sabemos sempre é mais...

    Bjinhos e parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
  16. Que lindo, Carol! Uma grande lição de vida. Às vezes não imaginamos o que nossas ações podem causar e outras esquecemos que temos muito a aprender.
    Fiquei feliz que vc gostou do meu poema :)nada como escrevermos com a alma né?!
    Tenha um dia maravilhoso!
    Xoxo
    Susie
    www.myfashionview.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol!

    A máxima do "Eu só sei que nada sei" sempre perdurará no coração daquele que tem humildade! Linda lição de vida!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog parabéns!
    Vim aqui ter convidar para um Sorteio no meu blog
    que está bombamdo e conto com vc lá beijinhos e adorei seu blog e sucesso!
    Sorteio de uma colônia da Boticária se não for pedir muito
    me segue lá beijos!

    http://brilhomenina.blogspot.com/
    Jáestou te seguindo bjos!

    ResponderExcluir
  19. Que linda essa lição adorei realmente ninguem nunca sabe tudo e humildade é lindo...bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita e comentário ♥
Se você não tiver blog, deixe seu e-mail para que eu possa responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...